O que curtir no Carnaval de Salvador de 2011

Faça sua programação através do Guia do Carnaval de Salvador de 2011 com o que de melhor acontece nos circuitos da festa. Dos blocos ao carnaval dos bairros.

O Carnaval quem é que faz é o folião. Essa máxima que virou música ainda se aplica ao Carnaval de Salvador. Mesmo com blocos tomando espaço demais, camarotes invasivos e inúteis, o carnaval de rua na capital baiana ainda é forte e bem bom. Tem opções para gostos diversos, seja dentro dos circuitos ou fora dele. Fizemos aqui um apanhado de coisas legais que vão rolar nesses sete dias defestas, além da quarta-feira de cinzas. São nossas sugestões, com indicações do que vale a pena e do que é realmente imperdível ou pode ser marcante esse ano.

Quinta-feira – 3 de março

Bloco Os Mascarados Conexão Vivo
Banda Mascarados, Lenine, 3 na Folia e convidados
Circuito Barra/Ondina – 22h
Carnaval Salvador 2011Um dos poucos blocos que apresentam novidades no carnaval, Os Mascarados tem como um de seus maiores atrativos justamente seus seguidores. O motivo é simples, o bloco não tem abadás e nem é pago, para sair basta vestir uma fantasia e entrar no que eles chama de corda filosófica. Além de ser barato, a iniciativa dá um charme e leva para a avenida um clime de diversão quase exclusivo do bloco. A animação musical fica por conta da Banda dos Mascarados, que toca clássicos de todas as épocas do Carnaval e sucessos recentes, além de receber convidados. Esse ano o cantor pernambucano Lenine e o grupo 3 na Folia, que conta com as cantoras Manuela Rodrigues, Sandra Simoes e Claudia Cunha.
Gratuito/ cordas para foliões fantasiados

Bloco Alerta Geral – Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Bom Gosto, Mariene de Castro e Fora da Mídia
Circuito Osmar (Campo Grande) – 22h30
Um dos blocos de samba mais tradicionais de Salvador costuma arrastar uma multidão com chapéus branco em homenagem ao ritmo e artistas relevantes em cima do trio, esse ano com destaque para Arlindo Cruz, Fundo de Quintal e Mariene de Castro.
Bloco com cordas

Bloco Amor e Paixão – Nelson Rufino, Batifun, Juliana Ribeiro, Movimento, Sangue Brasileiro e Filosofia de Quintal
Circuito Osmar (Campo Grande) – 00h35
Outro importante bloco de samba, mas com foco maior em sambistas baianos, tanto nomes veteranos como Nelson Rufino, quanto Batifun e a cantora Juliana Ribeiro.
Bloco com cordas

Lazzo Matumbi no Bloco Coração Rastafari
Circuito Osmar (Campo Grande) – 00h55
Bloco com cordas

FatBoy Slim e Gui Boratto
Camarote Salvador 2011Circuito Barra-Ondina
Extorsivos R$ 790 (homem) e R$ 590 (mulher)

Paulinho Boca de Cantor e Gereba
Praia da Paciência – Fonte do Boi (Rio Vermelho)
Gratuito sem cordas

Sexta-feira – 4 de março

Cavaleiros de Jorge (J. Velloso, Jorge Mautner, Isabela Taviani)
Circuito Dodô (Barra) – 14h45
Gratuito sem cordas

Timbalada
Circuito Dodô (Barra) – 15h30
Carnaval Salvador 2011A Timbalada é um dos úlitmos sopros de criatividade a fazer sucesso no Carnaval baiano. Lançado por Carlinhos Brown, o grupo já lançou 11 discos, sendo que boa parte dele traz canções acima da média entre os artistas que fazem música para a folia momesca. Um rerpertório invejável que sempre faz com que o bloco seja seguida por uma multidã, dentro e fora das cordas. Quem não lembra de músicas como “Canto pro Mar”, “Sambaê”, “Toneladas de Desejo”, “Braseira Ardia”, “Zorra”, “Cachaça”? Com foco na percussão diferenciada e sempre com músicas interessantes sendo lançadas, a Timbaada é ainda uma das atrações mais interessantes do Carnaval.
Bloco com cordas

