Há algumas semanas, lançamos um “O Que vem por aí”, com alguns dos eventos programados para outubro e novembro. Mal esses eventos rolaram, outros surgiram até o fim do ano e resolvemos fazer outra programação dos festivais, mostras e eventos, com foco em música, que acontecem em Salvador, Feira de Santana, Itacaré e Vitória da Conquista, até o fim do ano. De dimensões, focos, tamanho, tipos de atrações diferentes, elas dão uma ideia do que acontece no estado até o fim do ano para quem gosta de música. Lembrando que existem ainda os vários shows espalhados pelas cidades e espaços diversos de Salvador (veja agenda aqui)

  • SENZALADA

Feira de Santana, 27 a 30 de novembro

 

Talvez Feira seja uma das cidades baianas que mais sofra com a pouca atenção dada a cultura, especialmente pelo poder público. Não é por falta de iniciativas independentes, porém, que a segunda maior cidade do estado vai deixar de realizar seus eventos. Se tivemos há algumas semanas o Feira Noise, agora o coletivo Senzala promove Festival de arte e cultura integrada mais antigo de Feira de Santana, o Senzalada. Além de mais antigo, deve ser o que reúne maior público (ano passado foram cerca de 2 mil pessoas presentes), por ser gratuito e ligado a estudantes da UEFS. Realizado pela primeira vez em 2001, o evento se tornou anual a partir de 2008, com o coletivo assumindo e com apoio da administração da UEFS. Se começou com a ocupação de um prédio da universidade, logo se tornou parte do calendário cultural da cidade, com objetivo de valorizar e difundir cultura e arte. Assim como em outras edições, o 8ª Senzalada, que acontece este ano, promove oficinas mesclado a programação de dança, música, teatro, grafite e cinema. Tudo feito ao ar livre, com diversas intervenções simultâneas. Confira a programação musical.

Dia 27 de novembro
Tony Maro e Os Cabeça de Saco
Folha Verde
Pisa no Movimento
Forró do Cháxo
Sarau Lírico

Dia 28 de novembro
Trio Bolodório
Salmo XX
Magdalene RRS
Jam Session

Dia 29 de novembro
Uyatã Rayra e a Ira de Rá
Zelvis
Os Meninos de Seu Zé
Banda de Senzala

 

  • SOLAR DE VIROTE

Salvador, 1 de dezembro

 

Viradas culturais não deveriam ser o principal tipo de ação de promoção cultural de uma cidade. Dito isto, é perceptível como elas são chamativas e atrativas para o púbico. O Cine Teatro Solar Boa Vista decidiu criar a sua própria virada como abertura de sua programação de verão. Serão 24 horas de programação cultural, com atividades gratuitas ou a preços populares, entre os dias 01 e 02 de dezembro. Entre elas, estarão apresentações de artistas locais, regionais e internacionais. com nomes como o Grupo Vozes do Engenho, o cantor português João Pires, que irá tocar ao lado da Xafu. A noite terá ainda o grupo Chita Fina, o cantor Dão e a Caravan aBlack, e o gaúcho Filipe Catto, uma das revelações da música brasileira em 2001, que apresenta em Salvador pela primeira vez o show ‘Fôlego’.

Dia 1 de dezembro
Grupo Vozes do Engenho
João Pires (Portugal)
Chita Fina
Dão e a CaravanaBlack
Filipe Catto (RS)

  • CONEXÃO PE

Salvador (6 e 7 de dezembro), Cachoeira (8 de dezembro) e Lençóis (15 de dezembro)

Um festival itinerante que apresenta a música  contemporânea pernambucana e que já passou por cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco). Este é Conexão PE que agora chega a Bahia, passando pela capital Salvador e mais duas cidades, Cachoeira e Lençóis. A proposta do evento é mesclar artistas de Pernambuco com nomes locais destas cidades, entre novos e consagrados, mostrando a diversidade da música de Pernambuco em integração com a nova música baiana. Nesta primeira edição, os pernambucanos Ortinho e Karina Buhr se juntam ao Baiana System e o Sistema Kalukuta, além de DJs locais e exibição de curtas e clipes.

