Toda semana somos agraciados com milhares de lançamentos de singles, clipes e álbuns de tudo quanto é gênero e de lugares os mais diversos do planeta. Sempre destacamos alguns deles pelo nosso instagram, mas dessa vez conseguimos trazer para cá, separando alguns dos trabalhos que nos chamaram atenção essa semana. Entre os álbuns, os novos de Fatoumata Diawara, Martinho da Vila e Albert Hammond Jr. são os destaques, enquanto os clipes de Lana Del Rey, Rubel, Janelle Monáe, Jorja Smith e Queens of the Stone Age também merecem atenção. Entre os diversos singles, novidades de Angel Olsen, Tinariwen, Paris Texas, Nevilton, Pretenders, Joana Terra e Juliano Holanda, Ian Brown, Christine and The Queens, Beach Fossils, Tenacious D, Volver, além de encontros especiais como Margo Price, Mavis Staples e Adia Victoria, Billy Saga e Tuyo, entre outros.
Atriz, cantora, compositora e guitarrista do Mali, Fatoumata Diawara sabe muito bem mesclar a música tradicional de seu país com blues, jazz e soul. Em seu novo trabalho, London Ko, ela continua mostrando sua musicalidade universal. Com contribuições de nomes como Damon Albarn (também responsável pela produção de metade das músicas), do pianista cubano Roberto Fonseca, do rapper ganense M.anifest, entre outros, ela insere afrobeat, jazz, pop, funk e hip hop em sua deliciosa mistura de difícil catagolação.
Aos 85 anos, o mestre Martinho da Vila aparece com mais um novo grande álbum. Em Negra Ópera, o artista fluminense apresenta três músicas autorais inéditas e regrava sambas de Zé Keti, Wilson Baptista e Adoniran Barbosa. O álbum traz participações de Chico César, cantando e tocando violão; de Preto Ferreira; Will Kevin, nome da nova geração do gênero R&B nacional; além das filhas Mart’nália e Maíra Freitas, esta tocando piano.
Se o Strokes segue quase como uma ex-banda em atividade, um de seus principais integrantes, o guitarrista Albert Hammond Jr., segue apresentando novidades mais interessantes. Depois de um single novo em abril, ele soltou a primeira parte de seu novo álbum Melodies on Hiatus – Part 1.
São oito faixas de Hammond Jr. em parceria com Simon Wilcox, que escreveu remotamente as letras. O álbum completo só sai dia 23 de junho.
Outros álbuns lançados esta semana:
Dani-Vie – Minha Cara
Hiran – Jaqueira
Amanda Magalhães – Maré de Cheiro
Midwife & Vyva Melinkolya – Orbweaving
Grandaddy – Sumday: The Cassete Demos
Alison Goldfrapp – The Love Invention
Zeeba – Cultivar (EP)
White Denim – Relaxed
NPKN – Amor
Idlibra – Muganga (EP)
Colin Stetson – When we wera that what wept for the sea
Marcelo Tofani – Fantasia de um amor perfeito
Overmono – Good Lies
Nico Segal – Tell the Ghost Welcome Home
RP Boo – Legacy Volume 2
Esben and The Witch – Hold Sacred
TheKVB – Artefacts (Reimaginings From The Original Psychedelic Era)
KY – Power Is The Pharmacy
CLIPES
Das maiores artistas da atualidade, Lana Del Rey se apresenta este mês aqui (lá) pelo Brasil. Essa semana ela soltou o primeiro clipe de seu mais recente álbum, Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd, lançado em março. A faixa escolhida, “Candy necklace”, traz basicamente a cantora desfilando sua voz acompanhada do piano de Jon Batiste. Eles estão juntos também num lindo clipe, que é na real um curta com mais de 9 minutos de duração e imagens em p&b. Lana Del Rey aparece deslumbrante como uma estrela de cinema dos tempos áureos de Hollywood, alternando figurinos, cabelos e maquiagens, ora aparecendo morena, ora loira, e até como Marilyn Monroe, com pinta e tudo. Filmado em Los Angeles, o vídeo foi dirigido por Rich Lee, que já havia trabalhado com ela e com nomes como Eminem, Maroon 5, The Black Eyed Peas, Norah Jones e Michael Bublé.
Outros dois clipes que chamaram atenção trazem um clima muito parecido entre si. “Put@ria” de Rubel e “Lipstick Lover” de Janelle Monáe criam uma atmosfera de sensualidade, sexualidade livre, muitos beijos, heteros, homos, triplos, e um ambiente dionísico. Liberdade sexual e hedonismo à flor da pele para rebater o clima conservador que parte da sociedade defende.
A obviedade de se manter na zona de conforto não passou por Rubel em seu último álbum. Em As Palavras ele não se contentou com o bom mocismo e sofisticação da MPB e foi trafegar por ritmos brasileiros populares, como forró, pagode e funk. Com participação de BK, Gabriel do Borel e Mc Carol ele gravou “Put@ria!”, que agora ganha esse clipe caprichado com a direção de Belle de Melo e participação da modelo, influenciadora e tik toker Priscila Caliari. Ele sai beijando todo mundo em meio a muitos outros beijos e clima de pura sacanagem.