Tim Maia elétrico – Negra Cor, Paula Lima e Wilson Sideral
Projeto de Nelson Motta  em homenagem a Tim Maia, com a Banda Negra Cor e convidados tocando músicas do ídolo da música brasileira.
Circuito Dodô (Barra) – 22h30
Gratuito sem cordas

*Microtrio
Circuito Dodô (Barra/Ondina) – 23h40
Microtrio Carnaval Salvador 2011 Comemorando 15 anos de seu primeiro Carnaval, o Microtrio é um atrativo, por suas pequenas proporções e pela oferta de boa música. Montado em cima de uma picape, que recebe toda a estrutura de som e quatro músicos, remete a velha fobica de Dodô & Osmar e que deu origem ao trio elétrico. Capitaneado pelo baterista Ivan Huol, o grupo de músicos tem um repertório que vai da smarchinhas de Carnavais até os clássicos do carnaval baiano, com destaques para Armandinho, Dodô & Osmar, mas também com sucessos dos últimos anos, dos primórdios da Axé Music e do samba -reggae passeando ainda por clássicos da música brasileira. Em meio a trios gigantescos e barulhentos, o microtrio é um oásis de boa música e de som agradável, com um nível saudável de decibéis. Fora que o clima é de total paz, sem cordas e sem violência. Sai durante três dias de Carnaval, além da sexta, no domingo e terça.
Gratuito/ sem cordas

Luiz Caldas
Circuito Osmar (Campo Grande) – 15h
Tido como o pai do Axé, Luiz Caldas foi um dos poucos que conseguiu sair dos anos 80 e manter a dignidade. Grande músico é autor de clássicos do Carnaval e se mantém como um dos nomes mais respeitados da festa. Pena que não empalca um sucesso há alguns anos.
Gratuito sem cordas

Lazzo
Circuito Osmar (Campo Grande) – 20h30
Uma das melhores vozes masculinas da bahia, Lazzo mantém relação com o reggae e os ritmos africanos e é sempre bom vê-lo cantar.
Gratuito sem cordas

Cortejo Afro
Circuito Osmar (Campo Grande) – 21h15
Um dos blocos afro que trouxe frescor ao meio nos últimos anos, traz composições proprias e uma percussão característica, que une a tradição afro com a música pop.
Bloco com cordas

Alvorada – Roberto Mendes, Raimundo Sodré , Sombrinha , Marquinhos Satã, Aloisio Menezes
Circuito Osmar (Campo Grande) – 23h
Bloco de samba que traz entre seus destaques dois nomes do samba do Recôncavo, Roberto Mendes e Raimundo Sodré, além de dois integra tes da primeira formação do grupo Fundo de Quintal, Mário Sérgio e Sombrinha.
Bloco com cordas

Olodum
Circuito Batatinha / Pelourinho – 21h45
O Olodum foi um dos nomes que revolucionou o carnaval baiano. Conquistou fama internacional, mas acabou se perdendo. Ainda assim é sempre instigante ver a forte percussão do grupo, que influenciou muita gente e deixou marcas na música brasileira.
Bloco com cordas

Dão e Caravana Black
Praça Tereza Batista – Pelourinho00h
Um dos bons nomes da nova geração da música feita na Bahia, Dão mostra sua mistura de música black, soul, funk, rock, batucada e música brasileira.
Gratuito

Sábado – 5 de março

Carnaval Salvador 2011*Saída do Ilê Aiyê
Ladeira do Curuzu – Liberdade – 20 horas
Ilê Aiyê Carnaval Salvador 2011É um dos momentos mais solenes e tradicionais do Carnaval baiano, quando o bloco Ilê AIyê dá início a sua participação no Carnaval. Tudo começa com um ritual de celebração criado por Mãe Hilda dos Santos, que por anos comandou o Terreiro de Candomblé Ilê Axé Jitolu, onde o Ilê nasceu. Após o ritual, músicos, dançarinos e integrantes do bloco, junto aos curiosos, começam o desfile que se concentra na Ladeira do Curuzu seguindo pelas ruas da Liberdade até o largo do Plano Inclinado. Após uma pausa, o desfile segue para o Campo Grande, a partir das 2h (madrugada de domingo), saindo pela Avenida Sete até a Piedade.
Gratuito/ sem cordas (na Liberdade)

