discos baianos 2014

Os melhores discos baianos de 2014 pelo público

Em menos de um mês, mais de cinco mil pessoas participaram e votaram nos melhores discos baianos de 2014. O site bateu o recorde de visitação. Com essa votação, o el Cabong reforça o sentimento de que vivemos um momento positivo da música baiana, com uma produção fértil e rica, com novidades de vários estilos: rap, rock, jazz, samba, reggae, punk, música regional, blues, eletrônica, pop, instrumental, entre outros. Foram 128 discos lançados em 2014 que conseguimos registrar e colocar em votação. Trabalhos em  formatos diversos, como eps, cds físicos e discos digitais. Discos de alguns nomes consagrados, mas muitos de desconhecidos, artistas de Salvador, de diversas cidades do interior e alguns de baianos que vivem em outros estados ou mesmo fora do país. Um apanhado que, mais do que eleger os melhores, numa competição sem sentido, se propõe a reunir e apresentar artistas, bandas, cantores, intérpretes baianos que vêm fazendo a música baiana atualmente. Sem preconceitos, focamos especialmente na produção fora da mídia, que mal toca em rádios ou aparece na TV. Decidimos não incluir artistas de axé, pagode, arrocha, forró eletrônico ou sertanejo universitário. Além da votação popular, fizemos uma votação com 12 jornalistas baianos, que elegeram os melhores discos baianos e brasileiros.

No final, com 13% dos votos, o grande vencedor foi o veterano blueseiro Álvaro Assmar, com seu disco ‘The ‘Old Road’. A lista de de discos mais votados teve ainda ‘Setevidas’, de Pitty, em segundo lugar, com 8% dos votos; seguido de ‘Despertar’ de Cris Mendez, em terceiro; ‘Demo 2014’ da banda Portal, em quarto; ‘EPgrafia Completa’, da banda Os Jonsóns, em quinto; ‘Entre a ponte dos sonho’, de Maviael Melo, em sexto; ‘Tudo está Dito’, de Bruno Capinan, em sétimo; ‘Além Mar’, a banda de Juazeiro, Semivelhos, em oitavo; ‘Paraiso da Miragem’, Russo Passapusso, em nono; e ‘I’, da banda Aphorism, em décimo. Justo ou não, seguindo a lógica de votações feitas pela internet ou não, estes foram os vencedores. Veja a lista:

1. ‘The Old Road’ – Álvaro Assmar
13% dos votos
ÁLVARO ASSMAR - The Old Road - Capa discos baianos 2014

2. ‘Setevidas’ – Pitty
8% dos votos
Pitty - Setevidas discos baianos 2014

3. ‘Despertar’ – Cris Mendes
8% dos votos
Cris-Mendez

4. ‘Demo 2014’ – Portal
7% dos votos
portal

5. ‘EPGrafia Completa’ – Os Jonsóns
7% dos votos
Os Jonsóns - Capa EPgrafia completa discos baianos 2014

6. ‘Entre a ponte dos sonhos’ – Maviael Melo
5% dos votos
Maviael Melo - Entre a ponte dos sonho discos baianos 2014

7. ‘Tudo está Dito’ -Bruno Capinan
4% dos votos
brunocapinan discos baianos 2014

8. ‘Além Mar’ – Semivelhos
4% dos votos
Semivelhos-Além-Mar

9. ‘Paraíso da Miragem’ – Russo Passapusso
3% dos votos
russo-passapusso-paraíso-da-miragem discos baianos 2014

10. ‘I’ -Aphorism
3% dos votos
aphorism

[poll id=”02″]

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Discos: Calafrio reforça o rock feirense com ‘Hiato’