Já passamos do meio do ano. O segundo semestre começa a afunilar e os eventos, festivais e mostras se aglutinam para fechar o ano. Vários deles divulgaram programação, seja festivais de rock totalmente independente ou com uma cara mais pop, destacamos aqui o que está por vir de interessante na Bahia até o fim do ano (devem surgir outros mais na frente). Confira a programação do Festival de Lençóis, o Suíça Baiana, em Conquista, eventos e atrações internacionais em Salvador, além de outras novidades em Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Igatu e Morro de São Paulo. Em breve, notícias também sobre o Festival Coquetel Molotov.

– RAIZ & REMIX –
Juazeiro – Centro Cultural João Gilberto e Petrolina – Concha Acústica
24 e 31 de agosto 

Festival que se divide entre Bahia e Pernambuco, com shows realizados nas cidade de Juazeiro e Petrolina. O foco é a música independente, com bandas e artistas de rock, MPB, música regional se revezando e misturando cultural tradicional e contemporânea. Nomes de Pernambuco e Bahia costumam se apresentar no evento, que já recebeu Riachão, Devotos, Lia de Itamaracá, mas também Wander Wildner. Este ano os destaques são a cantora Isaar, que integrou o Comadre Fulozinha e a Orquestra Santamassa; o cantor Edy Star, parceiro de Raul na Grã Ordem Kavernista e que vai apresentar repertório do velho Raulzito, além da banda Academia da Berlinda.

  • 24/08 (Sábado)

Samba de Veio do Rodeadouro
Andranjos
Semivelhos
Isaar
Edy Star canta Raul

  • 31/08 (Sábado)

Academia da Berlinda
Cobaias
Quatro Por Dois


– CIRCUITO BANCO DO BRASIL – 

Salvador – Wet’n Wild
31 de agosto

A grande surpresa e talvez maior show internacional do ano em Salvador, deve ficar por conta da cantora inglesa Joss Stone. O show integra o Circuito  Banco do Brasil, que além da cantora vai levar Red Hot Chili Peppers, Stevie Wonder, Simple Minds, Yeah Yeah Yeahs, e Jason Mraz para outras capitais brasileiras. Em Salvador, o show será no Wet’n Wild e terá Joss Stone, Carlinhos Brown (com participações de Rogério Flausino, Samuel Rosa e Monobloco), Skank, Jota Quest, Monobloco, Preta Gil (com participação de Jau), além dos DJs Taboo (integrante do grupo The Black Eyed Peas) e Ask 2 Quit.

  • Dia 31/08 (sábado)

Joss Stone
Carlinhos Brown
Skank
Jota Quest
Monobloco
Preta Gil
DJs Taboo
Ask 2 Quit

– FESTIVAL DE IGATU –
Vila de Igatu – Andaraí
5, 6 e 7 de setembro

Um dos lugares mais sensacionais da Bahia, na Chapada Diamantina, o pequeno povoado de Igatu, volta a receber um festival de porte, com atrações de renome nacional. Em meio a grutas, rios, cachoeiras e muita tranquilidade, acontecerão shows de nomes de peso nacional como Flávio Venturini e Guilherme Arantes, mas também destaques da música baiana, como o cantor e sanfoneiro Targino Gondin, a cantora Ju Moraes, o grupo de chorinho Mandaia. liderado por Lula Gazineu, além da Orquestra Sinfônica do São Francisco, formada por dezenas de jovens sanfoneiros.

Flávio Venturini
Guilherme Arantes
Jú Moraes
Targino Gondin
Lula Gazineu e Banda Mandaia
Orquestra Sinfônica do São Francisco

 

– FESTIVAL ROCK IN SAJ 7 – 
Santo Antônio de Jesus – Armazém Gourmet
7 de setembro

Sétima edição de um dos festivais mais persistentes do interior baiano. Realizado na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, o evento tem como foco o rock feito no estado, sempre recheado com convidados locais e de outras cidades do interior, além de nomes da capital. Já passaram por lá bandas como Cascadura e Theatro de Séraphin. Este ano, a atração principal é o The Honkers.

The Honkers
Born of Desire (Feira de Santana)
Filhos de Seu Rock
Parnaso (Itaberaba)
Blefe (Conceição de Almeida)

 

– 6ª CONVENÇÃO DE TATUAGEM DA BAHIA –
Salvador – Parque de Exposições
5 a 6 de outubro

Poderia ser só uma grande feira com tatuadores, tatuados e tudo que envolve o mundo das tattoos, mas a Convenção sempre tem atrações musicais para temperar o evento. O foco é basicamente o bom e velho rock e com bandas locais e convidadas de fora do estado. Em um novo local, maior traz bandas menos conhecidas, mas que mantém o clima. Já passaram por lá nomes como Matanza, Retrofoguetes, Cascadura, entre outros.

