Lucas Santtana conquistando a Europa?

Lucas Santtana emplaca disco em rádios da Europa e prepara turnê por Argentina, Inglaterra, Alemanha, Portugal e Holanda.

Quando questionamos aqui a postura das rádios e das TVs é avaliando coisas como essas: O baiano Lucas Santtana, que tem quatro discos lançados no Brasil, está em primeiro lugar das paradas de World Music da Europa com seu último disco, ‘Sem Nostalgia’. Por aqui, o músico não é tocado em praticamente nenhuma rádio, pelo menos em nenhuma comercial.

Veja mais notícias do mundo da música

A World Music Charts Europe (veja parada aqui wmce.de) em Setembro reúne as músicas classificadas como World Music mais todas nas rádios de toda a Europa. O disco de Lucas estreou esta semana em primeiro lugar. A parada tem ainda outro disco brasileiro, ‘Água’ de Joao Donato & Paula Lucas Santtana EuropaMorelenbaum, na décima-sexta posição.

‘Sem Nostalgia’ foi lançado na Inglaterra, Alemanha e França através de uma parceira do selo Mais Um Discos com o grupo Kartel. Na Europa, a capa ganhou uma nova versão (veja abaixo). O disco ainda terá lançamento na Austrália e Nova Zelândia. Entre 26 de outubro e 6 de novembro, Lucas vai mostrar seu trabalho no exterior ao vivo. Ele vai se apresentar na Europa e América Latina, com shows já confirmados na Argentina, Inglaterra, Alemanha, Portugal e Holanda.

  1. Lucas é dos melhores da atualidade, mas essa rádio e esses shows que ele vai fazer também fazem parte de um nicho. Assim como o que ele tem aquii no Brasil.

  2. É um grande artista!
    Acredito que essa barreira que separa os artistas independentes do grande público brasileiro está aos poucos desmoronando. Vide o Marcelo Jeneci tocando no Criança Esperança. Aquilo foi considerável, e creio que os artistas da nova música brasileira, que a fazem de maneira formidável, precisam ocupar esses espaços de grande visibilidade.

    1. Também acho que esta desmoronando, mas mais lentamente do que esperava e gostaria. Bom foi ver Otto e Móveis entrando em trilha de novela, mas sempre reforço que tem que tocar nas rádios, é o que ainda define o gosto popular da imensa maioria das pessoas.

  3. O Jeneci(acho o som chato) tocou no Criança Esperança?
    Então ele é ou foi para uma grande gravadora.
    Um jabuti não sobe numa árvore sozinho. Alguém tem que colocá-lo lá.

    1. Eu tb tô curioso em saber como ele entrou, mas é bom lembrar que Jeneci circula entre os grandes artistas, tem música gravada por alguns, é parceiro de outras, entre outras coisas. A Natura é o patrocinador dele, mas não acreito que seja só isso pq Karina Buh tb é. O importante eé ver nomes como ele entrando nesse meio, acho ótimo.

  4. Então, Luciano, discordo em relação ao rádio.
    Quer dizer, óbvio que ele ainda manda no gosto médio, e abaixo disso, do basileiro. Mas não o acho imprescindível a certos artistas. Sempre cito a Nação Zumbi nesse caso, os caras não tocam no rádio nem aqui em Recife e têm uma carreira pra lá de consolidada.
    Tava vendo outro dia uma entrevista da Tulipa(tb não gosto de seu som) e junto dela estava seu pai, que toca com ela e tocou nos anos 80 com Itamar Assumpção.
    Ele disse:
    ” O Itamar vendia 10.000 discos e quando a gente ia fazer show fora de SP ninguém conhecia sequer uma música dele. A Tulipa vende os mesmos 10.000 só que em todos os shows, e citou várias cidades do sul ao nordeste, a maioria conhece tudo.
    É o poder da internet”

    1. Sim, a internet tem um poder incrível, sem dúvida alguma. Só que uma coisa não elimina a outra. Rádio alcança um público imenso e sim, ainda tem um poder incrível. Achoque dá pra sobreviver sem, sim, mas com as rádios esse mercado poderia ser muito maior e esses artistas ao invés de vender dez mil discos e botar sei lá, 500 pessoas num show alcançaria muito mais. Não tenho dúvidas disso.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Baco Exu do Blues
Baco Exu do Blues segue batendo marcas com seu novo álbum