Concursos premiam bandas e artistas independentes

Parcerias entre Deezer e ABMI e entre Rolling Stone Brasil e West Coast promovem concursos voltados a descobrir e valorizar novos artistas da música brasileira.

Bandas e artistas independentes, novos nomes da música brasileira e gente que procura espaços para mostrar seus trabalhos têm duas boas oportunidades com os concursos lançados pelo site de streaming Deezer em parceria com a ABMI (Associação Brasileira da Música Independente) e outro pela revista Rolling Stone Brasil em parceira com a marca West Coast. Ambos tem objetivos parecidos e já estão com inscrições abertas.

O Prêmio Deezer ABMI de Novos Talentos, da Deezer/ ABMI, já existe há cinco anos em versão francesa e pretende revelar novos talentos espalhados de Norte a Sul do Brasil de estilos diversos. Para selecionar os vencedores serão realizadas duas etapas. Uma primeira regional, com juris de cada uma das 5 regiões do Brasil escolhendo artistas de respectivas regiões. Entre os inscritos, será escolhido um finalista para concorrer na segunda etapa, de abrangência nacional.

Nesta etapa nacional, serão escolhidos dois vencedores. Um pelo juri especializado composto por grandes nomes da música brasileira, que dará notas para cada um dos 5 finalistas seguindo critérios pré-determinados. E outro por escolha do público, que votará através da Deezer em seu artista preferido. Os dois vencedores ganharão um Kit Rolland no valor de R$ 3 mil, participação no evento Rio Music Buzz (RJ) e exposição nacional na Deezer Prêmios. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de setembro no site do prêmio no Deezer e a votação popular será realizada de 13 à 23 de setembro.

Entre os jurados (cinco por região) estão nomes como os músicos Felipe Cordeiro e Pio Lobato, na região Norte; o músico e Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, o produtor do festival Rec Beat, Gutie, de Recife, além do jornalista Luciano Matos (responsável pelo el Cabong), na região Nordeste. Os músicos da banda Macaco Bong, Bruno Kaiapy, e do Bondo do Rolê, Rodrigo Gorky, estão entre os nomes que selecionam os artistas do Centro-Oeste. O pesquisador musical Miguel Jost e o jornalista Leonardo Lichote estão entre os jurados do Sudeste e a radialista Juliana Baldi e aprodutora Mirna Dequech entre os da região Sul.

Já o Rolling Stone RAD, maior concurso realizado pela publicação deste a chegada da revista ao Brasil, há oito anos, vai focar em bandas independentes. O concurso já está no ar através do hotsite do RSRAD, onde as bandas podem compartilhar suas músicas, que devem ser próprias e inéditas. A página servirá como como uma plataforma de catálogo das novidades da música nacional e é por lá que o público poderá ouvir, conhecer os artistas e votar nas faixas preferidas.

As inscrições seguem até 31 de agosto, com a seleção começando no dia seguinte e indo até o dia 4 de setembro. No dia 5 serão divulgados os ganhadores. As dez músicas mais votadas passarão por uma avaliação da equipe da Rolling Stone Brasil, que escolherá uma banda como vencedora. Como prêmio, o artista selecionado ganhará uma uma entrevista exclusiva publicada no site da revista, a gravação de um videoclipe oficial, a participação no programa Estúdio RS e a chance de participar no evento RS Live, no dia 12 de setembro, com uma performance ao vivo, além de um Kit WEST COAST para os integrantes da banda.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Circulada