Festival Radioca

Festival Radioca divulga programação com grade completa

Festival Radioca divulga programação completa incluindo as bandas Cidadão Instigado, Mulheres q Dizem Sim, OQuadro e Pirombeira.

Criado a partir do programa de rádio de mesmo nome, o Festival Radioca finalmente divulgou sua programação final neste domingo (28). Programado para os dias 1 e 2 de agosto, no Trapiche Barnabé, Comércio, o evento terá, além dos nomes já divulgados, a banda Cidadão Instigado, o grupo veterano Mulheres q Dizem Sim, e os locais OQuadro e Pirombeira.

A proposta é bem parecida com o programa, fazer um panorama da atual música brasileira, sem se prender a estilos específicos. Por isso não surpreende que o festival reúna rock, rap, afrobeat, ritmos nordestinos, pop e mpb num mesmo espaço. Os quatro nomes divulgados se juntam aos outro quatro divulgados anteriormente: Siba, Apanhador Só, Ifá Afrobeat e Anelis Assumpção.

Veja a programação do Festival Radioca:

01 DE AGOSTO:
Cidadão Instigado (CE)
Apanhador Só (RS)
Ifá Afrobeat (BA)
Pirombeira (BA)

02 DE AGOSTO:
Siba (PE)
Anelis Assumpção (SP)
Mulheres Que Dizem Sim (RJ)
OQuadro (BA)

Veja também:

Calendário de festivais e circuitos de música na Bahia; veja o que vem por aí
Festivais independentes movimentam Brasil no segundo semestre

Um dos grandes méritos do festival já é reunir dois dos nomes mais importantes da música brasileira da atualidade lançando dois dos discos mais interessantes do ano até agora. Cidadão Instigado com “Fortaleza”, e Siba com “De Baile Solto”. Ambos há algum tempo não se apresentam em Salvador e voltam em um momento bem simbólico de suas trajetórias. A banda de Fernando Catatau pisando mais fundo no rock pesado e progressivo e projetando uma sonoridade mais densa (leia entrevista sobre o disco), enquanto Siba junta as influências mais tradicionais e rurais de seus trabalhos anteriores (Mestre Ambrósio e A Fuloresta) com sonoridades mais oníricas e urbanas que já havia proposto em seu primeiro disco.

Entre as boas surpresas está a banda carioca Mulheres q Dizem Sim, que é originária dos anos 90, desconhecida de grande parte do público, mesmo o mais ligado aos sons independentes, mas é uma das principais referências da cena atual, em especial a carioca. Formada por nomes hoje conhecidos do cenário musical, Pedro Sá, Maurício Pacheco, Domenico Lancelotti e Palito, o grupo tem apenas um disco lançado e influenciou diretamente nomes como o Los Hermanos, com suas misturas de samba-rock, bossa nova, rock alternativo e jazz. O grupo voltou a se reunir ano passado, mas realizou poucas apresentações e o show na capital baiana vai ser uma das raras oportunidades de ver o grupo.

De fora do estado

Completa a lista de convidados de fora do estado, os gaúchos do Apanhador Só e a cantora e compositora paulista Anelis Assumpção. Ambos já se apresentaram em Salvador, mas em shows menores e sem grande divulgação. Entre os nomes da Bahia, o festival reuniu duas das bandas que mais tem chamado atenção nos últimos anos. A ilheense OQuadro, que faz um rap mesclado com ijexá, afrobeat, black music e outras sonoridades, tem mais de uma década de estrada, mas foi a partir de seu primeiro disco, lançado em 2012, que passou a chamar mais atenção e realizado shows por vários cantos, inclusive na Europa, onde voltam esse mês para participação no festival dinamarquês Roskilde.

Já a Ifá Afrobeat é uma das boas surpresas da cena soteropolitana (leia entrevista aqui) dos últimos 2 anos. Premiada como revelação na última edição do Prêmio Caymmi, a banda faz um som calcado no afrobeat criado por Fela Kuti, mas insere elementos de ijexá e funk. O outro nome confirmado é o do grupo Pirombeira, também premiado no Prêmio Caymmi, mas como melhor banda. Criada em 2010, banda tem uma sonoridade particular que transita entre temas instrumentais e canções, norteado pelas rítmica nordestina, numa abordagem moderna do baião, frevo, chula e ijexá.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Edital Petrobras Baianos Festival Rumpilezz, Ilê Aiyê, Orquestra Afrosinfônica Xenia França
Projetos baianos são selecionados em edital da Petrobras; veja lista completa