Brasil (e Bahia) indie no exterior

Já não é novidade bandas de rock brasileiras no exterior, especialmente do bem sucedido caminho do CSS (Cansei de Ser Sexy), mas cada vez mais tem gente se articulando bem e começando a abrir mais fronteiras. No final deste mês de outubro, o Autoramas está iniciando uma turnê de 24 shows pela Europa, com apresentações por Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda e Bélgica. A banda já havia realizado outras turnês internacionais, inclusive tocando no Japão, mas essa será a mais extensa. A viagem será toda filmada e deve gerar um DVD incluindo cenas de viagens anteriores.

Mas tem baiano no exterior também. A banda Radiola e a cantora Mariella Santiago foram convidadas para participar da oitava edição do Festival Brasil Noar – Festival Internacional da Nova Arte Brasileira – que acontecerá em Barcelona, Espanha, em novembro. Serão mais de 50 atrações de música, dança, teatro, fotografia, vídeo-arte, cinema e artes plásticas, que se apresentarão durante todo o mês. Para quem não lembra, os artistas e as bandas foram escolhidos em eventos realizados aqui em Salvador, e também São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Tanto Radiola quanto Mariela estão articulando outros shows pela Europa, a banda já tem outros sete shows marcados pela Espanha. Quem foi convidado para se apresentar no South by Southwest, em março de 2009, nos Estados Unidos, foi Vandex, que vai ter que correr atrás de vistos, passagens e de outros shows, mas abre espaço para uma oportunidade sensacional. Já é um resultado da presença dos produtores do SXSW em Salvador há uns meses atrás.

Quem esteve na Europa recentemente foi a Vanguart, que realizou shows na Alemanha, incluindo apresentação no Festival Popkomm. A segunda parte da turnê, que previa um show em Londres, teve que ser cancelada, já que a banda foi proibida de entrar na Inglaterra. Quem também esteve recentemente em shows fora do Brasil foi a banda Macaco Bong, com apresentações no Canadá.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Prêmio Caymmi
Prêmio Caymmi de música anuncia finalistas; ouça e veja principais indicados