BaianaSystem, Rumpilezz e Retrofoguetes em atividade

BaianaSystem se apresentando na China, Orkestra Rumpilezz concorrendo ao Prêmio Bravo e dividindo palco com Móveis Coloniais de Acaju, Retrofoguetes caindo na estrada e fazendo sua primeira turnê internacional. Grupos baianos seguem mostrando que há muita produção musical de qualidade na Bahia.

Veja mais notícias do mundo da música

Baiana System na China

baianasystem BaianaSystem Rumpilezz Retrofoguetes
Dona de um dos discos mais interessantes do ano, o grupo Baiana System, capitaneado pelo guitarrista Beto Barreto, é um dos representantes da Bahia em um evento sobre música na China, a Expo Xangai. O grupo já fez sua primeira apresentação e segue com uma sequência de shows na capital chinesa levando seu trabalho de guitarra baiana. Antes de ir para o Oriente, o grupo esteve no Festival Contato, em São Carlos, interior de São Paulo, ao lado do rapper paulista Emicida e dos colombianos da banda Bomba Estéreo. Além do Baiana, o Ilê Aiyê vai representar a Bahia no evento chinês, enquanto o Samba Chula de São Braz vai a para a Dinamarca, participar da WOMEX. A ação é promovida pela Secretaria de Cultura da Bahia através do programa Bahia Music Export que também lançou uma coletânea com novos artistas baianos. Disponível para download, a coletânea tem um viés na música negra baiana, reunindo nomes como os próprios Baiana System, Samba Chula de São Braz e Ilê Aiyê, além de Tiganá, Márcia Castro, Radiola, Lazzo, Mateus Aleluia, entre outros.

Rumpilezz concorre a Prêmio Bravo

orkestra BaianaSystem Rumpilezz Retrofoguetes
Depois da ser superelogiada por nomes como Ed Motta e Charles Gavin, que afirmou que o grupo é a coisa mais importante da música brasileira nos últimos 20 anos, a Orkestra Rumpilezz está concorrendo na categoria “Melhor CD Popular” do 6º Prêmio Bravo. O grupo baiano concorre com a banda Cidadão Instigado com “Uhuuu!” e a cantora Céu com “Vagarosa”. Só grandes discos. A Rumpilezz segue desbravando o território nacional. Uma das coisas interessantes que rolaram recentemente foi o encontro de parte da Rumpilezz, especificamente seu maestro e criador, Letieres Leite, e o percusionista Gabi Guedes, com a banda Móveis Coloniais de Acaju no programa Compacto ao lado d. Quem quiser assistir, já está disponível na parte 1 e parte 2. Vale a pena.

Retrofoguetes na estrada

retrofoguetes BaianaSystem Rumpilezz RetrofoguetesQuem já ganhou uma respeitabilidade nacional e está pra cair novamente na estrada é a Retrofoguetes. O grupo começa dia 4 de novembro uma série de apresentações que começa no Festival PIB – Produto Instrumental Bruto, em São Paulo, onde aproveitam para ir ao Rio de Janeiro participar do programa Experimente do canal Multishow. Em seguida, fazem shows en  Porto Alegre com Pata de Elefante (25/11), e em São Paulo de novo, agora na II Edição do Vira Cultura, da Livraria Cultura. Em dezembro fazem a primeira turnê internacional,  com shows na Argentina. Por enquanto, estão agendados shows em  La Plata (16/12) e  Rosário (18/12). Em Salvador se apresentam no Mercado Cultural (03/12),  no Desafio das Bandas Coca-Cola com Vivendo do Ócio (05/12) e ainda fazem  “O Maravilhoso Natal dos Retrofoguetes” (15/12) no Pelourinho.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Música baiana cai na estrada e ganha festival em São Paulo