Radiohead aposta num novo caminho

nullAté esse momento são as bandas mais independentes e desconhecidas que costumam apostar na internet e em novas formas de vendas. O Radiohead está mudando esta lógica e deve mudar os rumos da indústria com seu novo disco e uma jogada ousada. A banda lança amanhã, finalmente, In Rainbows, seu aguardado sétimo disco. O álbum já está em pré-venda no site oficial da banda (www.radiohead.com), que está aceitando a reserva tanto no formato digital quanto no físico. Em CD, o álbum só deve chegar às lojas em 2008. Ou seja, eles vão colocar primeiro na internet, sabem que vai cair nas redes de troca de mp3 no mesmo dia (a versão ao vivo das músicas do novo trabalho já podem ser encontradas), assim mesmo estão provocando o público e o próprio modo como funciona a indústria com uma idéia tão arriscada quanto inteligente. Na compra por download eles vão além e não definem o preço, o próprio comprador é quem vai decidir quanto quer pagar por cada faixa. “Cabe a você” decidir quanto vale, é o que dizem. A mentalidade do grupo é que se a música é boa, as pessoas vão pagar. Um atrativo extra é que haverá uma outra opção. Quem preferir o formato físico pode comprar uma caixa que inclui o cd novo, um outro CD multimídia com sete faixas-bônus, mais capa, encarte, arte, letras, fotos e um vinil duplo. Você compra no site da banda e eles enviam para sua casa a partir do dia 3 de dezembro por 40 euros. Bem antes de chegar nas lojas. Se você não percebeu. Não há um intermediário. Não há gravadora (a banda deixou a EMI em 2005). É venda direta, da banda para o público. É o primeiro grande nome da música em evidência que lança um esperado disco dessa forma. Na semana que antecedeu o lançamento, o site ficou congestionado, um bom sinal. O CD físico deve chegar nas lojas por uma editora, talvez pela própria EMI. A postura firme da banda se estende a uma briga com a maior vendedora de música digital, o iTunes. O Radiohead não aceitou vender as faixas de seus discos isoladamente, somente os discos na íntegra. O argumento usado foi ‘unidade estética’. O resultado foi que o quinteto negociou com a pequena 7digital, onde todos os discos e alguns singles do grupo são vendidos com qualidade 320 kbps e livres dos malditos DRM. AH! Pelo que deu para perceber nas gravações ao vivo com as músicas de In Rainbows, trata-se de um discaço.

CD 1
15 Step
Bodysnatchers
Nude
Weird Fishes / Arpeggi
All I Need
Faust ARP
Reckoner
House of Cards
Jigsaw Falling into Place
Videotape

CD 2 (bônus)
MK 1
Down Is the New up
Go Slowly
MK 2
Last Flowers
Up on the Ladder
Bangers and Mash
4 Minute Warning

Prodigy em game
Quem também está apostando em novos formatos é o Prodigy. A banda acaba de lançar uma música inédita, mas num meio bem diferente dos tradicionais. A música “Shadows” aparece como trilha do jogo Project Gotham Racing 4, que reúne também 60 canções já conhecidas de bandas como Kaiser Chiefs, Wolfmother, Incubus, entre outras.

Caminho paralelo
Tem gente que ainda analisa a força de uma banda pelo sucesso de músicas que ela tem tocando na rádio, pela gravadora que lança o disco ou por aparições em programas de TV. Enquanto isso, o Cordel do Fogo Encantado continua atraindo público em qualquer lugar do Brasil sem nada disso e bandas como O Teatro Mágico segue um caminho parecido.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.