  • Dia 05/10 (Sábado)

Diáspora
Dr Galvinitos
EX-29
Batrákia
Overturn

  • Dia 06/10 (Domingo)

Mensageiros do Vento
Lo Han
Abismo Solar

 

– FESTIVAL SUIÇA BAIANA –
Vitória da Conquista – Clube D’Waller
09 a 13 de outubro

A quarta edição do cada vez mais consolidado como maior festival independente de música da Bahia. O evento este ano terá temática relacionada à mulher e, além dos shows, dois dias de debates transmitidos ao vivo pela internet. Com atrações focadas no cenário independente nacional e baiano, traz entre os destaques esse ano as cantoras Bárbara Eugênia e Anelis Assumpção, de São Paulo, as bandas Cascadura e Adão Negro, de Salvador, os grupos Dr. Sin (SP), Maldita (RJ), The Baggios (SE) e Veja Luz, além de nomes diversos do país e um apanhado que anda sendo produzido na cidade do festival e de onze cidades do interior do estado. Já passaram por lá em anos anteriores nomes como Emicida, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Tono, Cachorro Grande, entre outros.

  • Dia 11/10 (Sexta-feira)

Adão Negro (Salvador – BA)
Anelis Assumpção (SP)
Veja Luz (SP)
Manzuá (Itabuna – BA)
Tom Lemos (Vitória da Conquista – BA)
Cinco Contra Um (Poções – BA)
Josy Lélis (Juazeiro – BA)
Izumed (Vitória da Conquista – BA)
Loro Voodoo (Itapetinga – BA)
Bonde do Rebento (Vitória da Conquista – BA)
Afro’z Rep (Poções – BA)
Tequila Bomb (AL)
Don Maths (Feira de Santana – BA)
Medman (Vitória da Conquista – BA)

  • Dia 12/10 (sábado)

Cascadura (Salvador – BA)
Bárbara Eugênia (SP)
Marx Eduardo (Vitória da Conquista – BA)
Tokyo Savannah (SP)
Geci Brito e sua Ciranda de Roda (Vitória da Conquista – BA)
Mendigos Blues (Ilhéus – BA)
Nobres Companions (Vitória da Conquista – BA)
Fellipo Rocha (Vitória da Conquista – BA)
Princípio Ativo (Vitória da Conquista – BA)
Novelta (Feira de Santana – BA)

  • Dia 13/10 (Domingo)

Dr. Sin (SP)
Maldita (RJ)
The Baggios (SE)
Dona Iracema (Vitória da Conquista – BA)
Facção Caipira (RJ)
Monster Coyote (RN)
Coiotes S.A. (MG)
Natural Hate (Caetité – BA)
Oldskull (Guanambi – BA)
DJ Trindade (Vitória da Conquista)
DJ Ney Dias (Jequié)
DJ Tom (Vitória da Conquista)
DJ Lucas Santos

 

– FESTIVAL DE LENÇÓIS –
Lençois
10 a 12 de outubro

O tradicional festival, que já recebeu na pequena cidade da Chapada Diamantina nomes como Gal Costa, Lobão, Erasmo Carlos, Lenine, Frejat, entre outros chega a sua 15ª edição apostando mais uma vez em consagrados nomes nacionais com fortes atrações do estado e nomes locais. Ainda sem a programação completa, o festival já divulgou os principais nomes, que incluem Luis Melodia, Vanessa Da Mata, Cidade Negra, BaianaSystem e Margareth Menezes com o show em que canta músicas de Gilberto Gil e Caetano Veloso.

  • Dia 10/10 (Quinta-feira)

Luis Melodia
Adelmo Casé em tributo a Tim Maia

  • Dia 11/10 (Sexta-feira)

Margareth Menezes (cantando Gil e Caetano)
Cidade Negra

  • Dia 12/10 (Sábado)

Vanessa da Mata
BaianaSystem
Grupo Griô

 

– UMBUZADA SONORA –
Juazeiro – Centro de Cultura João Gilberto
7 a 9 de novembro

O festival realiza em 2013 a quarta edição, se consolidando como um dos eventos frutos da incubadora de festivais da Maquinário Produções. Ainda sem atrações confirmadas, o festival deve seguir a proposta de apostar no cenário independente brasileiro, reunindo nomes de destaque nacionais, baianos e locais. Pelo festival já passaram nomes como Curumin, Cascadura, Eddie, Scambo, Mundo Livre S/A, Cabruêra e Orquestra Contemporânea de Olinda.

 

– FESTIVAL DE PRIMAVERA DE MORRO DE SÃO PAULO –
Morro de São Paulo
14, 15 e 16 de novembro

Festival que já recebeu nomes como Nando Reis, Vanessa da Mata, Lenine, entre outros, chega a sua quarta edição. Ainda sem nomes confirmados, deve mais uma vez mesclar nomes de peso da música nacional, com atrações baianas.

 

– ZONA MUNDI –
Salvador – Arena Fonte Nova
21 a 23 de novembro

Realizado desde 2009, o Zona Mundi é um dos eventos mais interessantes realizados em Salvador, por mesclar música, com foco em sons eletrônicos, vídeo e novas tendências de arte. Com um palco montado no meio do Solar do Unhão – MAM, onde aconteceu durante anos, o evento promovia uma interação entre público e artistas, tendo recebido DJs, VJs, projetos musicais de todo país, como BNegão, Curumin, BaianaSystem, Guizado e Ramiro Musotto. Devido a reforma do MAM, este ano o Zona Mundio vai ser realizado no mirante da Arena Fonte Nova. As atrações de 2013 ainda não foram anunciadas.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Pra que serve a publicidade?