Novidades nas bancas
As principais revistas de música e cultura pop estão com novas edições chegando nas bancas. A Rolling Stone, que nos Estados Unidos está comemorando 40 anos com edições comemorativas, no Brasil comemora um recorde de publicidade, com mais de um terço de suas páginas com anúncios. A revista, que está saindo com uma circulação média de 58 mil exemplares, traz na edição deste mês matéria de capa com a cantora Marisa Monte, além de textos sobre o Pink Floyd, South Park, entrevista com Steven Tyler, do Aerosmith, entre outras coisas. Já a Biz traz em sua nova edição, matéria de capa sobre o diretor Quentin Tarantino, além de falar do The Police, Cachorro Grande, Eumir Deodato, Tibaland e os 10 maiores micos em cima do palco. Boa novidade traz a revista OutraCoisa, que em sua nova edição traz encartado o novo e segundo CD de uma das melhores bandas do Brasil, a carioca Canastra. O CD “Chega de Falsas Promessas” iria sair pela Sony BMG, como resultado de um concurso, mas agravadora não acreditou muito e estava enrolando. Depois a majors reclamam da sorte. Corra atrás, a Canastra faz uma interessante mistura de rockabilly, swing, jazz, country, surf music e boa música brasileira.
Céu sem limites 2
Poucos post atrás falamos que a cantora paulista Céu havia alcançado o primeiro lugar da parada americana “Heatseekers”, mas ela foi além e chegou à segunda posição na parada destinada a álbuns independentes da Billboard. O disco de Céu só é superado na lista pela badalada banda Bright Eyes e supera nomes como Arcade Fire, Blonde Redhead e The Shins.
Brasil lá fora
Outros nomes do meio alternativo brasileiro estão também apostando no exterior. Além de Pitty, de quem já falamos aqui, quem também está arrumando as malas para se apresentar no Japão são capixabas do Mukeka di Rato, que vão tocar em dez cidades japonesas. O grupo prepara o primeiro CD pela Deckdisc para agosto. Quem também está partindo para uma turnê pelo exterior são outros dois grupos brasileiros. O Forgotten Boys toca pela América Latina, enquanto o Autoramas faz 18 shows em Portugal, Espanha, Holanda e Bélgica.
Cascavelettes
“Bom, bom bom… faz aquela… nega… do outro lado, daquela rua…”. Essa foi a música de maior sucesso do grupo gaúcho Cascavelettes, que integrou até trilha sonora de novela global. Pois o grupo, que terminou em 1990, influenciou muita gente e ajudou a imprimir a marca “rock gaúcho”, fará um show com a formação original. Nei Van Sória, Flávio Basso (conhecido como Júpiter Maçã), Frank Jorge e Alexandre Barea se juntarão em maio para uma festa comemorativa dos 20 anos de formação. É possível que aconteça uma turnê. Quem sabe além do Rio Grande?
Porão do Rock
Adiantamos alguns nomes aqui, mas a produção do Porão do Rock soltou 21 nomes de sua edição de 10 anos no prõximo mês de junho. Além das bandas gringas Mudhoney (EUA), BellRays (EUA) e Born a Lion (Portugal), 14 bandas brasileiras estão confirmadas: Sepultura, Tuatha de Danann (MG), Angra, Inocentes, Garotos Podres, Nação Zumbi, Allface (RN), Dance of Days (SP), Macaco Bong (MT), Mechanics (GO), Moptop (RJ), Rock Rocket (SP), Superguidis (RS) e Vamoz! (PE). De Brasíilia estão certas: Zamaster, Supergalo, Móveis Coloniais de Acaju e Galinha Preta. Mais informações no www.poraodorock.com.br.
Do Sol também solta nomes
O festival Do Sol, qe acontece na primeira semana de agosto em Natal, também soltou parte de sua programação. A lista inclui os baianos do Cascadura (BA), Matanza (RJ), Rock Rocket (SP), Jason (RJ), The Nation Blue (Austrália), Volver (PE), Zefirina Bomba (PB), Vamoz (PE), Motherhell (PB), Joseph K? (CE), Enne (MG), além das locais Bonnies, Bugs, Expose Your Hate, Comando Etílico, Vitrola, Lotus, Drunk Driver, Fliperama, Distro, Allface, Jane Fonda, Levante, Traumam e Psicomancia.
Shows
Eddie, Vamoz e Estrógeno de Pernambuco e Rockassetes de Sergipe são as bandas de fora do estado com show marcado para Salvador nas próximas semanas. O Mutantes está demorando, mas só falta assinar para se apresentar na cidade ainda neste semestre.