Prêmio Multishow

Prêmio Multishow divulga indicados e revela abismo entre mundos da música brasileira

Quando forem revelados os ganhadores do Prêmio Multishow no dia 1º de setembro vai ficar ainda mais evidente o abismo entre dois mundos da música brasileira atual. Nomes famosos vão receber os principais prêmios sob os aplausos calorosos do público, enquanto uma outra turma de artistas vai ser chamada para receber seus prêmios e uma interrogação perguntando quem são vai surgir na cabeça da maioria das pessoas.

Veja outras notícias no el Cabong

Todo ano é assim, pelo menos desde quando se implantou um juri especializado para indicar uma parte das categorias, enquanto a outra aparece através de voto popular feito pela internet. Esses dois mundos mostram que há um universo de artistas frequentando rádios, programas de TV e um público de seguidores imenso, que os colocaram entre os indicados em sete categorias: Cantor, Cantora, Grupo, Música, Show, Experimente e Música-chiclete.

O outro mundo, passa em geral longe do grande público e revela a visão de uma turma de escolhidos para escolher os indicados nas categorias Novo hit, Versão do ano, Clipe, Música compartilhada, Nova canção, Disco e Artista revelação. Esse ano a exceção é a cantora Annita, única que aparece nos dois grupos. Esse Juri Especializado do Prêmio Multishow é formado por mais de cem pessoas, entre jornalistas, produtores, blogueiros, radialistas, assessores de imprensa, gente que vive a música, mas que pelo jeito está longe de determinar o que faz grande sucesso popular. (veja abaixo todos os indicados)

O resultado é assombroso, já que demonstra como há uma cena consistente, fértil e interessante acontecendo, mas para poucos ouvidos e quase sem atenção midiática. Ao mesmo tempo que um grupo reduzido e repetitivo de artistas dominam os espaços midiáticos e as principais indicações de prêmios como esse. Não é difícil perceber que mesmo sem novidades na carreira, nomes como Ivete Sangalo e Ana Carolina estão lá indicadas mais uma vez. Sem dúvida pelo mérito de possuírem um grande público, mas não é um prêmio anual de música?

Indicados

Na noite da festa do Prêmio Multishow, vão ser conhecidos os ganhadores pelo voto popular, com exceção dos vencedores das categorias Melhor Disco, Artista Revelação e Nova Canção, que serão escolhidos pelo já tradicional superjúri, formado por dez gigantes da área de música. Entre os indicados estão nomes como as duas cantoras citadas, além de Sorriso Maroto, Paula Fernandes, Skank, entre outros.

Há ainda outros mundos além desses dois, ainda mais distante de prêmios, mídia e holofotes. Como aqueles que tem menos dosagem pop, são mais do interior do país e menos urbanos, ou mais ligado as ritmos populares mais tradicionais, como o forró, o carimbó, a viola caipira, a cantoria, o coco, o maxixe, o maracatu, entre outros.

Júri especializado

Assim como em anos anteriores, o el Cabong foi um dos convidados a fazer parte do júri especializado prévio, que escolheu os finalistas das sete categorias que não dependem de voto popular e formam a outra turma. Entre eles, destaque para Karol Conká e Ava Rocha, com três indicações cada. A lista tem ainda nomes como Céu, Metá Metá, Emicida, Nação Zumbi e Cidadão Instigado, entre outros. Enquanto em uma lista aparece apenas um artista baiano, a banda Maglore, e poucos do Norte Nordeste, na outra uma demonstração clara e provavelmente definitiva do ocaso da Axé Music no mercado nacional.

A cerimônia do Prêmio Multishow esse ano, no entanto, vai homenagear dois baianos, Caetano Veloso e Gilberto Gil, que farão a mesma apresentação, no formato voz e violão, que vêm fazendo na turnê mundial. Eles serão homenageados também por cantoras como Gal Costa, Ana Cañas, Anitta, Ana Carolina e Ivete Sangalo que vão interpretar alguns dos sucessos da dupla. Mais do mesmo.

O público pode escolher os melhores em sete categorias através do site do Multishow.

– JURI ESPECIALIZADO – 

NOVO HIT

Anitta – “Deixa ele sofrer”
Ava Rocha – “Você não vai passar”
Figueroas – “Melô do Jonas”
Karol Conká – “Tombei”

VERSÃO DO ANO

Bonde do Rolé – “Rainha dos darks”
Céu – “Mil e uma noites de amor”
Metá Metá – “Me perco nesse tempo”
Rashid – “Tudo o que você podia ser”
Tiê – “A Noite”

MELHOR CLIPE

Emicida – “Boa esperança”
Karol Conká – “Tombei”
Nação Zumbi – “Um sonho”
Nego do Borel – “Redes sociais”

MÚSICA COMPARTILHADA

Cidadão Instigado – “Fortaleza”
Criolo – “Convoque seu Buda”
Siba – “De baile solto”

NOVA CANÇÃO

Criolo – “Cartão de visita”
Karol Conká – “Tombei”
Maglore – “Mantra”
Tulipa Ruiz – “Proporcional”

MELHOR DISCO

Ava Rocha – “Ava Patrya Yndia Yracema”
Cidadão Instigado – “Fortaleza”
Tulipa Ruiz – “Dancê”

ARTISTA REVELAÇÃO

Ava Rocha
Dônica
Lila

– VOTO POPULAR –

MELHOR CANTOR

Gusttavo Lima
Lucas Lucco
Péricles
Sam Alves
Thiaguinho

MELHOR CANTORA

Ana Carolina
Anitta
Ivete Sangalo
Paula Fernandes
Pitty

MELHOR GRUPO

Banda Calypso
Malta
Skank
Sorriso Maroto
Turma do Pagode

MELHOR MÚSICA

“Coração selvagem” – Ana Carolina
“Dentro de um abraço” – Jota Quest
“Escreve Aí” – Luan Santana
“Esquecimento” – Skank
“Ritmo Perfeito” – Anitta

MELHOR SHOW

Anitta
Henrique & Juliano
Luan Santana
Paula Fernandes
Sorriso Maroto

EXPERIMENTE

Henrique & Diego
Jamz
Mosquito
Onze:20
Suricato

MÚSICA-CHICLETE

“Cobertor” – Anitta part. Projota
“Eu não merecia isso” – Luan Santana
“Eu sou a Diva que você quer copiar” – Valesca Popozuda
“Hoje” – Ludmilla
“Suíte 14” – Henrique & Diego part. MC Guimê

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Direitos autorais plataformas de streaming Spotify
Direitos autorais X plataformas de streaming