homenagem

Três clipes sensacionais, acusações e homenagem a discos clássicos

Clipes de Black Eyed Peas traz homenagem a discos clássicos de ídolos e acusação de plágio por Erykah Badu.

Depois de um tempo sumido, o Black Eyed Peas voltou a dar as caras nesses últimos dias com um novo e divertido clipe. ‘Yesterday’ é o nome da nova música, na qual o grupo presta homenagem aos ídolos do rap do passado, seja citando-os na letra, incorporando refrões e samples de canções, ou, no clipe, inserindo capas de discos históricos. Mais do que isso, o vídeo mostra os rappers Will.i.am, apl.de.ap e Taboo numa loja de discos de vinil, mostrando as capas e aparecendo cantando dentro delas, recriando as fotos com eles dentro.

O clipe é um show de efeitos de animação e montagem bastante criativa e tem direção de Pasha Shapiro, que já havia trabalhado com o Black Eyed Peas no design do disco “The Beginning”. A sequência de capas inclui álbuns de Public Enemy, NWA, Run DMC, LL Cool J, Das EFX, Digable Planets, Black Sheep, Wu Tang Clan, Ol’ Dirty Bastard, De La Soul, A Tribe Called Quest, KRS-One, Doug E. Fresh, Ultramagnetic MC’s, Pete Rock e CL Smoth.

A ideia é sensacional e o resultado é muito bom, mas não tem nada de inédito. Tanto que a cantora Erykah Badu acusa a banda de ter copiado sua ideia de prestar homenagem a ídolos. Em 2009, a cantora lançou o clipe de ‘Honey’, que trazia ela passeando numa loja de discos e incorporando várias capas de discos clássicos, entre eles, artistas como Grace Jones, De La Soul, Eric B & Rakim, Funkadelic e Diana Ross. Em tom de ironia, a cantora postou em sua página do facebook que se sentia lisonjeada com a cópia, já que o clipe que ela criou e dirigiu havia vencido o VMA.

erykahbadu homenagem

A ideia de brincar com capas de disco também foi alvo do israelense Roy Kafri, que lançou no ano passado o clipe de ‘Mayokero’. Nele aparecem artistas, bandas e figuras que aparecem em capas de discos antológicos interpretando a música, só que aqui eles fazem o beat box da música. Entre os nomes que desfilam pelo clipe estão David Bowie, Prince, Smiths, Jane Birkin e Serge Gainsbourg, Madonna, Michael Jackson, Bob Dylan, Beatles, entre outros. Dos três, no entanto, esse é o clipe mais interessante, por que, alem do efeito e da ideia similar os outros dois, traz uma história mais interessante, relacionada com a substituição de discos por mp3 players. A direção do clipe é de Vania Heymann.

Veja os clipes:

Erykah Badu – Honey

Roy Kafri – Mayokero

The Black Eyed Peas – Yesterday

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Prefeitura Casas de shows Salvador
Casas de shows param de funcionar em Salvador e eventos são cancelados