Uma boa forma de entender como foi um ano é ver quais foram os principais encontros de artistas da música em cima dos palcos. Grandes turnês com convidados, os nomes do momento recebendo veteranos, tributos, encontros inusitados, banda dividindo o palco com outras e até gente do cinema encarando tocar ou cantar com monstros da música. Veja aqui quais foram os principais encontros da música internacional em 2013.

Lee Ranaldo e Jeff Tweedy tocando ‘Walk on’ de Neil Young
No comecinho do ano, Lee Ranaldo, do Sonic Youth, e Jeff Tweedy, do Wilco, se encontraram e juntos tocaram ‘Walk on’ de Neil Young.

Nick Cave & The Bad Seeds e Mark Lanegan – ‘The Weeping Song’ (06/03/2013)
Na turnê de Nick Cave & The Bad Seeds pela Austrália, o responsável pela abertura dos shows foi Mark Lanegan. Foram cinco shows e em um desses shows, no dia 6 de Março, Lanegan foi convidado a cantar uma música com a atração principal. Juntos mandaram ‘The Weeping Song’, presente no disco de 1990 de Nick Cave & The Bad Seeds, The Good Son.

Blurasis – ‘Tender’ (23/03/2013)
Encontro histórico foi o que reuniu as bandas Blur e Oasis em Londres. Na verdade, Noel Gallagher (Oasis) foi o convidado de Damon Albarn e Graham Coxon (Blur) na hora de tocar ‘Tender’ num show, em março, no Royal Albert Hall. Eles que viviam trocando farpas, puro marketing, no auge dos anos 90 se reuniram para arrecadar fundos para a Teenage Cancer Trust. O encontro contou ainda com a especialíssima participação de Paul Weller (The Jam) na bateria. Só isso.

O encontro de Paul McCartney com o que “restou” do Nirvana
Outro encontro histórico e um dos mais falados em 2013, foi o que juntou o Nirvana e Paul McCartney. Já havia acontecido num evento beneficente no final de 2012, mas rolou de novo em 2013 com direito a músic a nova. A expectativa de novo era que o ex-Beatle meio que substituísse Kurt Cobain e pela primeira vez proporcionasse a Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear tocarem novamente músicas do Nirvana. Não teve nada disso, mas foi marcante da mesma forma. Junto neste show em Seattle, Grohl, Novoselic, Smear e Paul tocaram sete músicas, mandaram clássicos dos Beatles, como ‘Get Back’ e ‘Helter Skelter’, além de ‘Cut Me Some Slack’, canção nova criada pelos quatros para a trilha do documentário sobre os estúdios Sound City produzido pelo próprio Dave.

Foo Fighters e John Fogerty – ‘Born on the Bayou’ (31/01/13)
E não é surpresa que nos shows do Foo Fighters aconteçam encontros marcantes. Dave Grohl é um dos caras mais queridos do rock mundial e sempre recebem alguns dos ícones do gênero. Com a produção de Sound City, além do encontro com Paul, outros momentos marcantes aconteceram. Com o Foo Fighters, Grohl recebeu John Fogerty, do Creedence Clearwater Revival, num show no Hollywood Palladium, em Los Angeles.

Rolling Stones e Arcade Fire cantando ‘The Last Time’
Outro encontro de gerações aconteceu na nova turnê do Rolling Stones, a 50 & Counting Tour. Mick Jagger, Keth Richards e companhia receberam Win Butler do Arcade Fire, em sua cidade natal, Montreal,
para juntos cantarem ‘The Last Time’.

Queens of the Stone Age e Eddie Vedder – ‘Little Sister’ (Chile 2013)
Podia ter sido no Lolapalooza brasileiro, mas ficou para a edição do festival no Chile o encontro do Queens of the Stone Age com Eddie Vedder. Juntos eles mandaram ‘Little Sister’, do QOTSA.

Neil Young & Friends – Tributa a Lou Reed (27/10/2013)
Neil Young que costuma ser um dos mais homenageados nestes encontros promoveu uma reunião de grandes nomes da música pop. Em um tributo a Lou Reed, na California, Young lotou o palco com nomes como Elvis Costello, My Morning Jacket, Jenny Lewis e outros tocaram ‘Oh! Sweet Nuthin’, do Velvet Underground.

Eric Clapton e The Allman Brothers – ‘Why Does Love Got To Be So Sad’ (13/08/2013)
Mais um encontro de lendas. Desta vez, Eric Clapton e o The Allman Brothers tocando juntos no the Crossroads Guitar Festival, que em 2013 aconteceu em Nova York.

Living Colour e Angelique Kidjo – ‘Afirika’ (13/09/2013)
Esse encontro foi internacional, mas aconteceu em solo brasileiro. Em sua apresentação no Rock in Rio, a veterana banda Living Colour recebeu outro ícone, só que desta vez da música africana, a cantora Angelique Kidjo. Juntos mandaram ‘Afirika’, num dos melhores momentos desta edição do Rock in Rio.

