Festival in-Edit traz documentários musicais à Bahia – Veja programação

Festival in-Edit  documentários

Quem gosta de cinema e música já deve ter ouvido falar do In-edit, Festival Internacional do documentário musical. Se não ouviu, deveria. O festival reúne produções de filmes documentários sobre música de todo o mundo. Começou em Barcelona, na Espanha, oito anos atrás e há dois ganhou edição nacional, em São Paulo e Rio de Janeiro. Esse ano o festival chega à Bahia pela primeira vez, com uma edição reduzida, realizada toda em uma semana, de 3 a 9 de junho, no Cinema do Museu, com menos convidados que a edição nacional, mas com uma programação apetitosa e imperdível, com cerca de 30 filmes e convidados nacionais. Veja abaixo a programação e os filmes que serão exibidos na edição baiana do evento, selecionados da enorme programação nacional e sem a mostra competitiva.

Veja aqui notícia sobre o mundo da música

A programação do in-Edit em São Paulo e Rio de Janeiro realizada neste mês de maio foi bastante extensa, com mais de 70 filmes, sendo 49 longas-metragens nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial.

Veja a Programação completa do in-Edit em Salvador – SALADEARTE CINEMA DO MUSEU (Baixe a programação em PDF e imprima):

2 de junho

20h00 SESSÃO DE ABERTURA IN-Edit: FILHOS DE JOÃO – O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO

Exibição do filme Filhos de João, de Henrique Dantas, que estará presente para um bate papo com o público. O longa, que conta a história dos Novos Baianos, foi o ganhador da Mostra Competitiva e a entrega oficial do prêmio se dará nesta ocasião. Fechando essa abertura, acontece ainda uma pequena apresentação de Paulinho Boca e Galvão, integrantes dos Novos Baianos.


Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

3 de junho

15h GUIDABLE – A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS RATOS DE PORÃO – Filme sobre a trajetória da banda de punk brasileira Ratos de Porão.

17h LA COLIFATA

19h WHO KILLED NANCY? – Filme sobre a investigação da morte de Nancy Spungen, a namorada de Sid Vicious, músico do Sex Pistols.

21h UPSIDE DOWN: THE STORY OF CREATION RECORDS – Documentário sobre o selo indie Creation, responsável pelos primeiros lançamentos de bandas dos anos 80/90, como Jesus and Mary Chain, Primal Scream e Oasis.

4 de junho

15h JOHNNY MERCER: THE DREAM’S ON ME

17h THE EXTRAORDINARY ORDINARY LIFE OF JOSÉ GONZALEZ – Filme sobre a vida e a carreira do músico sueco de pais argentinos José Gonzalez.

19h NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA – Documentário retoma a história do raro álbum Paêbiru, gravado nos anos 70 por Zé Ramalho e Lula Cortês.

21h SESSÃO DUPLA: THE LAST POETS / SOUL TRAIN: THE HIPPEST TRIP IN AMERICA – O primeiro é um documentário que reuniu o grupo The Last Poets, pedra fundamental na história do Rap mundial, para contar sua história e faz um balanço crítico do que foi a banda. o segundo é sobre o programa de televisão Soul Train, canal de difusão da cultura afro-americana, que mudou os parâmetros de comportamento nos Estados Unidos.

23h LENNONYC  [ sessão extra ] – Documentário sobre a relação de John Lennon com a cidade de Nova York, com foco na vida do ex-Beatle depois do fim da banda.

Festival documentários

5 de junho

15h BRIAN ENO: ANOTHER GREEN WORLD – Documentário, produzido pela BBC, mostrando o mestre Brian Eno falando de música, ciência, cibernética, arte, entre outros temas.

17h E AÍ, HENDRIX? – Os diretores Pedro Paulo Carneiro e Roberto Lamounier dão uma visão brasileira sobre o guitarrista e ícone do rock, Jimi Hendrix.

19h DO IT AGAIN – Filme sobre a tentativa do jornalista Geoff Edgers de juntar mais uma vez nos palcos os integrantes do The Kinks.

21h GIMME SHELTER – Documentário do diretor Albert Maysles sobre o trágico show dos Rolling Stones no Festival de Altamont, em 1969.

6 de junho

15h BATATINHA – POETA DO SAMBA – Os nove filhos do sambista baiano contam a história de seu pai através de visitas a antigo amigos do mestre.

17h JARDS MACALÉ – UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL

19h INTANGIBLE ASSET NUMBER 82

21h WHAT’S HAPPENING? THE BEATLES IN THE USA! – Versão do diretor Albert Maysles rara e nunca exibida comercialmente do conhecido filme sobre a chegada dos Beatles aos Estados Unidos.

7 de junho

15h SONORA RIO BAHIA – Filme que conta a história de quatro jovens do Rio de Janeiro e da Bahia  e como utilizaram a música como forma de transformar as comunidades onde vivem.

17h COMING BACK FOR MORE – Divertida busca do diretor holandês Willem Alkema por uma entrevista com Sly,  o homem à frente do Sly & The Family Stone, sumido do show business há uns 30 anos.

19h BOLA DE NIEVE – Documentário sobre o pianista e cantor cubano Bola de Nieve, fenômeno mundial nos anos 30 e 40. Negro, homossexual, místico, pró-revolucionário.

21h HIGH ON HOPE – Filme sobre o nascimento das raves nos anos 90 na Inglaterra e a forte repressão da polícia.

8 de junho

15h OS QUATRO ELEMENTOS EM SI OU O GURU SELVAGEM

17h SESSÃO DUPLA: UMA VISITA À ALI FARKA TOURÉ/ MANU CHAO, GIRA MUNDO TOUR – O primeiro mostra o malinês Ali Farka Touré e a inspiração de sua música proveniente de ritmos africanos mesclados ao soul e ao blues . O segundo mostra a ligação da músicas e das viagens na carreira de Manu Chao.

19h EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO – Vencedor da Mostra In-Edit Online 2011, o documentário acompanha os 5 finalistas do campeonato “Hip Hop DJ” até sua etapa final em Londres.

21h FAVELA ON BLAST – Documentário sobre o Funk Carioca e seus interessantes processos de criação e produção.

9 de junho

15h GLENN GOULD: AU-DELÀ DU TEMPS

17h É CANDEIA – Filme que conta a história do sambista carioca sob o ponto de vista da família e dos atores do musical É Samba na Veia, É Candeia, que o homenageou em 2008.

a história do compositor pelaótica dos atores da peça e da família do personagem.

19h GRETCHEN FILME ESTRADA – Documentário sobre a famosa dançarina dos ano 80, em sua dupla vida, em busca de votos como candidata a vereadora e mostrando seu rebolado pelo interior do país.

21h DIÁRIO DE NANÁ – Premiado filme que leva Naná Vasconcelos a um passeio pelo Recôncavo Baiano, onde encontra alguns dos ícones da cultura local.

As grandes ausência em relação a progamação de Rio e São Paulo são Lemmy, filme que tenta explicar a idolatria em torno do vocalista do Motorhead;  LENNONYC, que retrata a vida de John Lennon em Nova York, nos anos 70; e Who is Harry Nilsson (And Why Is Everybody Talkin’ About Him?), um filme sobre o cantor pop americano que teve vários hits no começo dos anos 70.

Assista os trailers de alguns dos filmes da programação do in-Edit :


Who Killed Nancy?


Upside Down : The Creation Records Story


Nas paredes da pedra encantada – Paebiru

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Dois hits embalam o verão europeu 2013