Boicote é inútil?

Fazer boicote é inútil ou uma boa iniciativa?

O que é pior: não fazer nada e ficar só reclamando na poltrona de casa ou tentar partir para uma ação simples, fácil e prática que, mesmo que não cause efeitos diretos, não faz mal nenhum? É dessa forma que tenho encarado as críticas ao boicote que vem sendo feito contra produtos estado-unidense. Dizem que o boicote é inútil. Acho inútil é ficar só acendendo vela e vestindo branco. Falar é fácil, fazer algo, mesmo que uma ação simples de cidadania não é tão fácil, pelo menos no Brasil é assim. A gente não está acostumado a agir assim, brasileiro elogia até as atitudes políticas dos argentinos. Aprendemos, melhoramos, mas estamos longe de saber praticar a tão falada cidadania.

Tô sem tempo esses dias, mas vou tentar escrever alguma coisa. Falam que o boicote é ingênuo, que Bush não vai se tocar com isso, que ele sabe que existem milhões de pessoas anti-guerra em todo mundo. A questão não é essa, ingenuidade é achar que quem quer o boicote quer atingir diretamente Bush.
A idéia é pressionar.
Pressionar as grandes empresas norte-americanas.
Pressionar atingindo a única coisa que os grandes empresários se importam, o lucro.
Não é luta contra o capitalismo, até que poderia ser, mas não é.
Não é você deixando de beber coca-cola sozinho que vai atingir estes caras, mas imagine milhões de pessoas no Brasil e no mundo deixando de consumir coca, deixando de comer na Mc Donalds.
O que vai acontecer?

Estas empresas vão ganhar menos dinheiro, vão ter menos lucro.
Aqui e lá nos Estados Unidos também, porque são empresas filiais, o lucro é remetido para lá também, direta ou indiretamente, mas é. Ou estou enganado?
E daí? Isso vai parar a guerra?

Claro que não, mas o apoio a essa política louca de Bush de invadir países por que tá afim pode sofrer danos.
E ele depende disso, depende do apoio interno, de grandes empresas sustentando essa política.
Depende do dinheiro destes empresários que vão questionar se vale mesmo a pena, vão colocar a questão em cheque, ou pensar um pouco mais.

Leiam uma opinião bacana sobre os boicotes e aproveitem para colocar o site no bookmark.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.