Brian Wilson e Jeff Beck -‘Good Vibrations, Help Me Rhonda, Fun Fun Fun’ (20/10/2013)
Um show de Brian Wilson já é algo especial por si só. Em 2013, ele se juntou a Jeff Beck para uma turnê pelos EUA. Agora imagine. Num show em Nova York (no Beacon Theater), os dois resolveram dedicaram parte da apresentação para tocar, na íntegra e sem anúncio prévio, a obra prima dos Beach Boys, Pet Sounds. Tem mais, tudo se tornou ainda mais inacreditável com a participação dos beach boys David Marks e Al Jardine. Incrível.

Kanye West e Drake (23/12/2013)
Dois dos maiores nomes do rap atual se apresentaram juntos em um show no Canadá. Era o show de lançamento do disco Yeezus, de Kanye West, em Toronto, cidade natal de Drake. Juntos eles cantaram ‘Worst Behavior’ e ‘Headlines’ para delírio do público.

Beck, Wilco, Cibo Matto, Sean Lennon e Andrew Bird tocando ‘Loser’ (27/07/2013)
Um dos maiores sucesso de Beck, um clássico dos anos 90, tocado pelo próprio dentro de um show do Wilco e com a companhia luxuosa das meninas do Cibo Matto, além de Sean Lennon e Andrew Bird. Eram umas 20 pessoas no palco do tradicional Nikon at Jones Beach Theater, em Long Island. Aconteceu num show do Wilco, no festival AmericanaramA, que reunia Wilco, Bob Dylan e My Morning Kacket.

Beck, Wilco e Sean Lennon tocando Beatles (27/07/2013)
Antes, de ‘Loser’, Beck, Wilco e Sean Lennon fizeram ainda um pequeno tributo aos Beatles tocando ‘Yer Blues’ e ‘Tomorrow Never Knows’. Encontro histórico.

Bob Dylan, Jeff Tweedy e Jim James – ‘Twelve Gates To The City’ (15/07/2013)
Esta turnê conjunta do Bob Dylan com as bandas My Morning Jacket e Wilco, no entanto, reservou outros momentos antológicos. Na apresentação em Toronto, Bob Dylan convocou durante seu show os vocalistas Jeff Tweedy (Wilco) e Jim James (MMJ) para o palco. Juntos eles cantaram ‘Twelve Gates To The City’, clássica canção country gospel de Reverend Gary Davis, uma das referências de Dylan.

Wilco & My Morning Jacket – ‘Cinnamon Girl’ (10/05/2013)
Outro momento marcante foi quando num show no Midway Stadium, em St. Paul, o Wilco e o My Morning Jacket fizeram juntos uma versão para a clássica ‘Cinnamon Girl’, de Neil Young.

Wilco and Calexico – ‘California Stars’ (01/07/2013)
E tem mais Wilco. A banda recebeu membros do grupo Calexico no Nelsonville Music Festival para uma bela versão de ‘California Stars’ com direito a sopros e acordeon.

Chris Martin do Coldplay e Michael J. Fox tocando ‘Johnny B. Goode’ (09/11/2013)
Os encontros de famosos atores com bandas foram um capítulo à parte deste encontros. Quem não lembra da cena em que Marty McFly em ‘De Volta para o Futuro’, interpretado genialmente por Michael J. Fox, salva a festa substituindo o guitarrista e deixando todos de queixos caídos tocando ‘Johnny B. Goode’? Pois, Michael J. Fox subiu ao palco mais uma vez para tocar a música, agora de verdade. Desta vez ele foi acompanhado por Chris Martin do Coldplay que cantou a música enquanto Fox mandava os riffs antológicos da música de Chuck Berry. O encontro foi um dos momentos principais num jantar beneficente em Nova York em prol do tratamento do mal de Parkinson (doença que Fox sofre há alguns anos). O jantar teve ingressos esgotados, com 1.100 convidados, entre eles diversas estrelas, e arrecadou 5,5 milhões de dólares para a pesquisa da doença

Eddie Vedder & Jeanne Tripplehorn – ‘Shattered (The Rolling Stones Cover)’ (12/13)
Outro encontro entre um nome de peso da música e uma estrela do cinema aconteceu em dezembro em outro evento beneficente, agoara para uma organização sem fins lucrativos chamada Heal EB. Eddie Vedder e Jeanne Tripplehorn (famosa por Quatro Casamentos e um Funeral, A Firma e Instinto Selvagem) apresentaram juntos ‘Shattered’ do Rolling Stones. Ela apresentada como Julie Andrews, ele fazendo o papel de Keith Richards.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Russo, o Rei do rock BR?