2016 foi o ano que o BaianaSystem decididamente rompeu as fronteiras e se consolidou nacionalmente. Depois de um Carnaval apoteótico, o grupo ganhou visibilidade e partiu para tomar de assalto festivais pelo país. Os shows, ao lado do novo disco, ‘Duas Cidades’, trouxeram como resultado prêmios para a banda. No badalado Prêmio Multishow, o grupo ganhou em duas categorias: Melhor Hit e Melhor Disco. No finalzinho do ano, foram considerados o melhor show do ano pelo Prêmio APCA, Associação Paulista de Críticos de Artes. Para fechar 2016, soltaram “Forasteiro”, música nova e inédita.
Veja também:
– Cena musical baiana bebe dos graves da Jamaica contemporânea.
– BaianaSystem é atração de festivais pelo Brasil e parte para conquista nacional.
– BaianaSystem indicado entre os melhores do ano da APCA.
– BaianaSystem deu show em Nova Iorque.
A faixa integra a coletânea internacional “Red Bull 20 Before 17”, uma série de lançamentos exclusivos que a empresa de energéticos lança anualmente e que reúne vários nomes da música mundial. Este ano, o BaianaSystem é a representante brasileira e está ao lado de vários nomes internacionais, como Louis Baker, Erykah Badu, Dizzee Rascal, Brodka e Lil Wayne.
A instrumental “Forasteiro” já é conhecida de quem acompanha os shows da banda. A faixa segue a proposta de dar novos significados a expressões populares da Bahia, sem se preocupar em manter tradições intocadas. Nela, o grupo sai do samba de roda, da chula, para atacar como um pagodão pesado, utilizando os ritmos e a pegada da quebradeira com beats agressivos e guitarras dobradas, no caso, claro, a guitarra baiana, remetendo até ao heavy metal. Ouça abaixo.
Veja o que a banda falou sobre a música: