Selo Educadora FM Independente lança edital mensal com prêmios de R$5 mil

Com o intuito de promover o trabalho de intérpretes, compositores e bandas baianas, o Selo Educadora FM Independente lançou na última quinta-feira (1) seu terceiro edital de divulgação e difusão musical.

Organizada pela Rádio Educadora FM e pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), a iniciativa seleciona álbuns e EP’s de artistas do estado para campanhas de lançamento com apoio do órgão. Entre outras ações, os trabalhados selecionados recebem spots promocionais e são divulgados nas plataformas digitais, além dos artistas contemplados participarem de programas da Educadora FM e da TVE e de duas músicas de cada obra serem inclusas na programação da rádio.

Neste ano, o edital apresenta algumas novidades. A partir desta temporada, a seleção passa a ser mensal e recebe inscrições em fluxo contínuo, durante todo o ano, com a escolha de dois lançamentos por mês. Esta edição também é a primeira a conceder premiações em dinheiro aos artistas selecionados, no valor de R$5 mil.

Em suas duas primeiras edições, o edital do Selo Educadora FM já apoiou 24 projetos e recebeu mais de 180 inscrições, sendo que diversos nomes da atual geração da música baiana lançaram trabalhos pela iniciativa. Entre eles, aparecem grupos e artistas como Ana Barroso, Sued Nunes, Cabokaji, Wall Cardozo, Marí Alves, Roça Sound, Vitrolab, Neila Kadhí e Africania.

Processo seletivo

Podem participar grupos e artistas de todo o estado, desde que tenham naturalidade baiana ou residam na Bahia há pelo menos dois anos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site selo.educadorafm.ba.gov.br. Assim como nas últimas edições, é garantida a seleção de no mínimo 50% de mulheres cis ou transgênero ao longo da temporada.

Cada processo seletivo tem duas etapas, e leva em consideração as inscrições feitas até o dia 5 do mês anterior. Primeiro, as propostas passam pela etapa de Habilitação, com o preenchimento de formulário e envio de materiais, em que são checadas as condições de admissibilidade previstas no edital (disponível aqui).

Na sequência, acontece a etapa de Seleção propriamente dita, com reuniões para apresentação dos projetos de promoção dos produtos musicais e escolha pela comissão de seleção, composta por funcionários do IRDEB. Caso uma proposta seja habilitada mas não selecionada, há a possibilidade de permanecer no cadastro do edital para concorrer novamente nos próximos meses, e não há limite de inscrição de projetos por artista.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.