Festivais e projetos de música na Bahia em 2011 (atualizada)

Festivais e eventos de música costumam borbulhar em Salvador no segundo semestre. Em 2011 não será diferente com alguns dos bons eventos que têm acontecido nos últimos anos se repetindo e outros novos surgindo. Bacana que não é só na capital, várias cidades do interior estão consolidando eventos de bom porte, que costumam levar atrações locais, estaduais, nacionais e até internacionais para suas praças e espaços. Vamos dar uma geral no que está para acontecer até o final do ano, bom ir se programando, porque é muita coisa. O primeiro evento já aconteceu, foi o Conexão Vivo que recebeu 55 artistas em shows na Pituba. Lembrando que as informações vão ser atualizadas a todo tempo, conforme novos eventos e novas atrações forem sendo confirmados.

Futurama – Música e Intervenção Ambiental
Praça das Artes – Pelourinho
Agosto a Novembro
Novo projeto que acontece na Praça das Artes durante quatro meses, reunindo artistas baianos e convidados. A primeira edição recebe o power-trio mineiro The Hells Kitchen Project, o cantor e multi-instrumentista paulista Curumin, a banda baiana Retrovisor, além do Dubstereo, grupo baiano de dub.

27 de agosto
The Hells Kitchen Project (MG), Retrovisor (BA), Dubstereo (BA) e Curumim (SP)

17 de setembro
Dois em Um, Mikael Multi e Percussivo Mundo Novo (BA), Radiola (BA) e Cabruêra (PB) – Praça das Artes – Pelourinho

Coquetel Molotov
coquetelmolotov.com.br/blog/tag/salvador/
Salvador
11 e 12 de outubro
Depois de estrear em Salvador no ano passado, trazendo nomes como Dinosaur Jr, Soko, Céu e Cidadão Instigado, o festival pernambucano garante sua edição em terras baianas para 2011. As primeiras atrações já foram confirmadas, a banda britânica Guillemots, a norte-americana Health, o paulista Rômulo Fróes, e, provavelmente, a cantora Hindi Zahra, de Marrocos.

– Guillemots
– Health
– Rômulo Fróes

A Festa do Meio – 1ª Virada Cultural da Ilha de Itaparica
Mar Grande – Ilha de Itaparica
14 e 15 de outubro
Uma festa  periódica se transforma numa virada cultural, essa é a Festa do Meio, que este ano cresce e se transforma num evento de bom nível em plena Ilha de Itaparica. A mistura de gêneros chama atenção, com rap, rock, samba e outros ritmos misturados num mesmo evento. Alguns convidados de fora do estado abrilhantam a festa, mas os destaques são mesmo os artistas baianos confirmados, como Baiana System, Retrofoguetes e Camisa de Vênus.

Dia 14
Maviael Melo (PE)
Minho San Liver (SE)
Eduardo Alves
Chita Fina
Laurinha
Luciano Calazans
Manuca Almeida
Mensageiros do Vento
Zé da Mala
Camisa de Vênus
Dj Gug

Dia 15
BaianaSystem
Retrofoguetes
A Volante do Sargento Bezerra
Versu2
Roberto Mendes
Expresso 4
Sonekka
Tavito (SP)
Morão di Privintina
Neto Lobo e a Cacimba
Meninas do Bagajá
Zé da Mala
Dj Gug

Brasil Celtic Festival
Salvador
14 e 16 de outubro
Evento que acontece pela primeira vez na Bahia e que tem como proposta o intercâmbio cultural entre artistas brasileiros e irlandeses. Ainda em local definido, podendo ser no Pelourinho ou na Concha Acústica, vai trazer para Salvador bandas irlandeses não tão conhecidas, como Mako (indicada a 4 Grammys este ano) e que toca um misto de rock, funk, blues e beach music, como eles mesmo batizam, a indie rock Bipolar Empire e a tradicional Blackwater Celtic Trio.

– Mako
– Bipolar Empire
– Blackwater Celtic Trio.

Festival Big Bands
festivalbigbands.blogspot.com/
Salvador
26 a 30 de outubro
Ainda sem uma definição do formato desse ano, o festival deve seguir o mesmo modelo dos anos anteriores de reunir bandas baianas com algusn convidados de fora do estado em dois dias no Pelourinho. Um nome cotado é o do rapper paulista Emicida.

