Um dos nomes baianos mais badalados pela crítica musical atualmente, a Orkestra Rumpilezz, liderada pelo maestro Letieres Leite, está preparando as malas para fazer seus primeiros shows na Europa. O grupo está com uma pequena turnê agendada por três cidades européias em outubro. A programação inclui apresentações em Bruxelas, na Bélgica, no dia 19 de outubro, Amsterdã, na Holanda, dia 20, e Zurique, na Suíça, no dia 21. Na Holanda, o show integra o Brasil Festival Amsterdam, evento que receberá artistas brasileiros de diversas linguagens, que vão de cinema a artesanato, passando, claro pela nossa música.
Veja mais notícias do mundo da música
Antes da turnê européia, o grupo se apresenta no Festival Perc Pan, em São Paulo, no dia 11 de setembro, e no Rock in Rio, no dia 23 de setembro, dividindo o palco com a banda Móveis Coloniais de Acaju e a cantora Mariana Aydar, no palco Sunset.
Histórico
A Orkestra Rumpilezz foi criada em 2006 pelo maestro, arranjador e saxofonista Lettieres Leite, trabalhando a música ancestral baiana em uma roupagem harmônica moderna. É composta por 5 percussionistas e 15 músicos de sopro. O nome da orquestra é composto pelos sons Rum, Rumpi e Lé, que representam os três atabaques do Candomblé, e o ZZ, o Jazz. Em 2008, foi gravado o primeiro CD do grupo, que levou o nome da orquestra e foi gravado na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador/BA, e foi lançado pelo selo Biscoito Fino e Caco Discos.
Saiba mais sobre a Orkestra Rumpilezz aqui.