Logo depois de lançar Quantas vezes você já foi amado?, no final de janeiro, Baco Exu do Blues emplacou o novo álbum no top mundial dos dez maiores lançamentos da semana do Spotify. QVVJFA? ocupou o quinto posto entre os mais ouvidos daquela semana no planeta. Foram mais de 2 milhões de plays em menos de 24 horas, colocando todas as suas doze faixas na lista de Top 200 da plataforma.
Nas semanas seguintes, o rapper baiano continuou com forte presença entre as 200 mais executadas, com seis singles entre os mais tocados na plataformas. Dois meses depois, o terceiro álbum de Baco e suas faixas seguem em alta. Dois dos singles, “20 Ligações” e “Samba em Paris”, continuam entre as 200 mais tocadas no Brasil. O primeiro é o mais bem sucedido, já tendo atingido a marca de 10 milhões de execuções nas plataformas de streaming e rendendo certificado de ouro. No Spotify a música esteve no Top 10 da playlist Viral 50 Brasil e hoje está na 16ª posição.
Além de “20 Ligações”, a lista Viral 50 Brasil, que leva em consideração as interações e compartilhamentos dos usuários da plataforma para elaborar o posicionamento de cada canção no ranking, tem três outros singles do álbum QVVJFA?, “Samba em Paris”, “Lágrimas” e “Sei Partir”.
Nessa semana que publicamos essa matéria, o rapper tinha 1,9 mi ouvintes mensais (mais do que Criolo, Rashid e próximo aos números de Emicida, por exemplo). Entre artistas baianos, por exemplo, ele fica à frente de nomes como Maria Bethânia, Bell Marques, Gal Costa, BaianaSystem e Claudia Leitte, ficando atrás apenas de Ivete Sangalo, Barões da Pisadinha, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Além do certificado de ouro para “20 Ligações”, Baco recebeu também platina pelos 21 milhões de plays da música “Ela É Gostosa Pra Caralho”, do álbum “Não Tem Bacanal Na Quarentena”, de 2020. Essas duas certificações foram entregues no camarim do show que o artista realizou no Circo Voador, no Rio de Janeiro, no último fim de semana.
No dia 8 de abril, Baco se apresenta em Salvador, na Concha Acústica, dando continuidade à apresentação do disco pelo país. A turnê segue para Recife, no dia 16 de abril, dentro do Festival Fervo. Em maio, ele se apresenta em Brasília, no dia 7, na Praça das Fontes; Porto Alegre, nos dias 18 e 19, no Opinião; em Curitiba, dia 21, no Festival Coolritiba; e dia 28, no Rio de Janeiro, dentro do Festival Queremos.
QVVJFA?
Produzido por Marcelo Delamare, com beats de JLZ, Dactes e Nansy Silvvz, Quantas vezes você já foi amado? traz Baco mais amadurecido, passeando por sonoridades da música brasileira, para tratar essencialmente de amor. O álbum apresenta feats com Gal Costa, Vinicius de Moraes (em samples), Gloria Groove e Muse Maya, trechos de Batatinha e Originais do Samba, além de áudios de personalidades da música da Bahia como Ravi Lobo do Rap Nova Era, JF e Polêmico da Banda O Metrô e o ator Leandro Ramos. O aguardado álbum Bacanal, adiado por conta da pandemia, tem previsão de ser lançado após a divulgação e turnês de QVVJFA?.