Malê Debalê – Malê Debalê
Circuito Osmar (Campo Grande) – 20h30
Bloco com cordas

Muzenza
Circuito Osmar (Campo Grande) – 20h35
Bloco com cordas

Coração Rastafari Lazzo
Circuito Osmar (Campo Grande) – 21h35
Bloco com cordas

Trio elétrico Armandinho Dôdo Osmar
Circuito Osmar (Campo Grande) – 15h30
Carnaval Salvador 2011Tudo que gira em torno do Carnaval de Salvador começou quando Dodô e Osmar inventaram o trio elétrico. Mas não foi apenas uma invenção, eles também eternizaram algumas das canções mais marcantes da festa, deles, de parceiros ou do filho de Osmar, Armandinho, hoje quem comanda o trio.  “Jubileu de Prata”, “Chame Gente”, Vida Boa”, “Zanzibar” são mais do que marcos, são símbolos do carnaval. Impossível não se divertir indo atrás desse trio elétrico. Mais, quem gosta de música e de Carnaval tem obrigação de fazer isso pelo menos uma vez na vida, é como ir ao Cairo e não ver as Pirâmides.
Gratuito sem cordas

 

Trio elétrico dos Novos Baianos (Paulinho Boca, Baby, Galvão e convidados)
Circuito Osmar (Campo Grande) – 22h20
É apenas uma parte dos Novos Baianos, mas ainda asism há esperança de ouvir alguns dos clássicos do grupo nas vozes de dois de seus principais cantores.
Gratuito sem cordas

Palco do Rock
Atrações: Norfist, Templarius, Siege of Hate (CE), Cama de Jornal, Álvaro Assmar, Malefactor, Pastel de Miolos e Acanon
Coqueiral da Praia de Piatã – 17h
Gratuito

Radiola
Palco da Praça Castro Alves – 17h
Gratuito

Luiz Caldas
Circuito Dodô (Barra) – 14h40
Gratuito sem cordas

Timbalada
Circuito Dodô (Barra) – 18h

Projeto Especial Brown
Carlinhos Brown recebe convidados como os noerte-americanos do performático Blue Man Group e mais 250 percussionistas das bandas baianas Didá, Filhos de Gandhy, Olodum, Cortejo Afro e Timbaleiros
Circuito Dodô (Barra) – 18h30
Gratuito sem cordas

Trio Independente Daniela Mercury
Circuito Dodô (Barra) – 20h30
Daniela foi a Rainha do Axé, foi o primeiro nome a estourar com a indústria apoiando, mas não sentou no trono, buscou sempre fazer novidades, mesmo nem sempre conseguindo. Foi a pirmeira a trazer música eletrônica para o carnaval, hoje algo normal na festa, e das grandes estrelas, uma das poucas que aceitou baixar as cordas e se aprsentar sem bloco. É nesse dia, sem cordas que mais vale a pena ver Daniela se apresentar.
Gratuito sem cordas

Bailinho de Quinta
Praça Tereza Batista – Pelourinho00h
Gratuito

Nação Zumbi
Largo do PelourinhoPelourinho22h30
Nação Zumbi Carnaval Salvador 2011O grupo pernambucano é um dos nomes mais relevantes da música brasileira, com sua mistura de ritmos que passeia por maracatu, rock, funk, entre outros. Sempre marcante nas apresentações que faz, estreia no Carnaval de Salvador prometendo mostrar todos seus hits, desde a época de Chico Science até hoje. Em sua criação, o grupo teve inspiração no Olodum, o que faz essa primeiras apresentação no Pelourinho ser cheia de simbolismo. Promete ser um dos moentos mais marcantes do Carnaval 2011.
Gratuito