Festival Suíça Baiana
Vitória da Conquista
28 a 30 de outubro
O festival esse ano vai crescer, ganhando mais um dia e mais atrações se apresentando. A idéia é levar pra Conquista alguns dos destaques do cenário baiano, bandas locais e atrações de fora do estado. No total serão 30 bandas, divididas em seis grupos locais, dez do restante do estado e 14 de fora. Entre os nomes confirmados estão Canastra (RJ), Guachass (URU), Hillbilly Rawhide (PR), além de bandas que se apresentarão no Festival DoSol (RN) e Big Bands. Entre os nomes baianos que devem se apresentar estão Maglore, Pirigulino Babilake e Suinga. O rapper paulista Emicida deve ser o headliner.

dia 28/10
Garboso (BA)
Nantes (SE)
Transmissor (MG)
Nevilton (PR)
Gloom (GO)
Apanhador Só (RS)
Maglore (Salvador)
Os Barcos  (BA)
Autoramas + BNegão (RJ)

dia 29/10
Randômicos (BA)
Versu2 (BA)
Talma & Gadelha (RN)
Suinga (BA)
Canastra (RJ)
Pirigulino Babilake (BA)
ATRAÇÃO SURPRESA
Ladrões de Vinil  (BA)
Emicida (SP)

dia 30/10
Distintivo Blue (BA)
Mugo (GO)
Clube de Patifes (BA)
Clamus (CE)
Maldita (RJ)
Facada (CE)
Hillbilly Rawride (PR)
Cama de Jornal (BA)
Ratos de Porão (SP)

Feira Noise
Feira de Santana
28 de outubro, 1, 4, 5 e 6 de novembro
O principal festival de Feira de Santana vai crescer esse ano, acontecendo durante toda semana, de 28 de outubro a 6 de novembro, com shows em praças da cidade durante a semana, encerrando na sexta e sábado, no Centro de Cultura. A idéia é reunir 25 artistas, entre locais e nomes conhecidos do cenários independente baiano e nacional. Entre os confirmados estão os cariocas da Canastra, os paranaenses da Nevilton e a baiana Suinga, mas a produção está cogitando artistas como BNegão, Do Amor, Emicida, Autoramas, entre os nacionais e Os Barcos e Vendo 147, entre os baianos. Tudo depende de quanto de apoio vão conseguir. Outra mudança esse ano é que o festival não terá foco apenas na música, será um festival de arte integrada, com dança, cordel, artes plásticas, artes circenses, além de debates e oficinas.

– Canastra
– Nevilton
– Suinga
– Talma & Gadelha

Festival Umbuzada
Juazeiro
10 a 12 de novembro

Festival Lado BA
Salvador
22 a 24 de novembro

Ronei Jorge
Vandex
Suinga
Dubstereo

Festival Avuador
Vitória da Conquista
24 a 27 de novembro

Festival Musiques Métisses
Salvador – Forte do Barbalho
Novembro
Criado em Angoulême, na França, em 1976, o Festival Musiques Métisses ganhou sua primeira versão baiana no ano passado e já tem confirmada sua segunda edição este ano. A proposta é reunir artistas da música contemporânea francófona com cantores e instrumentistas da Bahia, reforçando o diálogo musical a partir de uma matriz negra. Ano passado, entre os convidados estavam Mounira Mitchala e Didier Awadi, além de artistas baianos. Em 2011, está confirmado, por enquanto, o cantor e instrumentista Blick Bassy, de Camarões. Além de música, a edição deste ano terá filmes (documentário e ficção) ligados à música negra e diáspora.

– Blick Bassy (Camarões)
– Riachão

Chocolate Groove
Ilhéus
Novembro (previsão)
Festival que tem proposta de reunir artistas de Ilhéus, mas que deve receber nomes de fora do estado graças a parceira com o Fora do Eixo. O festival tem pretensões de ganhar reconhecimento nacional, e pretende mostrar a força e as qualidades das bandas da região sul, mesclando artistas de gêneros diversos: samba-de-roda, reggae, hip hop, rock, blues, dub, música nordestina, entre outros.

Mercado Cultural
www.mercadocultural.org
Salvador
Dezembro
Sem nada ainda divulgado, o Mercado Cultural já está no calendário da capital baiana como um dos eventos bacanas. Mesmo tendo perdido muito de sua importância nos últimos anos e deixado de ser o evento imperdível que já foi, sempre traz novidades e artistas interessantes para Salvador.

Festival Baianada
festivalbaianada.blogspot.com
Salvador
Dezembro
Também não há nada definido pelos produtores do Baianada, apenas a certeza que sua terceira edição será realizada. O festival, que se propõe a apresentar o as novidades do cenário musical baiano, já levou aos palcos nomes como Sertanília, Ronei Jorge, A Volante do Sargento Bezerra e Matiz, e convidados especiais, como Karina Buhr, Cidadão Instigado e Lucas Santtana.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.