– Salvador – Largo Pedro Archanjo
dia 6 de dezembro
Karina Buhr
DJ Big Bross
Sistema Kalukuta

dia 7 de dezembro
Ortinho
DJ el Cabong
Baiana System

– Cachoeira dia 8 de dezembro
Ortinho
Baiana System

– Lençóis – Mercado Cultural de Lençóis
dia 15 de dezembro
Ortinho
Baiana System
+ 01 banda

 

  • FESTIVAL SUÍÇA BAIANA

Vitória da Conquista, de 6 a 8 de dezembro

Vitória da Conquista vem se notabilizando como a cidade do interior baiano que mais tem trabalhado com a música brasileira contemporânea. Eventos regulares, shows frequentes e um dos melhores festivais do estado. O Suiça Baiana chega a sua terceira edição com a mesma proposta, juntar rock, pop, reggae, rap, nova MPB num mesmo palco. Esse ano com um dia a menos, mas atrações não menos relevantes que as edições anteriores, que tiveram nomes como Marcelo Jeneci, Ratos de Porão e Emicida em 2011. Aos poucos, o festival tem crescido e se tornado um dos mais relevantes do estado.

Dia 7 de dezembro
Davi Moraes
Tono
Cone Crew Diretoria
Scambo
Complexo Ragga
Achiles Neto

Dia 8 de dezembro
Cachorro Grande
Vivendo do Ócio
Pouca Vogal
Shadowside
Na Terra de Oz

 

  • MERCADO CULTURAL

Salvador, de 6 a 9 de dezembro

O evento já viveu melhores dias, foi crucial num momento em que poucas opções com esta vertente do mercado independentes existiam em Salvador. Chegando a sua décima segunda edição, o Mercado Cultural mostra, de qualquer forma, que ainda tem certa relevância, especialmente por apostar em nomes que não tocariam facilmente por aqui. Este ano, além de alguns dos nomes mais relevantes da produção baiana, como Orkestra Rumpilezz, Neojibá e Mateus Aleluia, o evento continua apostando em nomes internacionais desconhecidos (mas normalmente interessantes), como Oreka TX (País Basco), Lindigo (Ilhas Reunião) e German Dias (Espanha). Outro acerto é aposta em nomes importantes do cenário nacional independente, como Rodrigo Campos, que vem apresentar seu elogiado disco ‘Bahia Fantástica’ pela primeira vez em Salvador, a Orquestra Itiberê e Mestre Zé de Teté e Adiel Luna, de Pernambuco.

dia 6 de dezembro
Teatro Castro Alves
Mestre Zé de Teté e Adiel Luna (PE)
Lindigo (Ilhas Reunião)

dia 7 de dezembro
Teatro Castro Alves
Rodrigo Campos (SP)
Oreka TX (País Basco)

dia 8 de dezembro
Teatro Castro Alves
Orquestra Itiberê
Orkestra Rumpilezz

dia 9 de dezembro
Teatro Castro Alves
Neojibá – TCA (11h)

Teatro da Casa Via Magia
Oreka TX (País Basco)
Lindigo (Ilhas Reunião)

Teatro Castro Alves
Mateus Aleluia
German Dias (Espanha)

 

  • FUTURAMA

Salvador, 8 de dezembro e 25 e 26 de janeiro

O Futurama é meio que um festival, que junta atrações locais com artistas de fora do estado, em apresentações esparsadas por meses. Na primeira edição, ano passado, passaram por ele nomes como Fino Coletivo (RJ), Curumin (SP), Cabruêra (PB), entre outros. Neste ano, foram previtas três edições – duas já aconteceram – recebendo Anelis Assumpção, Daganjga, RadioMundi, Luiz Natureza, Lazzo e O Quadro. Outras duas acontecem em dezembro e janeiro. Entre as atrações que vão se apresentar estão a banda carioca Tono e a abaiana Lívia Matos.

