Só internet salva

Há ainda quem duvide, mas a Internet é mesmo um caminho concreto no mundo da música, diversificado e bem mais democrático. O selo Mudernage de Natal, por exemplo, criou uma rádio online que divulga bandas e festivais do Nordeste, incluindo baianas, como Retrofoguetes e Brinde. Com uma programação semanal e atualização às quartas-feiras, a rádio já tem mais de oito mil acessos. Para ouvir, acesse o site www.mudernage.com.br/radio.html. É muito boa.

Outra proposta interessante é da revista MP3 Magazine (www.mp3magazine.com.br), que está chegando este mês a sua oitava edição. Nela, pode-se conhecer trabalhos de diversos artistas do circuito independente brasileiro. O mais interessante é que não são apenas algumas músicas e sim álbuns completos e entrevistas com os artistas. Na edição atual estão disponibilizados discos da banda piauiense Lado 2 Estéreo [que toca em Salvador em dezembro], a paulista Fuga e os cariocas da Fósforo 147. Nesta edição o alagoano Wado também entrou, mas a gravadora dele não autorizou que as músicas fossem liberadas para download e tiveram que tirar do ar. Pena já que o cara tem um dos trabalhos mais interessantes do país. Mas, demos um jeito e descolamos um endereço, baixe o último disco aqui.


Do que se trata a foto ao lado? The Beatles??? Não tá escrito errado não, é Beastles mesmo, de Beatles + Beastie Boys. Na verdade é o disco “Tripper Trouble”, resultado de um projeto do dj BC que tem circulado na internet. A proposta vai naquela onda de misturar músicas de artistas diferentes, nesse caso as duas grandes bandas citadas.
Esse projeto é na verdade um dos diversos do mesmo tipo que tem circulado pela internet. Lembra de “Smells like Booty” (Nirvana vs. Destiny’s Child) ou “A Stroke of Genius” (The Strokes vs. Christina Aguilera) uns meses atrás? e o “Grey Album”, que trazia uma mistura do “White Album” dos Beatles com o “Black Album” de Jay-Z? Procurando pelos programas P2P dá pra encotrar outras coisas como Prodigy vs. Beck, Radiohead vs. Beatles, Madonna vs. Sex Pistols, Ramones vs. Beastie Boys ou Joy Division vs. Missi Elliot, entre outros. Você pode fazer a busca digitando nos tais programas palavras como “mash up”, “go home productions”, “2 many djs”.

E a possibilidade de se conseguir discos piratas, gravações de shows, lados b, covers e shows acústicos? Um site muito interessante é o gringo Sabadabada que traz discos brasileiros raros e completos. Coisas de Bossa Nova, disco do Quarteto Novo, trilhas sonoras, grupos desconehcidos e por ai vai.

Festival online
Outra novidade é o primeiro festival online realizado no Brasil. O “Oi Tem Peixe na Rede”?, como o nome diz, é realizado por uma companhia de telefonia celular e tem como proposta abrir espaço para novos talentos. Com inscrições gratuitas, mas com um regulamento que merece ser lido com muito cuidado para evitar surpresas, o festival não tem restrições a gêneros musicais e somente aceitará música inéditas. A escolha dos vencedores será feita por votos na Internet e por uma comissão julgadora. O artista ou banda ganhador será contratado pela gravadora Sony-BMG para gravar e lançar um álbum e um videoclipe. Mais informações no site www.oitempeixenarede.com.br.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.