O que seria do rock sem o Hacienda?

O Punk já tinha perdido sua força, a onda Disco já não era mais uma sensação, o Rock não vivia seus tempos mais divertidos. Em 1982, o então baixista Peter Hook do New Order, criava com os sócios da gravadora Factory uma casa de shows que daria um rumo diferente ao rock e à música pop. A Hacienda ajudou a formar e consolidar bandas, movimentos e estilos. O Happy Mondays, a acid house, a onda rave tiveram muito de sua evidência graças ao espaço. A casa está completando 25 verões este ano com uma série de atividades comemorativas, que incluem shows, festas e exposições. Rock para dançar, com groove e guitarras. Foi com a Hacienda que surgiu e ganhou importância esta forma de fazer o velho rock. Regados a ecstasy, era o chamado Madchester, que tinha como seu principal nome a banda Happy Mondays, que coincidência ou não está voltando a ativa com shows pelo Reino Unido e com um novo disco, “Unkle Disfunktional”, que acaba de ser lançado. 25 anos depois, é uma sonoridade parecida, herdeira daquela dos anos 80/90 que vem ganhando força entre o público mais jovem, uma tal de New Rave, que mira exatamente na mistura do rock, punk, disco e música eletrônica, encerrando de vez aquela discussão sobre morte de um gênero e redenção de outro. Com Bandas de várias partes do mundo como Hot Chip, Klaxons, Datarock, New Young Pony e podendo incluir até os brasileiros do Cansei de ser Sexy, o gênero não pretende salvar nada, não é nenhuma novidade, mas tem dado um novo gás a quem gosta sem muito preconceitos de guitarras, beats eletrônicos e diversão. Filhos legítimos da Hacienda, as bandas da New Rave colocam de volta à ordem do dia às festas de rock para dançar, com DJs ou bandas. Mais uma vez o ciclo da música pop dá sua volta, com direito até a uma reação parecida das autoridades na Inglaterra, que, assim como anos atrás, colocam algumas as festas como um perigo para a juventude e passam a investigar até os sites das bandas.

Quem vem por ai
A agenda rock em Salvador volta a esquentar com muitos shows de bandas locais e convidados de fora chegando na cidade. Os veteranos do punk Replicantes se apresentam pela primeira vez em Salvador essa semana. Ainda este mês tem Ecos Falsos (SP), em agosto tem River Raid (PE), Supergalo (DF), Luxúria (SP), Jason (RJ) e Matanza (RJ) e em setembro Do Amor, banda carioca formada por Ricardo Dias Gomes e Marcello Callado, que tocam com Caetano Veloso, e Gabriel Bubu (baixista do Los Hermanos).

No interior
Algumas cidades do interior do estado também têm grande movimentação. Neste próximo fim-de-semana, num sítio em Vitória da Conquista, acontece o Festival ACROCK, com 30 bandas da região. Conquista recebe também a banda Radiola, que se apresenta lá e em Jequié dentro do projeto Na Estrada. Já Feira sedia seu Festival de Inverno, com foco mais pop, recebe nos dias 17 e 18 de agosto, shows de Lulu Santos, Paralamas, Charlie Brown Jr, Natiruts, entre outros.

Retornos
Mais uma leva de bandas está anunciando retorno às atividades. O grupo The Verve, que se separou em 1999, já entrou em estúdio para gravar disco novo. O CD deve ser lançado em novembro e será seguido de uma turnê. Já no início de 2008 deve ser lançado novo trabalho do B-52´s, que marca o retorno a um disco com músicas inéditas depois de 15 anos. Segundo os integrantes, a sonoridade da banda se mantém bem próxima ao que faziam antes, mas agora com mais eletrônica e sexy.

Tristeza
Uma semana de boa música para todos em homenagem a Rafael, o Rafa, flautista do Mombojó que faleceu na última semana em Recife.

  1. peraí luciano. o hacienda não salvou o rock, não. sem dúvida foi um lugar legal importante mas na mesma época tinha lugares bombados na europa e estados unidos. o hype inventou isso do hacienda ser “o” lugar mais importante da história do rock de todos os tempos

  2. O Hacienda só adquiriu esta importancia e status mitico perto do final da decada de 80.Antes, quando era um misto de nightclub exlusivo para socios e casa de shows,era um mico na mão da Factory/New Order. Basicamente entre 86/87 começou a hospedar “club nights” ,e consolidou-se aos poucos a partir das residencias de David Haslam e Mike Pickeering,que eram escolados no som dos badalados verões de Ibiza, que na epoca o NME chamava de Balearic Beat, depois Acid. E claro que o New Order foi a mais importante ponte entre som “branco”(rock) e “preto”(disco e club music), ajudando a mudar a postura do “disco sucks”. Estes 2 fatores transformaram em 88 o Hacienda e Manchester no centro do pop mundial, com Fool´s Gold do Stone Roses e o “segundo verão do amor” apenas na esquina para carimbar o rotulo que a imprensa deu, “Madchester”. Portanto o processo não foi automatico.

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