Balanço da música baiana em 2022 – episódio 2 – Rap/ Hip Hop

Damos seguimento ao panorama do que aconteceu de mais relevante no cenário musical da Bahia no ano de 2022. Dividido em quatro programas no Especial das Seis, da Educadora FM da Bahia, e apresentado por nosso editor Luciano Matos, apresentamos a segunda edição. Se a primeira da série destacou as vozes femininas (veja aqui), nessa segunda edição, o destaque é para alguns dos artistas do rap e hip hop baianos que lançaram álbuns em 2022: Marcola Bituca, Young Piva, Galf AC, Gil Datro, Rei Lacoste, Ravi Lobo e Baco Exu do Blues. Ouça abaixo.

Em 2022, Marcola Bituca lançou seu terceiro álbum, Galo, A Ciência do Tambor, que une o rap com o samba reggae e ritmos afro-baianos e conta a presença de ilustres percussionistas como Mestre Marsal, Jorjão Bafafé e Mestre Jackson. Eles também estão no documentário sobre os ritos percussivos no Brasil e na Bahia que acompanha o trabalho.

Young Piva apresentou sua estreia com o EP Encruzilhada, que traz um trabalho entre rap e trap e conta com participações de Baco Exu do Blues e Dactes. Piva também teve um material audiovisual em paralelo, no caso um curta-metragem que “evidencia a energia de Exu e traz um paralelo conceitual sobre a população de rua e todo estereótipo carregado”. 

Já há um tempo na estrada, Galf AC foi um dos rappers mais ativos em 2002 na Bahia. Entre álbuns e EPs, ele lançou cinco trabalhos no ano, em parceria com nomes como Dr. Drumah, Goribeatzz, Gil Daltro e Nairobi. Atualmente vivendo em Florianópolis, Gil Daltro foi outro bastante produtivo em 2022. Além de Vapor vol. 5, com Galf, ele lançou o EP Subversivo, com o produtor britânico Giallo Point , e o álbum Pervasivo.

Rei Lacoste lançou a mixtape Festas Clandestinas, unindo ritmos e sonoridades, que passam  por trap, afrobeat e indie. O trabalho traz feats com artistas baianos como Giovani Cidreira, Tangolo Mangos e Fiteck. Um dos veteranos dessa turma, Ravi Lobo integrou o grupo Rap Nova Era e em 2022 lançou seu álbum de estreia, Shakespeare do Gueto.

Para finalizar, o maior nome do rap baiano da atualidade, Baco Exu do Blues, que soltou seu terceiro álbum Quantas vezes você já foi amado?, que alcançou um grande sucesso, levando algumas das faixas para as mais tocadas nas plataformas de streaming no país.

A série é apresentada pelo jornalista e pesquisador Luciano Matos, responsável pelo site el Cabong e um dos apresentadores do programa Radioca, na Educadora FM. Acompanhe os próximos episódios.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.