Convocamos jornalistas, produtores, blogueiros, 13 pessoas que acompanham a cena musical para votar nos melhores de 2010. Cada um votou no máximo em 5 itens por categoria, sendo que alguns se abstiveram de votar em algumas delas. Dividimos em dez categorias, Discos (baianos, nacionais e internacionais), Revelação (baiana, nacional e internacional), Show (Bahia e Brasil) e Evento (Bahia e Brasil).

Veja também:

Os melhores shows que você viu e não viu em 2010

DISCOS

Baianos
Melhores de 20101. Messias – “Escrever-me, Envelhecer-me, Esquecer-me” – 6 votos
Foram 15 discos citados, incluindo até EPs e single, sendo a maioria absoluta nomes do rock baiano. O ano de bons lançamentos, rendeu como melhor do ano o trabalho triplo de Messias, estréia do ex-brincando de deus na carreira solo.
2. Baianasystem – “Baianasystem” – 4
3. Pessoas Invisíveis – “Foradoeixo” e Mateus Aleluia – “Cinco Sentidos” – 3

Nacionais
1. Tulipa Ruiz – “Efêmera” – 5 votos
Ainda mais nomes citados nessa categoria, 27 no total, todos nomes da música brasileira contemporânea, incluindo discos de artistas baianos e álbuns lançados em 2009. O grande vencedor foi o disco de estreia da cantora paulista Tulipa Ruiz, “Efêmero”, presente em quase todas as listas de melhores do país.
2. Cérebro Eletrônico – “Deus e o Diabo no Liquidificador” – 4
3. Pato Fu – “Música de Brinquedo” – 3

Internacionais
Melhores de 20101. Arcade Fire – “The Suburbs” – 5 votos
Também 27 discos citados, com uma boa disputa no terceiro lugar. Muitos nomes novos, alguns trabalhos de veteranos, mas os recentes trabalhos de bandas consagradas no meio mais independente se destacaram. O terceiro disco do Arcade Fire, “The Suburbs”, ganhou apertado mais uma.
2. LCD Soundsystem – “This is Happening” – 4
3. The National – “High Violet”, Deerhunter – “Halcyon Digest” e Beach House – “Teen Dream” – 2

REVELAÇÃO

Bahia
Melhores de 20101. Baianasystem – 4 votos
Comprovando o bom momento da música feita na Bahia, repleta de boas novidades, a categoria revelação teve 17 nomes citados. Sendo que houveram empates na segundas e terceiras posições (que confirma uma nova cena rock se estabelecendo). O primeiro posto ficou com o projeto Baianasystem, que coloca a guitarra baiana de volta ao foco, num trabalho contemporâneo com inserção de dub, sons jamaicanos, entre outros.
2. Os Barcos e Maglore – 3
3. Suinga, The Pivos e Você Me Excita – 2

Nacional
1. Tulipa Ruiz – 5 votos
Como era de se esperar, a cantora Tulipa Ruiz abocanhou também a categoria de revelação nacional do ano. O grande disco e ótimo show, que se desctaam ness avotação, confirmaram o nome da paulista no primeiro posto. Nova música pop brasileira se consolidando, ainda mais, com a segunda posição que teve empate com cinco nomes.
2. Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Lurdes da Luz, Garotas Suecas e Nevilton – 2

Internacional
1. Janelle Monáe e The Drums – 3 votos
O único empate no primeiro posto dessa votação, foi também a que teve menor número de votos para os vencedores. A cantora norte-americana Janelle Monáe já vem carimbada como promessa de nova diva, enquanto a banda The Drums chamou atenção com seu indie rock leve e dançante. Eles levaram o primeiro lugar numa lista que mostra que 2010 deixou muita coisa nova pra ser ouvida.
2. Tame Impala – 2

SHOW

na Bahia
Melhores de 20101. Dinosaur Jr. – 6 votos
Tentando entrar no circuito de shows internacionais, Salvador recebeu alguns artistas internacionais. Entre eles, o show da banda norte-americana Dinosaur Jr que se sagrou o primeiro colocado com folga nessa votação. Realizado na Concha Acústica, dentro do Festival Coquetel Molotov, o show levantou alguma polêmica, mas, sem dúvida, foi marcante. Nem o grandioso show de Beyoncé chamou mais atenção. O ano também foi marcado por quase todos os artistas nacionais relevantes passando por aqui e fazendo grandes shows.
2. Otto e Tulipa Ruiz – 3
3. Beyoncé e Pato Fu

no Brasil
1. Paul McCartney – 6 votos
Não tem pra ninguém, é quase hors concours, o show de Paul McCartney marcou o ano, inclusive o dele mesmo. Com três apresentações no Brasil, reuniu um imenso público de todas as gerações em torno da obra solo e dos Beatles. Foram shows históricos. Merece destaque o segundo colocado, a banda francesa Phoenix, que, num ano bastante concorrido de shows gringos, acabou roubando a cena.
2. Phoenix – 4
3. Pixies – 3
4. Queens of the Stone Age – 2

EVENTO

na Bahia
1. Conexão Vivo – 5 votos
Num ano com vários eventos interessantes no estado, a disputa prometia mesmo ser boa. O resultado não desmente isso, com pouca diferença entre os indicados. o Vencedor foi um dos eventos que se estendeu durante todo o ano, recebendo artistas de todo país e ao mesmo tempo promovendo os baianos. Com shows focados em quatro dias em junho num espaço aberto e apresentações durante cinco meses na Sala do Coro, o Conexão Vivo é o grande vencedor do ano.
2. Coquetel Molotov – 4
3. Baianada – 3
4. Percpan – 2

no Brasil
Melhores de 20101. SWU – 8 votos
Polêmico, repleto de problemas, mas com uma programação abrangente, estrutura gigante e ótima promoção, o festival SWU foi o evento mais falado, debatido, questionado e visto do ano. Reuniu shows excelentes (Pixies e Queens of the Stone Age entre os melhores não nos deixa mentir, além de Rage Against The Machine, entre outros). Não por menos ganhou fácil como melhor evento do ano no Brasil.
2. Paul McCartney no Brasil – 5
3. Planeta Terra – 4
4. Conexão Vivo – 3

* Votaram nos melhores de 2010: Luciano Matos (jornalista e editor do el Cabong); Hagamenon Brito (jornalista, crítico musical e editor do Correio da Bahia); Chico Castro Jr (jornalista do A Tarde e editor do blog Rock Loco);  Lucas Cunha (jornalista e DJ);  Lucas Jerzy (editor do blog O Último Baile dos Guermantes); Gilmar Dantas (produtor – Vitória da Conquista); Eduardo Felipe (editor do Blog Tomanacara); Jan Balanco (Produtor Cultural); Joilson Santos (produtor – Feira de Santana); Nilma Cristina (Jornalista); Jair Guimarães (produtor – Camaçari); Carol Morena (produtora); Coletânea 3 (editores do Programa de rádio Coletânea 3 – Juazeiro).

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Projeto reúne nomes da música brasileira em quatro dias de shows