Margareth Menezes comemora 35 anos de carreira com álbum, turnê, biografia e documentário

margareth menezes

Uma das figuras fundamentais da música feita na Bahia nas últimas décadas, a cantora e compositora Margareth Menezes está completando 60 anos de vida e 35 de carreira em 2022. Para celebrar as datas, a artista vai lançar diversos trabalhos. O primeiro é trazer para Salvador o projeto Baile da Maga, onde reúne os diversos hits e clássicos que embalaram seus carnavais. As comemorações se estendem por todo ano, com várias novidades. Estão previstos um novo álbum de inéditas, uma biografia e um documentário sobre sua vida, além de uma nova turnê.

A primeira novidade foi lançada em janeiro. “Terra Aféfé” é o primeiro single do novo álbum, que tem como uma das novidades a parceria com Russo Passapusso na produção. Previsto para o segundo semestre, o trabalho trará nove músicas, entre composições próprias de novos artistas e de compositores que marcaram sua carreira. “Terra Afefé” é uma parceria com Carlinhos Brown e o clipe você pode ver abaixo. Durante o ano ainda, Margareth deve circular o país com o novo show

Outras novidades são uma biografia escrita por Djamila Ribeiro e um documentário dirigido por Joelma Oliveira Gonzaga. O filme abordará a trajetória de Margareth desde sua origem, passando pelo sucesso com “Faraó”, as turnês com David Byrne, a criação do bloco Os Mascarados, entre outros momentos chaves da carreira.

Cantora, compositora, mas também atriz e empresária, Margareth foi indicada ao Grammy Awards e ao Grammy Latino, e eleita na ONU pela MIPAD – Most Influential People of African Descent, como uma das 100 personalidades negras mais influentes do mundo. Em 2021, foi nomeada embaixadora da cultura popular do Brasil pela Unesco e eleita uma das cinco mulheres inspiradoras no Latin America Lifetime Award.

Veja Margareth Menezes cantando “Faraó” com o Olodum no início da carreira.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Riachão
Morre Riachão, um dos pilares do samba na Bahia