Domingo – 6 de março

Palco do RockBuster, Ignivomus, Ênio e a Maloca, Savant Inc. (SP), Mingmen (Suiça), Mercenárias (SP), Vendo 147 e Rattle
Coqueiral da Praia de Piatã – 17h
O Palco do Rock já é uma tradição no Carnaval baiano. Longe de onde rola a grande festa, o evento costuma reunir milhares de seguidores, que costumam acampar e passar os dias de festa ouvindo rock a beira da praia. Nas últimas edições o fetsival vem melhorando e esse ano conseguiu reunir bons nomes, especialmente nesse dia que terá a veterana banda Mercenárias, a revelação baiana Vendo 147, além de Ênio e a Maloca e da banda suiça Mingmen.
Gratuito

Camarote Andante – Carlinhos Brown
Circuito Dodô (Barra) – 20h30
Gratuito sem cordas

Moraes Moreira
Circuito Dodô (Barra) – 20h
Carnaval Salvador 2011 O primeiro cantor de trio elétrico, o maior compositor da história do Carnaval Baiano, um mestre na arte de fazer músicas para a festa e de puxar um trio. Moraes Moreira ficou anos fora da festa, anos depois voltou e mostrou que é um dos que mais entende e sabe o que fazer na festa. Com clássicos imortais, “Chão da Praça”, “Pombo Correio”, Bloco do Prazer”, entre tantos outros, o músico é uma das melhores opções para quem gosta do autêntico carnaval pipoca, sem cordas, atrás do trio elétrico, na paz e com um espírito de que todos em volta são seus amigos. Todo mundo com sorriso no rosto.
Gratuito/ sem cordas

Trio elétrico Armandinho Dôdo Osmar
Circuito Dodô (Barra) – 18h30
Gratuito sem cordas

Bahia Reggae Power (Max Romeo e Georffrey Chambers)
Circuito Dodô (Barra) – 20h
Gratuito sem cordas

Olodum
Circuito Dodô (Barra) – 15h
Gratuito sem cordas

Cortejo Afro Banda Cortejo Afro
Circuito Dodô (Barra) – 00h10
Gratuito sem cordas

Afoxé Filhos de Gandhy
Avenida (Rua Chile ao Campo Grande) – 15h
Bloco com cordas

Microtrio
Circuito Osmar – Campo Grande/Sé – 11:30h
Gratuito sem cordas

Barca da Folia (Noeme Bastos, Luciano Bahia e Robson Moraes)
Circuito Osmar (Campo Grande)
Gratuito sem cordas

Gerônimo
Circuito Osmar (Campo Grande) – 21h25
Cantor e compositor responsável por algumas das principais músicas do proto-axé, Gerônimo não lançou novas composições tão marcantes, mas seus sucessos se sustentam, como deve ser com boa música. Quando passa na avenida com seu trio, o artista transfere uma sensação de paz só equiparado ao Filhos de Gandhy. Isso graças a sua música com infuência forte do ijexá. Além do ritmo, visto em alguns clássicos dele mesmo, há também ritmos caribenhos e a mistura que deu origem ao Axé. Sempre bom ouvir “Eu Sou Negão”, “Lambada de Delícia”, “É D’Oxum”, “Jubiabá”…
Gratuito sem cordas

 

Julio Caldas
Praça Pedro Arcanjo – Pelourinho00h
Gratuito

Lucas Santtana
Praça Tereza Batista – Pelourinho00h
Baiano, mas residente no Rio de Janeiro há alguns bons anos, Lucas é um dos nomes da música brasileira que mais sabe travar um diálogo na música moderna, contemporânea e diversa, mesclando referencias da música popular urbana baiana e carioca e a música mais próxima da MPB mais tradicional.
Gratuito

Retrofolia – Retrofoguetes e convidados
Carnaval do Pelô – Largo do Pelourinho – 20h
Uma das melhores bandas de rock baianas, o Retrofoguetes veste a fantasia e se joga no Carnaval. Há alguns anos eles promovem o Retrofolia em prévia e ressacas de Carnaval, conseguiram tocar no trio ano passado e esse ano apresentam a festa no Pelourinho. Cheio de convidados especiais Paquito, Jackson Dantas (guitarrista da Banda Mel), Márcio Mello, Jonga Lima (Sambatrônica) e Ronei Jorge. No repertório clássicos do trio elétrico Dodô & Osmar, marchinhas, frevos  e versões de músicas da banda. Diversão garantida.
Gratuito

