Artistas brasileiros

Artistas brasileiros seguem apostando no exterior

Não são poucos os artistas brasileiros que tem apostado no exterior para ampliar seu público. Há algum tempo tem sido comum não apenas medalhões, mas nomes das novas gerações, muitas vezes desconhecidos até mesmo por aqui, tentarem o mercado internacional, como alternativa. Nem precisam ir lá para ficar, mas tocar, fazer contatos, lançar discos. Para esse verão no hemisfério norte, vários nomes brasileiros arrumaram as malas e partiram para apresentações pelo Velho Continente e América do Norte. Muitos desses artistas são da nova música brasileira e mostram que há novidades por aqui também. Alguns já com retorno, como o grupo Cansei de Ser Sexy e a paulista Céu.

A cantora, que despontou nos Estados Unidos com boa venda de discos e fazendo frequentes turnês pelo exterior, está desde o início do mês realizando uma série de shows pela Europa. Nessa viagem ela faz 22 apresentações em oito países, incluindo participação em grandes festivais. A cantora já se apresentou no festival Roskilde, na Dinamarca (veja aqui um vídeo da apresentação por Ticiana Froes); além de ter passado por Alemanha, França, Espanha e Inglaterra. Segue agora para novos shows na Alemanha e na França, além de apresentações na Suíça, Grécia e Portugal.

Quem esteve recentemente na Suíça foi a cantora baiana Márcia Castro, que se apresentou dentro da programação do tradicional Montreux Jazz Festival no último fim de semana. Aproveitando a viagem, ela fez mais um show e estendeu a turnê até a Turquia.

Tem até eventos específicos de música brasileira, como é o caso do Brazil Festival Southbank Centre, que reunirá nomes como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Mutantes, Tom Zé, AfroReggae, entre outros. Uma das surpresas do evento é a participação da banda mineira Porcas Borboletas, num show com Arnaldo Antunes como convidado especial. O grupo aproveita para fazer uma pequena turnê pela Europa. Antes de passar pelo evento “brasileiro”, se apresenta no sábado (17 de julho) no Festival Lovebox Weekender, que recebe nomes como Hot Chip, Roxy Music e Dizzee Rascal, e depois encerra a pequena turnê no dia 24 se apresentando em Paris, na L´International.

Os baianos da banda Vivendo do Ócio também vão estrear em palcos internacionais. Eles se apresentam no próximo dia 31 no Brasilian Day, em Londres, ao lado de nomes como Fundo de Quintal, César Menotti & Fabiano e Groove n´Bossa. A banda tenta aproveitar a viagem e está em negociação para fazer mais shows em outras cidades do Velho Continente.

samba chula
Samba Chula de São Braz

Outro grupo baiano no exterior é o Samba Chula de São Braz, grupo tradicional de chula de Santo Amaro, que foi convidado para se apresentar no Womex, considerada a maior feira internacional de músicas do mundo. Quem também se apresentará no evento é a cantora Karina Buhr, que recentemente lançou seu elogiado disco de estréia solo.

O pernambucano DJ Dolores está em turnê pelo Canadá, passando por quatro festivais em diversas cidades. Quem também já tem shows certos no exterior é a capixaba Mukeka Di Rato, que parte no dia 10 de agosto para apresentações em Portugal e França, e a Camarones Orquestra Guitarrística, de Natal, Rio Grande do Norte, que vai de carro para shows na Argentina e Chile.

Já a banda instrumental paulista Labirinto planeja uma turnê pela Europa em outubro, passando por Portugal, Itália, França e Alemanha, entre outros países. Em 2011, o grupo volta a viajar, dessa fez para uma turnê pelos Estados Unidos. Antes disso tudo, no entanto, os paulistas vão lançar um novo disco e pretendem fazer uma turnê de lançamento de 15 dias pelo Nordeste.

Lançamento de discos

Os pernambucanos da River Raid já criaram o hábito e estão criando uma carreira no exterior, com seguidas turnês pelos Estados Unidos e Canadá, discos lançados lá fora e até um agente para cuidar da carreira dos rapazes por lá. Eles voltaram este ano para mais uma mini-turnê, que inclui apresentações no Canadian Music Fest, em Toronto, Canadá, e no South by Southwest – SXSW.

A banda curitibana Copacabana Club é outra que aproveitou a participação no SXSW para uma mini-turnê por Nova York, Boston e Filadélfia. Além dos shows,  o grupo vai lançar na Europa, pelo selo Bulldozer/3Plus Music, o single de “Just do It. A distribuição vai ser de responsabilidade da PIAS, uma das maiores do mundo independente por aquelas plagas.

newbrasilianmusicUm trabalho interessante com música brasileira no exterior vem sendo feito pela BM&A, uma associação que tem lançado compilações com artistas da nova geração que se apresentam no South by Southwest. Em 2010, lançaram uma coletânea reunido vários dos nomes presentes no festival, como Sylvia Patricia, River Raid, Copacabana Club, The Name, Lucy and the Popsonics, Garotas Suecas, L.A.B., Érika Machado, além de outros promissores nomes. O disco está inteiramente disponível para download gratuito. Outra coletânea lançada pela BM&A foi a PeBa! Sounds From Pernambuco And Bahia (2009). Baixe aqui.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Invasão baiana Foto: Breno Galtier
Invasão de música baiana no Rio, Europa e EUA