Indie brasileiro ganhando espaço

nullSe alguém contasse cinco anos atrás ninguém ia acreditar. O indie brasileiro está se inserindo no indie mundial. Não é mais apenas Cansei de Ser Sexy, nem Bonde do Rolê, nem apenas bandas de Metal, aos poucos bandas que tocam ali, na casa de shows preferida, está em turnê internacional. É o assunto de toda coluna e blog pop essa semana. Isso porque o festival South by Southest, realizado na cidade texana de Austin e um dos mais bacanas do país que nos deu o rock, anunciou sua programação com cerca de 1600 atrações, incluindo nomes novos de várias partes do mundo e outros mais conhecidos como R.E.M., Raveonettes, Thurston Moore, Digitalism, Diplo, Nada Surf, British Sea Power, The Vines, entre outros. Dentre elas estão 14 artistas brasileiros. O festival acontece em várias casas, bares e espaços da cidade entre os dias 7 e 16 de março. Os brasileiros convidados foram: Telerama e O Quarto das Cinzas de Fortaleza; Vamoz do Recife; Marcelo D2, Pierre Aderne e Alexia Bomtempo do Rio de Janeiro; Curumin, Debate e Tita Lima de São Paulo; Fruet & Os Cozinheiros e Pata de Elefante de Porto Alegre; Nancy e Lucy and The Popsonics de Brasília e MQN de Goiânia. As duas últimas já estão com as malas prontas e vão aproveitar a viagem para mais shows. O MQN tem mais três shows pelos Estados Unidos, enquanto o duo Lucy and the Popsonics segue os passos do CSS e engrena uma longa turnê internacional. São 15 shows entre março e abril, incluindo cidades dos Estados Unidos, além de Alemanha, Espanha e o IDEAL festival, na França.

Concursos e Revistas
Destaque também para a banda pernambucana River Raid que está entre as finalistas do concurso International Songwriting Competition, na categoria rock. Trata-se de um concurso de composição de músicas que teve mais de quinze mil inscritos e agora chega na etapa final. Entre os juízes estão Julian Casablancas do Strokes, Robert Smith do The Cure e Frank Black do Pixies. Outra notícia bacana é que a revista Brazuca (www.brazucaonline.org), que circula com 30 mil exemplares na França e na Bélgica, está com a coletânea de música independente “Le Noveau Rock Brésilien” encartada em sua nova edição. Organizada pelo site Senhor F, o CD traz músicas de nomes como Autoramas, Móveis Coloniais de Acaju, Vanguart, Hurtmold, entre outros. Na nova edição da publicação americana “The Brazilian Sound”, que é produzida pelo ex-colunista da Billboard Chris McGowan e será lançada em agosto, um dos destaques é a ótima banda paraense Cravo Carbono.

Nas bancas
A nova edição da revista Rolling Stone chega às bancas nos próximos dias trazendo a banda Radiohead na capa e na matéria principal. Tem ainda texto de arquivo com Bob Dylan, matéria sobre Wander Wildner, o novo disco do Júpiter Maçã, além de Jonhnny Depp. Ainda não é oficial, mas corre sério risco da revista OutraCoisa, aquela do Lobão, encerrar suas atividades. A confirmar.

Lançamento
Depois de idas e vindas, finalmente o primeiro disco da banda baiana Theatro de Séraphin sai do forno. Trata-se de “EP”, com seis músicas da banda, que está sendo lançado numa parceira entre os selos baianos Atalho e Big Bross. Para quem gosta de boa dose de guitarras distorcidas e melancolia.

Na agenda
Anota ai. Nessas e nas próximas semanas, Salvador recebe shows de Roberta Sá, Autoramas, Céu, Pitty, Black Alien, Mombojó, Trio Mocotó, Matanza e Rock Rocket. Veja ao lado.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.