Baiana System e Pepeu Gomes
Carnaval do Pelô – Largo do Pelourinho – 22h30
Se entre as grandes estrelas do Carnaval há tempos não aparece algo diferente e interessante, na música independente (ou seja lá o que for) o músico Roberto Barreto pegou a guitarra baiana e resolveu reutilizá-la. Se anets ela cabia apenas para o frevo elétrico do Carnaval, ele juntou uma turma boa e encharcou de referências um coletivo que une percussão, DJ e eletrônica. O resultado é dub, ragamuffin, mas é também frevo, guitarrada e uma ode ao instrumento que fez o Carnava baiano nascer e crescer. Imperdível ver isso tudo em pleno carnaval.
Gratuito

 

Segunda-feira – 7 de março

Afoxé Filhos de Gandhy
Circuito Dodô (Barra) – 15h
Bloco com cordas

Afropop – Margareth Menezes, Tonho Matéria e convidados
Circuito Dodô (Barra) – 20h30
Gratuito sem cordas

Cortejo Afro
Circuito Dodô (Barra) – 23h40
Bloco com cordas

Ilê Aiyê -Banda’Aiyê
Circuito Osmar (Campo Grande) – 17h20
Bloco com cordas

Malê Debalê
Circuito Osmar (Campo Grande) – 19h55
Bloco com cordas

Bloco Afro Okànbí com Ellen Oléria e Opanijé
Circuito Osmar (Campo Grande) – 23h35
Com origem no Engenho Velho de Brotas, o bloco afro Ókánbí tem se revelado por sua percussão marcante e por trazer novidades à avenida. Nesta edição, a banda Ókánbí Afro Pop e o percussionista Jorjão Bafafé, recebem como convidados especiais o grupo baiano de rap Opanijé, que mescla o ritmos de candomblé com as batidas e a verve crítica do hip hop, e a cantora de black music Ellen Oléria, de Brasília.
Bloco com cordas

 

Carnaval Salvador 2011Trio elétrico Armandinho Dôdo Osmar
Circuito Dodô (Barra) – 21h30
Gratuito sem cordas

Camarote Andante – Carlinhos Brown
Circuito Dodô (Barra) – 23h
Gratuito sem cordas

Edil Pacheco
Circuito Osmar (Campo Grande) – 19h40
Gratuito sem cordas

Palco do Rock Chip Trio, Incrédula, NôNEIME, Ulo Selvagem, Baranga (SP), Claustrofobia (SP), Riverdies (RJ) e Human
Coqueiral da Praia de Piatã – 17h
Gratuito

Vivendo do Ócio
Largo Tereza Batista – Pelourinho00h
Uma das revelações do rock baiano dos últimos anos leva seu rock moderno para o Pelourinho, em pleno Carnaval.
Entrada franca

Otto e Lateral Elétrica
Largo do Pelourinho – Pelourinho22h30
O pernambucano Otto já foi quase adotado por Salvador. Virou figurinha fácil na festa de Iemenjá, inclusive fez uam música em homenagem a Rainah das Águias,  e sempre está por aqui no verão. Agora ele se apresenta no Carnaval acompanhado da banda Lateral Elétrica, aquela da famosa Caetnave.
Gratuito

Terça-feira – 8 de março

Trio Internacional da Mulher Margareth Menezes e convidadas
Circuito Dodô (Barra) – 19h30
Bloco com cordas

Will.i.am e Buchecha
Circuito Dodô (Barra) – 22h30
O integrante do Black Eyed Peas estreia no Carnaval de Salavdor fazendo seu DJ set, onde costuma tocar sucessos da músic apop mundial.
Bloco com cordas

