Discos e DVDs 2009 – Bahia (1)

2 em 1www.myspace.com/doisemum
Um dos nomes mais badalados surgidos em 2008, o Dois em Um, na verdade o casal Luis Pereira e Fernanda Monteiro, já lançou seu disco na praça logo no início do ano através do selo carioca Midsummer Madness. Batizado com o nome da dupla, o CD traz 11 faixas, todas compostas por Luis, com parceria de Mateus Borba em quatro delas e um com Peu Souza. Nas gravações, realizadas totalmente no lar do casal, praticamente tudo foi feito pela dupla: Fernanda na voz e violoncelo, e Luis tocando guitarra, baixo, violões, banjo, teclados, bateria e programações. A única participação é de Jorge Solovera em algumas programações. O Cd está saindo também pela gravadora norte-americana Souvenir Records.

Marcela Bellaswww.marcelabellas.com.br/

O primeiro disco da cantora Marcela Bellas também ja foi lançado nesse começo de ano. Batizado com o sugestivo nome de “Será que Caetano vai Gostar?”, o disco sai de forma independente sob produção metade na Bahia, metade em São Paulo, com assinatura de Tadeu Mascarenhas e Rovilson Pascoal. No disco ela mantém parcerias e interpretações de compositores baianos, já registrados no EP que apresentou a cantora em 2006, como Helson Hart, Hebert Valois, Mário Mukeka, e novas parcerias como Tenison Del Rey e Jonga Lima.
Estão lá também canções registradas anteriormente no EP que ganharam uma nova versão, caso de “Quando o Samba Quer”, “Me Leve”, Mamâe Sereia” e “Mancha” e músicas novas: “Bacana”, “Esse Samba”, “Alto do Coqueirinho”, “Por outro Lado”, “Crimes do Amor” e “Por Favor”, além de uma recriação interessante para “Bloco do Prazer, de Moraes Moreira. O disco traz Marcela mais segura e madura, mantendo, no entanto, o passeio por sons urbanos, pelo samba e por diversas influências da música brasileira.

Formidavel Família Musicalwww.myspace.com/formidavelfamiliamusical

Depois de lançar Eps, a Formidável Família Musical finalmente vai lançar um disco cheio. Batizado como “Convescote”, que significa pic-nic em português, o álbum já está peronto com 12 músicas e será lançado de forma independente, apear de negociações com um selo carioca. O lançamento está previsto para fevereiro e inicialmente sairá com 5 mil cópias. As faixas são “Já não dá mais”, “Eu e Você no Jardim”, “Amar É”, “Bom Dia Amor”, “Parque”, “Senhorita”, “Do Céu ao chão”, “Nas Nuvens”, “Roubaram as Rosas”, “Primavera”, “Se o Sol Sair” e “Chou Chou Cabaret”. O grupo, que já mudou várias vezes de formação, traz no disco, além de Damm na voz, violão e guitarra, Vitor Brasil na bateria, Vitor Villa no contrabaixo, Tadeu Mascarenhas tocando teclado e escaleta, Illa Benício na percussão e Jorge Solovera na guitarra. O disco vai ser seguido de uma turnê de lançamento depois do Carnaval, passando por Rio, BH, Sampa e Salvador.

Coletivo Über Glamwww.myspace.com/uberglam
Outra banda que se destacou em 2008 e prepara lançamento oficial para o ano que começa é o Coletivo Über Glam. Sem grana pra prensar um disco, eles optaram pelo lançamento virtual. O lado bom é que não será mais um EP e sim um CD com 13 faixas, todas de autoria própria. O sugestivo nome do trabalho, “Wikibanda”, se deve ao fato de vários amigos e conhecidos cooperarem com a banda traduzindo letras ou fazendo parte do coro. O que já era coletivo no nome, ganhou ainda mais ares colaborativos na gravações. Mas o vocal divertido de Thiago “Bitola”, além das guitarras, efeitos, programações ficam a cargo dos próprios componentes. Em 2009, alem do disco, o CÜG deve fazer os primeiros shows fora de Salvador.

Vivendo do Óciowww.myspace.com/vivendodoocio
Com a vitória no concurso Gas Sound, a Vivendo do Ócio garantiu a gravação de um CD pela DeckDisc. Produção e distribuição de dez mil cópias garantidas já é um enorme primeiro passo para entrar de vez no mercado. O CD começa a ser gravado em fevereiro e deve ser lançado em abril, incluindo provavelmente 10 músicas já conhecidas do material lançado anteriormente em 2008 e quatro ou cinco novas músicas. Ainda não há produtor definido, mas a banda vai manter o mesmo título do álbum lançado em cd-r, “Teorias de Amor Moderno”. A expectativa com o lançamento é correr o Brasil fazendo shows e se inserir no circuito de festivais. Se eu fosse apostar, diria que 2009 vai ser o ano deles.

Cascaduramyspace.com/cascadurarock
Não, o Cascadura não vai lançar o sucesso do já clássico “Bogary”, um novo disco já é pensado, mas ainda deve demorar mais um pouco. De fato, em 2009, ainda no primeiro semestre, será lançado o primeiro DVD da banda. “Efeito Bogary” tem direção de Rodrigo Luna e Renato Gaiarsa e vai contar a trajetória do último álbum do Cascadura. Depoimentos de músicos, jornalistas e fãs, imagens de shows, clipes etc.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
IFÁ Música Manifesto Prévia
IFÁ lança música manifesto como prévia de novo disco