Dia 7 de dezembro

Programação indefinida

Dia 8 de dezembro

Pça. das Artes
Tono
Lívia Mattos

Sankofa Bar
Sistema Kalakuta

Dias 25 e 26 de janeiro 

Programação indefinida

 

  • FESTIVAL AVUADOR

Vitória da Conquista 13 e 14 de dezembro

Um outro festival de Conquista que comprova a consolidação da cidade como o segundo point da cultura independente na Bahia é o Avuador. Realizado dentro da proposta dos festivais da Rede Motiva, o evento tem proposta de mesclar nomes locais com alguns dos principais nomes do cenário baiano e brasileiro. Já passaram por lá nomes como Radiola, O Círculo, Eddie, Retrofoguetes e Lucas Santanna. Este ano, a programação ainda não está totalmente fechada, mas Curumin e Baiana System estão entre os confirmados.

Dia 13 de dezembro
Paulo Macedo
Cinco Contra Um
Curumin
Baiana System

Dia 14 de dezembro

Paulo Gabiru
Distintivo Blues
Siba
Karina Buhr

 

  • FESTIVAL STEREO SUL

Itacaré 15 e 16 de dezembro

Cidade turística de praia, Itacaré também tem seu festival, que este ano chega a segunda edição. O Stereo Sul recebeu ano passado nomes locais e alguns destaques baianos e do cenário nacional, como Os Barcos, Bemba Trio, Davi Moraes, Porcas e Borboletas e Retrofoguetes. Este ano, segue a mesma fórmula, com nomes como Curumin, O Quadro, Radio Mundi e Baiana System, além de outros ainda não confirmados.

Dia 15 de dezembro
Coletivo di Tambor
O Quadro
Lurdez da Luz
Karina Buhr

Dia 16 de dezembro
Makell
Sacambo
Curumin
Eddie

  • NATAL DA CIDADE

Vitória da Conquista, 15 a 24 de dezembro

Pelo jeito, Conquista não para, dois festivais em sequência e para fechar o ano um grande evento de Natal organizado pela prefeitura local. Considerado um dos maiores eventos do interior da Bahia, o Natal da Cidade já tem 16 anos de existência, e se propõe a mesclar a cultura e tradição folclórica da região com artistas diversos da música nacional.

dia 15 de dezembro
Artur Moreira Lima
Lenine

dia 16 de dezembro
Gal Costa

dia 17 de dezembro
Marina Elali

dia 18 de dezembro
Jerry Adriani

dia 19 de dezembro
Quinteto Violado

dia 20 de dezembro
14 BIS

dia 21 de dezembro
O Teatro Mágico

dia 22 de dezembro
Guinga
Ivan Lins

dia 23 de dezembro
Zélia Duncan

dia 24 de dezembro
Homenagem a Dércio Marques com Dani Lasalvia e João Omar

dia 25 de dezembro
Edson Cordeiro

 

  • WOODSTOCK FAVELA DE NATAL

Salvador, de 25 de dezembro

O evento que celebra o rock, o rock tosco, desamparado, despretensioso e mais interessado na diversão do que em fazer foto pra sair em jornal. O Woodstock Favela reúne algumas das bandas de rock de subgêneros diversos, mas quase sempre com essa pegada. Acontece há alguns anos, sem periodicidade fixa e sem ao menos um lugar fixo, na verdade, costuma acontecer na casa de alguém que tope abrigar o desvario de um banda de garotos a fim de diversão. Além de uma porrada de shows, a brincadeira também inclui palestras, sim, palestras com temas sem noção, como “Estou preso no banheiro em festinhas na casa dos outros: e agora?” ou “Como crescer e ficar forte!” ou ainda “Flatulências” e mesmo “Como procriar, ser pai e não perder o jeitão rockeiro de ser”. Tem também recital de poesias, show de Calouros, campeonato de nado sincronizado, karaokê brega e campeonato de dominó.

dia 25 de dezembro

Aphorism
As Tartarugas Ninja (Ex-Rewris Blues Band)
Cissa Guimarães
Cobra City
Fracassados do Underground
Jonas
Monster Mash (Misfits Cover – Favela)
Os Três Tenores do Funk: Chuplicgileboris (Funk)
Wändä Cheese
DJ RANDOM

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Festivais Sai da Rede
Festivais reúnem nomes de peso em Salvador e Lauro de Freitas