Oportunidades em editais na Bahia e no Brasil

musica  editais na Bahia e no Brasil

Confira oportunidades para apoio de projetos de música e outras linguagens em editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e no Brasil, através do BNDES e Oi telefonia. Alguns já estão com inscrições abertas e próximo de encerramento.

Veja mais notícias sobre o mundo da música

SECULT/BA – Mesmo com os problemas recentes de repasse de verbas, o principal edital na Bahia, ainda é o da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). As inscrições para a edição 2014 começam no próximo dia 03 de dezembro e seguem até 21 de janeiro de 2014. São 20 Editais Setoriais e Demanda Espontânea que englobam um investimento total de R$  41 milhões repartidos entre Editais Setoriais, Mobilidade Artística e Cultural, Eventos Calendarizados e Instituições Culturais. São voltados para projetos culturais de diferentes áreas e segmentos, que podem ser inscritos nos editais de Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Culturas Digitais, Culturas Populares, Culturas Identitárias, Dança, Economia Criativa, Formação e Qualificação em Cultura, Literatura, Museus, Música, Projetos Estratégicos em Cultura, Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo Publicação de Livros por Editoras Baianas, Teatro, Territórios Culturais, Restauro e Digitalização de Arquivos Dinamização de Espaços Culturais, além de um novo edital – Apoio a Grupos e Coletivos Culturais – e, finalmente, a seleção de Demanda Espontânea, que tem como objetivo apoiar projetos que não se enquadrem em nenhum dos editais anteriores. Qualquer pessoa física maior de 18 anos e pessoa jurídica que atue no exercício de atividades culturais, residentes na Bahia há pelo menos três anos podem participar. Informações sobre os editais, documentos e como realizar a inscrição poderão ser encontradas no site www.cultura.ba.gov.br.
Inscrições: a partir de 3 de dezembro
Data limite: 21 de janeiro

BNDES – Um dos importantes editais nacionais é o do Banco Nacional e Desenvolvimento, que recebe propostas  de patrocínio a eventos culturais de cinema, música, literatura e dança, que incluem mostras, festivais, feiras e espetáculos que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira. Na área de música, podem ser inscritos festivais, feiras e espetáculos com ênfase em música instrumental, clássica ou erudita, que reúnam artistas e grupos diversos, prioritariamente brasileiros. As inscrições estão abertas até o dia 18 de dezembro para eventos cuja data de início seja de 01.03.2014 a 31.08.2014 (março a agosto de 2014). Mais informações no site do edital.
Inscrições abertas
Data limite: 18 de dezembro

Oi – O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que apoia projetos em diversas regiões do País e em variadas áreas artísticas, está com inscrições abertas até o próximo dia 2 de dezembro. O programa seleciona projetos em duas linhas de investimento, Seleção Nacional de Projetos Culturais e Seleção da Programação dos Centros Culturais Oi Futuro. A primeira é voltada a projetos apoiados por Leis Estaduais de Incentivo à Cultura em todo o Brasil. Já a segunda é voltado para projetos inscritos nas Leis Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e de Minas Gerais/ Belo Horizonte. As iniciativas podem ser nas categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Dança, Artes Integradas (convergência de linguagens) e Música, além de Tecnologia e Novas Mídias (criação de jogos eletrônicos e aplicativos culturais) e Mobile Art (produções artísticas e interativas à distância que se valem de dispositivos móveis como celulares, tablets e outros aparelhos com conexão sem fio). Mais informações e inscrições pelo site www.oifuturo.org.br.
Inscrições abertas
Data limite: 02 de dezembro 12 de dezembro

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.