Segundo ele, “Putaria é o clipe mais divertido, louco, caro, intenso e safado que eu já fiz”. A música também vai no caminho oposto do que ele fazia antes. “Eu queria fazer uma música para as pessoas dançarem, para as pessoas treparem, para as pessoas serem felizes.”
O novo trabalho de Janelle Monáe foi lançado como clipe e single e estará no novo álbum da cantora, intitulado The Age Of Pleasure, que chegará ao mercado em 9 de junho. O clipe de “Lipstick Lover”, dirigido pela própria artista com Alan Ferguson, traz um sensual registro audiovisual onde ela aparece numa festa repleta de beldades. Aqui também tem muita pegação, mas com corpos muito mais expostos e um erotismo sugestivo.
Ambos os clipes são picantes e bem bonitos, mas o da artista norte-americana caiu na censura conservadora e hipócrita do YouTube, que impede dele ser postado e visto fora do ambiente da plataforma. Caso tentem, aparece a mensagem “Este vídeo tem restrição de idade e está disponível apenas no YouTube”. A razão? Bundas, muitas bundas, e peitos, mesmo que com mamilos desfocados. Postamos abaixo para vocês conferirem a estupidez.
Para assistir você pode clicar aqui, o que qualquer criança pode fazer com a mesma facilidade, não é?
Menos picante, mas no clima da sensualidade, é o novo clipe da cantora inglesa Jorja Smith. Seu bom trabalho de R&B com elementos de pop, alternativo, jazz e sensualidade segue vivo nesse novo single, “Little Things”. O clipe, dirigido pelo diretor britânico Bolade Banjo, foi filmado em Peckham, Londres, e apresenta a história de um jovem casal em um momento de luxúria, intercalada com entrevistas ao vivo com pessoas que estão desfrutando da noite.
No mundo do rock, destaque para o retorno do Queens of the Stone Age, com “Emotion Sickness”, que ganhou clipe dirigido po r Liam Lynch. A faixa é a primeira em seis anos e serve como prévia para o próximo disco da banda, In Times New Roman… , que será lançado no dia 16 de junho.
SINGLES
Além de álbuns e clipes, a semana trouxe dezenas de singles, que listamos na playlist abaixo, mas gostaríamos de destacar alguns:
- A nova música do duo californiano de hip-hop alternativo Paris Texas, “Bullet Man”;
- O cover de “My Reverie”, popularizado por Larry Clinton & His Orchestra, gravado pela sempre certeira Angel Olsen para a trilha da série A Small Light, da National Geographic. A trilha, que será lançada, em 23 de maio, traz também versões gravadas por Danielle Haim, Kamasi Washington, Weyes Blood, Moses Sumney, entre outros;
- O coletivo de músicos tuaregues Tinariwen lançou mais uma prévia de seu novo álbum, Amatssou, que será lançado em 19 de maio. “Anemouhagh” traz participação do músico norte-americano Fats Kaplin, que participa de outras faixas do trabalho, assim como Daniel Lanois e Wes Corbett;
- A baiana radicada em Recife Joana Terra soltou “Outra Natureza”, sua nova parceria com o pernambucano Juliano Holanda;
- A nova de Christine and The Queens, “Tears Can be so Soft”;
- Lembra dos Pretenders? Eles seguem na ativa e estão com um novo single “Let The Sun Come In”;
- Outro veterano com novidades é Ian Brown, aquele fundador do The Stone Roses. Mais uma vez ele vem questionando tudo em “Rules”, uma espécie de reggae indie combelos sopros em que diz: “Não vou seguir as regras deles, não posso seguir as regras deles”;
- Morando na Itália, o paranaense Nevilton aparece com “Mãe”, uma bela homenagem às mães na véspera do dia delas;
- Um hino pelos direitos humanos gravado no encontro de Margo Price, Mavis Staples e Adia Victoria, com direitos em benefício da justiça reprodutiva;
- Tem a volta dos pernambucanos da Volver com “Volver de Novo”;
- Uana – Se Você Não Queria;
- A banda indie Beach Fossils lançou “Seconds”, quarto singles de seu novo álbum Bunny, que será lançado em 2 de junho;
- O rapper paulistano Billy Saga se junta à banda Tuyo em seu novo single “Conversa Sincera”, prévia de seu novo álbum;
- “Video Games”, a nova música do Tenacious D, é sobre videogames. Para quem não sabe, essa é a banda do ator Jack Black;
- Nova queridinha indie, a banda novaiorquina Geese lançou um ótimo novo single, Mysterious Love”, que remete a vários sons que amamos.
- O reggaeman baiano Prince Addamo lançou seu novo single “Zileide” em homenagem a jornalista Zileide Silva – mulher negra pioneira no telejornalismo brasileiro.