Olodum
Circuito Osmar (Campo Grande) – 18h30
Gratuito sem cordas

Muzenza
Circuito Osmar (Campo Grande) – 23h05
Gratuito sem cordas

Suinga
Circuito Osmar (Campo Grande) – 00h
Uma banda vinda do cenário independente que assume que faz Axé Music. Isso seria inviável há poucos anos. A Suinga, no entanto, não só se assume como traz um frescor ao meio do Axé, mesmo ainda não sendo conhecida, o objetivo da banda é estourar. O diferencial aqui é que a banda não se preocupa apenas com a fórmula do sucesso, com como foi o último hit do Carnaval, com venda de abadá ou corda de bloco. A precoupação aqui é trazer de volta o Carnaval dos anos 80, ainda meio inocente, leve , descontraído, divettido e, sim, bom. Esse é o primeiro Carnaval do grupo e um grande teste, ainda mais no circuito mais tradicional.
Gratuito sem cordas

Afoxé Filhos de Gandhy
Avenida (Rua Chile ao Campo Grande) – 15h20
Carnaval Salvador 2011A passagem dos Filhos de Gandhy é uma das manifestações mais bonitas do Carnaval. Mesmo com a invasão de integrantes que pouco tem a ver com a tradição do afoxé e muito menos com o ijexá carregado de simbolismo que apresenta, é ainda impactante. Milhares de homens vestidos com fantasias brancas e detalhes em azul, espalhando alfazema e paz para os foliões em volta.
Bloco com cordas

 

Bloco Afro Okànbí com Ellen Oléria e Opanijé
Circuito Osmar (Campo Grande)
Bloco com cordas

Moraes Moreira
Praça Castro Alves – 18h20
Um dos momentos mais marcantes do Carnaval de Salvador anos atrás era o Encontro de Trios na Praça Castro Alves. Desde que o carnaval ganhou mais força no ciruito Barra-Ondina, essa tradição foi se perdendo e sempre se pensa em retomar. Esse ano, Moraes Moreira vai capitanear o Encontro de Trios, que também será um Encontro de Gerações, co o músico recebendo convidados. É aguardar e estar lá pra ver.
Gratuito sem cordas

Carnaval Salvador 2011Microtrio
Circuito Dodô -Barra/Ondina – 14h30
Gratuito sem cordas

Vozes Quilombolas (Claudia Cós´tta. Grupo Quixabeira, Isabel de Feira e Sambistas do Reconcavo)
Circuito Dodô (Barra) – 17h
Gratuito sem cordas

Trio elétrico Armandinho Dôdo Osmar
Circuito Dodô (Barra) – 21h30
Gratuito sem cordas

Samba de Moça Só (Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro e Banda Samba das Moças)
Circuito Osmar (Campo Grande) – 12h
Gratuito sem cordas

Palco do Rock
Attemporais, Código Remoto, Fridha, Minus Blindness, Trampa (DF), Velhas Virgens (SP), Clube de Patifes e Act Of Revenge
Coqueiral da Praia de Piatã – 17h
Gratuito

Mariene de Castro
Largo do Pelourinho – Pelourinho22h30
Gratuito

Quarta-feira – 9 de março

Arrastão da Timbalada e Carlinhos Brown
Circuito Dodô (Barra) – 9h
Timbalada Carnaval Salvador 2011Os maldosos dizem que o Carnaval baiano não termina. Não é bem verdade. Há alguns anos Carlinhos Brown e a Timbalada saem a partir das 11 horas da manhã num arrastão que tem como ideia encerrar a festa. Alguns artistas pegaram carona e imitaram a iniciativa, mas nada chega perto do Arrastão da Timbalada. Levam tudo junto com eles, os caras desmontando os camarotes, quem trabalhou e está voltando pra casa, os bêbados que não conseguiram achar o rumo, os que virarama noite e aqueles que já conhecem a tradição e vao descansar pra voltar especialmente para isso. A rua fica lotada, mas o clima é de paz absoluta, muito calor e centenas de percussionistas no chão tocando sob o comando de Brown, que esse ano convidou o Galo da Madrugada, de Recife.
Gratuito sem cordas

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Prêmio Caymmi
Prêmio Caymmi de música anuncia finalistas; ouça e veja principais indicados