Há alguns anos Salvador e algumas cidades do interior passaram a sediar alguns eventos, mostras e festivais que fazem um apanhado da produção musical da Bahia e do país, em alguns momentos ate com artistas internacionais. Já tivemos alguns eventos realizados este ano, outros não vão acontecer mais em 2012, como os festivais Coquetel Molotov, Brainstorm e o Musiques Métisses, e há ainda aqueles programados para os três últimos meses do ano. São estes que reunimos aqui, num prévia do que vem por ai em Salvador e interior. Não estão incluídos os shows, festas e eventos isolados:

  • FESTIVAL FEIRA NOISE

Feira de Santana – 27 de outubro e 02 e 03 de novembro

Apesar de ser a segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana nunca teve uma programação musical muito ativa e os eventos sempre foram raros. Há alguns anos um coletivo tem feito um trabalho para miudar essa história. Entre outros eventos, há quatro anos vem sendo realizado porém o Feira Noise, festival com pegada independente que tem colocado Feira no mapa de shows, levando artistas de Salvador e de outros estados. Nas três edições que já foram realizadas, o evento recebeu nomes como Madame Saatan (PA), Canastra (RJ), Graveola E O Lixo Polifônico (MG), Maglore, entre outros.

Dia 27/10 (sábado)
Cabruêra
Uyata Rayra e a Ira de Rá
Tabuleiro Musiquim
Calafrio

Dia 02/11 (sexta)
Sertanília
Magdalene
No Off?
Herois de aluguel
Scambo
Corscarque
Rafael Damasceno

Dia 03/11 (sábado)
Cascadura
Clube de Patifes
Tangerina Jones
Full Time Rockers
Steel Trigger
Andrajos

  • FESTIVAL BIG BANDS

Salvador, 26, 27 e 28 de outubro e 1 de novembro

Como já adiantamos aqui, o Big Bands é o festival mais rock da Bahia, que chega este ano a sua quinta edição. Variando entre edições maiores e menores, o festival mantém sempre a característica de reunir atrações do rock independente, mesclando novos nomes da cena baiana, capital e interior, e alguns destaques de outros estados como convidados. Entre os nomes que já passaram pelo evento estão Canastra (RJ), Tom Bloch (RJ/RS), Frank Jorge (RS), Back Alien (RJ), Black Drawing Chalks (GO), Tereza (RJ), entre outros.

Dia 26/10 (sexta-feira)
Fúria Consciente (BA)
Irmão Carlos e O Catado (BA)
Cabruêra (PB)

Dia 27/10 (sábado) 
Hessel (BA)
Festenkois (MG)
Bestiário (BA)
Headhunter D.C (BA)

Dia 28/10 (domingo) Praça Tereza Batista
Gozo de Lebre (BA)
Tangerina Jones (Feira de Santana-BA)
Modus Operandi (BA)
Messias (BA)
Graforréia Xilarmônica (RS)

Dia 03/11 (sábado)
Portela Café
Atrações:
Tentrio (BA)
Vendo 147 (BA)
Macaco Bong (MT)
DJ BigBross (BA)

 

  • FESTIVAL LADO BA

Salvador, 9 e 10 de novembro

Realizado desde 2010, o Festival Lado BA é uma atividade do projeto Rede Motiva, e tem como proposta reunir artistas da cena musical contemporânea brasileira, sempre com convidados de fora do estado e nomes locais se revezando no palco. Já passaram pelas duas edições do festival, nomes como O Círculo, Radiola, Wado (AL), Ronei Jorge, Cérebro Eletrônico (SP) e Zé Cafofinho & Suas Correntes (PE). A programação este ano ganha peso e corpo, com mais atraçoes por dia e nomes fortes da músicas independente nacional.

Dia 9/11 (sexta-feira) 
Curumin
Radio Mundi
Finlandia
BembaTrio

Dia 10/11 (sábado)
Cidadão Instigado
Orquestra Contemporânea de Olinda
Livia Mattos
Coletivo Di Tambor

  • FESTIVAL  UMBUZADA SONORA

Juazeiro, 10 e 11 de novembro

Ainda mais distante dos chamados grandes centros, pelos filhos que gerou, Juazeiro não deveria ser tão desconhecida musicalmente. Além de seus próprios eventos, o Festival Umbuzada Sonora insere a cidade no mapa de eventos do estado por mostrar talentos de suas região ao mesmo tempo que recebe relevantes nomes da cena musical brasileira. O evento, que integra o projeto de incubadora de festivais da Maquinário/ Rede Motiva, já recebeu nomes como Wado, Eddie e Mundo Livre S/A

