gilberto gil

Gilberto Gil, Mateus Aleluia e Lucas Santtana realizam turnês pela Europa

Enquanto no Brasil os shows ainda começam a acontecer de forma tímida, alguns artistas brasileiros aproveitam para circular pela Europa, que vive um momento mais favorável de reabertura. Caetano Veloso acaba de voltar de uma turnê de dez shows, ao tempo que Gilberto Gil iniciou, no fim de setembro, uma sequência de 18 shows por dez países europeus. Já Lucas Santtana encerrou uma tour em agosto pela França e agora engata outra incluindo outros países. Por último, Mateus Aleluia circula fazendo show em voz e violão por Portugal.

A turnê de Gilberto Gil, batizada de Gil in Concert, teve início no último dia 30 de setembro pela histórica capital da região da Borgonha, Dijon, no leste da França. Na sequência de 18 shows, o artista já passou por Nantes (França), Hamburgo e Colônia (Alemanha) e Luxemburgo.
 
A tour retorna no dia 12 de outubro com show em Girona (Espanha) e volta à França para shows em festivais, em Nancy, no dia 14, e Tourcoing, no dia seguinte. No dia 17, Gil se apresenta no Stockholm Jazz Festival, em Estocolmo, na Suécia, seguindo para Essen, na Alemanha, no dia 19; Viena, na Áustria, no dia 21; Budapeste, na Hungria, no dia seguinte; voltando para França, agora em Paris, no dia 25, com ingressos já esgotados.

Para encerrar a turnê, Gil  fará cinco apresentações em Portugal, começando no dia 29 de outubro, em Vila Real. Na sequência, se apresenta em Castelo Branco, no dia 31; Lisboa, em 3 de novembro; Braga, dia 5 e encerra o giro por Santarém no dia 7.

Nos shows, o cantor e compositor baiano será acompanhado do filho Bem Gil, dos netos João Gil e Flor Gil, além do baterista Marcelo Costa , que está substituindo José Gil. A cantora Adriana Calcanhotto é convidada especial da turnê, fazendo o show de abertura e cantando com Gil em algumas das cidades.

Mais curta, a turnê de Mateus Aleluia (mateusaleluia) acontece em outubro e inclui apenas cinco shows por Portugal, incluindo uma apresentação no Womex, como havíamos anunciado aqui. Numa turnê apenas com voz e violão, baiano começa por Évora, no dia 22 de outubro, seguindo para Lisboa no dia 27, já com ingressos esgotados. Depois faz o show do Womex no Porto, no dia 30, para retornar em seguida para Lisboa, numa data extra no dia 4 de novembro. Finalmente, seu Mateus encerra a turnê no dia 6 de novembro com uma apresentação em Coimbra, no Salão Brasil.

Passando uma temporada na Europa, Lucas Santtana já havia realizado uma turnê entre junho e agosto por várias cidades francesas. Agora, a partir de 30 de julho, engata nova série de apresentações por quatro países no outono europeu. O giro começa por Porto, em Portugal, dentro da programação do Womex e segue para Lisboa, no dia 5 de novembro.

Na sequência, a turnê O Céu é Velho há Muito Tempo segue para a França, com shows dia 12, em St Brieuc; dia 13, em Pessac; dia 14, em Tourtoirac; dia 18, em Paris; e dia 20 em Aix. Na Alemanha e na Bélgica, Lucas apenas fará um show em cada, no dia 23, em Kõln, e no dia 24, em Bruxelas. A tour se encerra de volta àFrança, com shows no dia 25 em Lesquin, e 30 em St Genis Pouilly.

Assim como na tour anterior, nessas novas apresentações o artista baiano se apresenta sozinho no palco tocando violão e guitarra, com Caetano Malta fazendo efeitos com uma pedaleira no P. A.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Bandas rock baiano turnê
Bandas apresentam novo rock baiano em turnê nacional