Versões sempre valem a pena quando tiram a música do estado natural e transformam em outra coisa. Pode dar errado, mas quando dá certo é muito bom. Tem também um hitaço que ganha milhares de versões pela internet. Ou mesmo as versões inesperadas, de um artista que homenageia outro em um show e surpreende todo mundo. Foi o caso do veterano Bruce Springsteen que resolveu dedicar uma música a Raul Seixas, um dos maiores roqueiros do Brasil em seus shows pelo país. Mandou “Sociedade Alternativa”, num arranjo diferente, mas respeitando a original, mas dando um novo gás à música, inclusive com sopros e um português bastante aceitável.  Será que Bruce sabe das polêmicas que ligam a letra aos ensinamentos de Aleister Crowle?

E uma banda novinha encarar de fazer uma versão para uma música hit dos anos 80 e que já ganhou versões de bandas como Buzzcocks e Arcade Fire? O Yuck encarou, pegou “Age of Consent” do New Order e fez sua própria interpretação da música.

O Queens of the Stone Age, uma das bandas mais respeitadas do mundo rock atualmente, já fez cover de gente como The Kinks,  Bob Dylan e ZZ Top. A banda resolveu fazer agora uma versão de uma música do Arctic Monkeys, “Why’d You Only Call Me When You’re High?”, do novo disco da banda ‘AM’. A versão acústica foi gravada no estúdio da BBC Radio 1 Live Lounge e nem surpreende, já que o QOTSA vem sendo uma das principais inspirações do grupo inglês.

 

E se a ex-garotinha mimosa Miley Cyrus vem causando pela extravagância, sua música chamou atenção por uma versão que deu até graça a ela. O grupo californiano HAIM fez uma cover bem legal de “Wrecking Ball” no programa Live Lounge, da BBC Radio One.

O sucesso “Fui Fiel” do cantor Pablo tem uma infinidade de versões no youtube, algo equiparável a “Get Lucky” do Daft Punk, guardada as devidas proporções. O mestre do arrocha baiano é sem dúvida um fenômeno de popularidade e só no número de versões deste hit dá para ter noção disso. Mas tem mais, a música é uma das mais tocadas no Norte-Nordeste do país, primeiro lugar em várias rádios e tem uma melodia bem bonita. Imagine Betânia ou uma banda como a Nevilton fazendo uma versão disso e fazendo ela ficar melhor ainda. Aqui é só uma das várias versões. A música foi composta peplo próprio Pablo, ao lado de Magno Santanna, Felipe Escandurras e Fabio O’Brian.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.