Baianos caindo na estrada

Não há outra alternativa. Não adianta lançar disco e brilhar em sua cidade, se você não cai na estrada, não circula e não mostra seu trabalho em outros lugares. Ampliar o público, tornar sua música mais conhecida, ampliar horizontes e possibilidades. Fazer shows fora de seu habitat natural é um dos caminhos mais promissores que uma banda/ artista pode fazer. Talvez um dos maiores defeitos dos artistas baianos no meio mais independente durante um certo tempo foi não entender isso, ou ao menos não entender como se articular pra fazer. Essa realidade parece que vem mudando, com vários destes artistas encarando a estrada e saindo tocando Brasil afora. Nesse começo do ano, vários nomes baianos já mostram que a boa produção musical baiana da atualidade vai ultrapassar fronteiras. Bom também perceber que muitos desses nomes começam a entrar com mais assiduidade nos festivais.

O ano começa com o V Festival Rock Cordel, que acontece de 12 a 29 de janeiro, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, além de Cajazeiras e Souza, na Paraíba. O festival reúne mais de 150 artistas ou bandas de vários estados brasileiros em apresentações até o final de janeiro, entre elas três bandas baianas: Maglore, Clube de Patifes e Pastel de Miolos.

De Feira de Santana, a banda de blues-rock Clube de Patifes, que tem 12 anos de estrada, começa nesta sexta-feira (14) uma série de shows por quatro estados do Nordeste, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe, e 12 apresentações. A turnê “Gira que Gira Nordeste” inclui, além do Festival Rock Rock Cordel, o Porão Rock Fest, em Juazeiro do Norte. Veja todas as datas da turnê do grupo:

14/01/11 NOITE FORA DO EIXO – João Pessoa – PB
15/01/11 ROCK CORDEL – Cajazeiras – PB
16/01/11 ROCK CORDEL – Souza – PB
16/01/11 PORÃO ROCK FEST – Juazeiro do Norte – PB
18/01/11 PALCO RADIOFÔNICO – Natal – RN
19/01/11 TV O POVO – Fortaleza -CE
20/01/11 BAR ROTA 66 – Fortaleza – CE
20/01/11 Gravação ao vivo no Stúdio Panela Rock – Fortaleza – CE
22/01/11 ROCK CORDEL – Fortaleza – CE
22/01/11 MOSTRA DE MÚSICA – Maranguape – CE
23/01/11 BAR THE PUB – Fortaleza – CE
24/01/11 RUA DA CULTURA – Aracaju – SE

Quem também cai na estrada é a banda punk Pastel de Miolos. Do alto de seus 15 anos de existência, a banda de Lauro de Freitas começa no próximo dia 21 a turnê “Da Escravidão ao Salário Mínimo”, que inclui sete apresentações em quatro estados diferentes, incluindo o encerramento em Camaçari. Tirando a parte baiana da turnê, serão seis shows em quatro dias, tocando no Ceará, Paraíba e Sergipe. Veja a turnê completa:

21/01/11 V FESTIVAL ROCK CORDEL – Juazeiro do Norte – CE
22/01/11 V FESTIVAL ROCK CORDEL – Sousa – PB
22/01/11 V FESTIVAL ROCK CORDEL NO CIRCUITO SERTÃO É MAIS ROCK – Pombal – PB
23/01/11 Gravação Programa “Estúdio Panela” – Fortaleza – CE
23/01/11 The PUB – Panela Autoral Nordeste – Fortaleza – CE
24/01/11 Rua da Cultura – Aracaju – SE
29/01/11 Camaçari – BA

Acostumada a tocar em várias partes do Brasil, a Retrofoguetes fez uma recente viagem para Argentina e no próximo dia 18 pareticipa do projeto “Riffs, Grooves e Beats”, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, ao lado do projeto  pernambucno Maquinado, de Lúcio Maia, da Nação Zumbi.

Uma banda que despertou desde cedo para a importância de circular foi a Maglore. O grupo parte este mês para dois shows em Fortaleza, dia 21, na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall, e dia 22, no Rock de Cordel. Em fevereiro, a banda começa uma turnê pelo sudeste, com passagem pelo interior de São Paulo, incluindo as cidades de Ribeirão Preto, Serrana, São Carlos e Sorocaba. Essa turnê pode incluir ainda shows no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Quem também está com viagem marcada para fevereiro é a banda punk rock Mapache Man, que toca em cinco estado em fevereiro. Os shows serão em Mossoró (dia 11), Natal (12), João Pessoa (13), Recife (18), Maceió (19) e Aracaju (20). No meio do ano, a banda volta a cair na estrada descendo de carro para shows no Sudeste, Sule e indo até a Argentina.

Em fevereiro, outro grupo na estrada é o Baiana System, que está com show agendado para 4 de fevereiro no Sesc Pompéia, em São Paulo, dentro do Projeto Prata da Casa. O grupo deve anunciar em breve novos shows pelo Brasil.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Festival Radioca
Festival Radioca divulga programação com grade completa