Festival reúne diversidade da cena de Salvador; programação inclui Baco, Rumpilezz, Melly e Edson Gomes

Se Salvador possui uma das cenas mais importantes do país, faltava um festival focado exclusivamente nessa produção local. A primeira edição do Salcity Festival vai fazer o favor de prestar esse serviço e reunir boa parte do que importa do cenário soteropolitano. Com algumas ausências significativas por falta de agenda, o festival vai reunir um time de peso com nomes como Edson Gomes, Baco Exu du Blues, Orkestra Rumpilezz, Melly e Afrocidade no dia 27 de agosto, no Centro de Convenções.

Organizado por Alex Pinto, um dos produtores e agitadores da cena local, o festival é a continuidade de um outro que ele realizou há dez anos em São Paulo. Naquela ocasião, o Bahia de Som Salvador serviu para jogar os holofotes numa cena que estava em ebulição, mas ainda era escanteada pelo resto do país. O festival de 2012 reuniu nomes como BaianaSystem, Orkestra Rumpilezz, Manuela Rodrigues e Peu Meurray como atrações principais recebendo diversos convidados. (A gente esteve lá, lembre aqui como foi).

Agora num momento muito diferente a ideia permanece parecida, com nomes consolidados e proeminentes do cenário soteropolitano, alguns deles, como em 2012, recebendo convidados. Dois dos principais nomes, o reggaeman Edson Gomes, e a Orkestra Rumpilezz, fazem seus shows costumeiros, a segunda ainda sentindo a ausência fundamental de Letieres Leite, mas dando continuidade ao trabalho. Baco Exu du Blues recebe como convidado o jovem rapper Young Piva.Melly, uma das revelações dos últimos meses, recebe o já veterano Pedro Pondé. Vinda de Camaçari, a banda Afrocidade recebe Dona Nildes, mestra de cultura popular de Camaçari, e outra revelação do rap, Celo Dut.

O rap ainda conta com duas das mais expressivas revelações baianas, Cronista do Morro e Virus Carinhoso. A cena  da música contemporânea soteropolitana que une pagode, trap e afins também marca presença com shows conjuntos de Diggo e Nêssa, O Kanalha e A Travestis, além de Gabi da Oxe recebendo Nininha Problemática e Di Cerqueira como convidados. 

Baco Exu du Blues convida Young Piva
Edson Gomes
Orkestra Rumpilezz
Melly convida Pedro Pondé
Afrocidade Convida Dona Nildes e Celo Dut
Diggo e Nêssa
Virus Carinhoso
Cronista do Morro
Gabi da Oxe convida Nininha Problemática e Di Cerqueira
O Kanalha e A Travestis



O festival terá dois palcos e ingressos e detalhes ainda a ser divulgados. Em breve atualizamos aqui mesmo.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Festivais Bahia
Festivais movimentam capital e interior da Bahia até final do ano