2006 tá aí…

Festivais em Recife
Falem o que quiser de Recife, mas vão lá antes. A cidade recebe alguns bons eventos nos próximos meses. Ainda em janeiro, dia 28, acontece Coquetel Molotov Independente, com quatro bandas convidadas. Já confirmadas as locais The Dead Superstars, Astar e Backing Ballcats Barbis Vocals. Em fevereiro, antes do Carnaval, acontece o Porto Musical, evento que discute os novos rumos da música e promove uma série de bons, só não divulgaram quem toca ainda. Uma possibilidade é a banda portuguesa The Gift. Logo em seguida começa o Carnaval, que por si só já vale uma ida a terra de Chico Science. Mas no meio do Carnaval acontece um festival muito bom, o Rec Beat. Não é como aqui, isolado da festa e com bandas não muto interessantes. Em abril, entre os dias 21 e 23, rola o tradicional Abril Pro Rock, melhor festival independente do país que chega a sua 14ª edição. Até agora entre os nomes confimados estão Cidadão Instigado e Orquestra Imperial, boas novidades que já valem a viagem.

Muitos shows lá no Brasil
2006 vai ser repleto de bons shows internacionais. Já em fevereiro tem Rolling Stones, U2, Franz Ferdinand, Misfits e Draft. Em março já estão agendados Oasis, Millencolin e Satanic Surfers, que pode receber também Santana, Green Day e Simple Plan. No decorrer do ano devem passar por aqui Jamiroquai, The Gift, Depeche Mode, Seal, David Gilmour, Simply Red, Donna Summer, Robbie Williams e Lauryn Hill. Bob Dylan, Supergrass, Shakira, Jack Johnson, Bloc Party e Madonna. O System of a Down está em negociação para se apresentar no festival Chimera Rock. O The Who também deve incluir o Brasil em sua volta às turnês.

Os gringos aqui também
O caso é o seguinte. Salvador corre sério risco de receber algumas atrações internacionais de certo peso em 2006. Nomes confirmados até agora apenas Fatboy Slim, que toca na terça-feira de Carnaval puxando um bloco. O Claro que é Rock ainda não foi divulgado oficialmente, muito menos se haverá etapa em Salvador novamente, mas pelo sucesso em 2005 a capital baiana deve sediar um dos shows da seletiva. O nome que vem sendo cogitado para a apresentação é do grupo inglês Kasabian. Porém, a grande atração de 2006 em Salvador deve ser mesmo o Tim Festival. Como o evento costuma divulgar os nomes de suas atrações apenas no meio do ano, resta torcer. Se for como em 2005, que Belo Horizonte e Porto Alegre receberam alguns dos bons grupos trazidos para o festival será ótimo. É aguardar.

Ficou na promessa
O Festival de Verão até agora não anunciou sua atração internacional. Depois de uma tentativa com o cantor Seal, boatos falando do grupo de rap cubano Orishas e da cantora Laurin Hill, negativa de Alanis Morissette, devem ficar devendo. E muito. Não mudou nada, não será esse ano que o festival trará algum nome internacional relevante. Pior, o palco principal recebe a pior programação da história do festival.

Mas há poréns
Parece que a chuva de críticas chegou aos ouvidos dos produtores, que trataram de melhorar a escalação do palco alternativo, que esse ano recebe o nome de “Festival Guetho Square”. Parece que na última estão tentando limpar a merda que fizeram. A noite Trama, do dia 2 (quarta), terá abertura da banda baiana Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta. Atendendo aos pedidos do público. Na mesma noite se apresentam ainda Otto e os paulistas da Cansey de ser Sexy, além de dois outros nomes que prefiro nem repetir. Na noite de abetura, o palco recebe as bandas Leela, Luxuria e Medulla. Se pudesse apostar dinheiro, apostaria que a tal Meteora entra na vaga que resta. As três outras noites serão definidas por Carlinhos Brown. Até agora, só se sabe que na noite do Hip Hop, o palco receberá a banda Pavilhão 9 e o cantor MV Bill.

Discos dos melhores em 2006
Três das bandas que mais importam no mundo hoje lançam disco novo em 2006. Strokes, Flaming Lips e Radiohead. A primeira solta hoje seu terceiro disco, “First Impressions of Earth”?, que já vazou na internet e só não ouviu quem não quis. O Flaming Lips está em alta atividade, como já noticiamos aqui. A banda solta “At War With The Mystics”? no dia 3 de abril. Antes, na última semana de março, a banda lança o single “The Yeah Yeah Yeah Song”?. Em 2006,o grupo vai também reeditar “The Soft Bulletin”?, de 1999, com a inclusão de duas faixas extras; lança o filme “Christmas on Mars”? e um DVD, apresentando shows e vídeo-clipes.

O novo do Radiohead
O disco mais esperado do próximo ano deve ser mesmo o novo da banda inglesa Radiohead, que ainda não tem nome nem data de lançamento. Em fevereiro, o grupo deve terminar as gravações do álbum, que pela primeira vez desde “The Bends”?, segundo trabalho do grupo, não terá a produção de Nigel Godrich. O sucessor de “Hail To The Thief”?, lançado em 2003, será produzido por Mark “Spike”? Stent, que já trabalhou com Madonna e Björk e também com trilhas sonoras de filmes. Antes do lançamento, em abril, a banda irá disponibilizar duas novas músicas para download na internet. No mês seguinte, o Radiohead começa uma turnê pela Europa para testar nos shows algumas das novas composições. A previsão é em seguida realizar uma turnê pelos Estados Unidos. A esperança é esticar para uma passagem pelo Brasil.

Outros discos
Muitos outros lançamentos relevantes estão sendo esperados para 2006. Desde gente nova como Razorlight, o hypado Artic Mokeys, The Rakes, Bloc Party, até algumas mais veteranas, como Sepultura, Sonic Youth, Metallica, Placebo, Secret Machines, Snow Patrol… O Red Hot Chili Peppers está desde março gravando um álbum duplo que deve incluir 25 músicas. Com título provisório de “Stadium Arcadium”?, o disco deve ser lançado em abril. Richard Ashcroft lança no dia 23 de janeiro seu terceiro disco solo, “?Keys to the World”?. Já o Primal Scream volta pra garagem e solta disco novo sem elementos eletrônicos e calcado num rock cru, como já fizeram no início. Após brigar com a gravadora, exigir mais divulgação, o Linkin Park assinou com a mesma gravadora e prepara um trabalho novo para 2006. Para isso os integrantes conseguiram um adiantamento de 15 milhões e um aumento de 20% nos royalties. Entre março e abril sai o terceiro álbum do The Vines. O Yeah Yeah Yeahs solta novo trabalho em março, The Cure no segundo semestre.Quem também deve lançar novidades são os australianos Kylie Minogue e Siverchair.

Nacionais
No Brasil, saem trabalhos novos de Mundo Livre S/A, Wander Wildner, Mombojó, Skank, Eddie, entre outros.

Aqui também
No cenário baiano, entre singles, EPs e álbuns, algumas bandas devem lançar material novo, como Los Canos, Sangria, Maria Bacana, brincando de deus, The Honkers e Cascadura. Essa última prova o excelente momento do rock baiano.O novo CD sairá encartado na revista OutraCoisa (aquela de Lobão) no mês de março. É a primeira vez a publicação vai encartar um CD de artista baiano.

OutraCoisa
Antes, neste mês de janeiro, a publicação traz o disco “Saudade das minhas lembranças”? do carioca Nervoso todo remixado. Pena que a 13ª edição da revista, de novembro, que traz o CD da banda gaúcha Bidê ou Balde, ainda não chegou por aqui.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.