Dia 10/11 (sábado)
Cascadura
Curumin
Tio Zé Bá
Bazzara

Dia 11/11 (domingo)
Orquestra Contemporânea de Olinda
Scambo
Mundamundistas
Cabelo de Serpente

  • SEMANA BAIANA DE HIP HOP

Salvador, 12 a 17 de novembro

O hip hop vem ganhando muita força nos últimos anos em Salvador, mas ainda não tinha um evento que aglutinasse suas diversas expressões. A produção de rap, especialmente, já merecia um destaques, com diversos grupos e artistas lançando bons trabalhos. É pra reunir o rap, mas também, o grafite, o break e as diversas expressões do hip hop, que acontece pela primeira vez este evento, que além de shows terá debates, batalhas, workshops e premiações.

Opanijé
DJ Kljay
Kamau
In.Vés
Brisa Flow
MC Coscarque
Nova Era
Nouve
Afro Jhow
Don L
Risco 88
Marechal
Família de Rua
DJ Jarrão

 

  • FUTURAMA

Salvador, 23 e 24 de novembro, 6 e 7 de dezembro e 25 e 26 de janeiro

O Futurama é meio que um festival, que junta atrações locais com artistas de fora do estado, em apresentações esparsadas por meses. Na primeira edição, ano passado, passaram por ele nomes como Fino Coletivo (RJ), Curumin (SP), Cabruêra (PB), entre outros. Este ano, serão três edições, uma já aconteceu com Anelis Assumpção, Daganjga, RadioMundi e Luiz Natureza. Outras duas acontecem em novembro e dezembro, além de uma já programada para janeiro. As atrações de novembro e dezembro ainda não estão todas definidas, mas a banda carioca Tono já é uma das atrações confirmadas.

Dias 23 e 24 de novembro

Dias 7 e 8 de dezembro
Tono 

Outras datas do Futurama ainda sem definições

 

 

 

 

  • FESTIVAL SOTEROROCK

Salvador, 24 de novembro e 22 de dezembro

Mais um novo festival em Salvador. Este tem o foco voltado totalmente para o rock, em especial nomes novos do cenário independente soteropolitano. O formato lembra o início do antológico Garage Rock, que fez sucesso nos anos 90, com apresentações esparsadas. O Soterorock acontece em dois dias com quase com um mês de distância de um para outro. Entre as atrações nomes veteranos, como Pastel de Miolos, mas com destaque para os nomes da nova geração.

Dia 24/11 (sábado)
Fridha
Agressivos
Pastel de Miolos
Zé Chico Bolo Doido

Dia 22/12 (sábado)
Latromodem
Modus Operandi
Jato Invisível
Nute

  • FESTIVAL SUÍÇA BAIANA

Vitória da Conquista, de 6 a 8 de dezembro

Vitória da Conquista vem se notabilizando como a cidade do interior baiano quem mais tem trabalhado com a música brasileira contemporânea. Eventos regulares, shows frequentes e um dos melhores festivais do estado. O Suiça Baiana chega a sua terceira edição com a mesma proposta, juntar rock, pop, reggae, rap, nova MPB num mesmo palco. Esse ano com um dia a menos, mas atrações não menos relevantes que as edições anteriores, que tiveram nomes como Marcelo Jeneci, Ratos de Porão e Emicida em 2011. Aos poucos o festival tem crescido e se tornado um dos mais relevantes do estado.

Dia 07/12
Davi Moraes
Tono
Cone Crew Diretoria
Scambo
Complexo Ragga
Achiles Neto

Dia 08/12
Cachorro Grande
Vivendo do Ócio
Pouca Vogal
Shadowside
Na Terra de Oz

 

  • CONEXÃO VIVO

Salvador, data indefinida
Um dos maiores eventos de música realizados em Salvador, o Conexão Vivo ainda não tem data confirmada para sua edição 2012. Com duas edições realizadas numa praça da Pituba, este ano, devido a uma indefinição dos planos do patrocinador, o evento está em aberto, mas deve acontecer até o fim do ano. O evento mistura artistas renomados com outros menos conhecidos, promovendo muitas vezes encontros entre eles, ou mesmo entre nomes diversos da nova música brasileira. Já passaram por ele nomes como Lenine, Baiana System, Otto e Lucas Santtana.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
+ Festivais (atualizado)