Radiohead em Salvador? e outra snovas

Tim Festival
Não é tão impossível assim. Breve mais informações.

“Terruá Beat”
Claro que o título é uma brincadeira, um trocdilho com o movimento que mexeu a scoisas em Pernambuco. Mas é aposta desse que vos escreve há uns meses e vem se confirmando. A nova e a tradicional música do Pará vai conquistar o Brasil nos próximos meses (tô devendo um texto aprofundando isso). Bandas novas de rock, velhos mestres de ritmos tradicionais, grupos que misturam sons, tradição, modernidade, tecnobrega… a cena paraense vem aos poucos ganhando espaço e, repito, deve despontar nos próximos meses. Grupos como Cravo Carbono, Norman Bates, Suzana Flag meio que abriram as portas, para em seguida aparecer Stereoscope, Eletrola e os Mestres da Guitarrada. Ai novos nomes começam a despontar no cenário nacional, como o interessante Coletivo Cipó, o excelente La Pupuña (que tocam em Salvador dia 12), entre vários outros. Tem riO destaque já começa ganhar revistas, jornais… Tudo com um apoio do governo, de uma rádio pública local e de pessoas trabalhando pelo coeltivo. Tenho que escrever isso de novo: pessoas trabalhando pelo coletivo. Semana passada em São Paulo, aconteceu o Terruá Pará, um evento com dezenas de grupos apresentando ess enovo cenário paraense. Não estive lá, infelizmente, mas o jornalista Pedro Alexandre Sanches fez uma boa cobertura. Leia aqui. O Pará se movimenta não só produzindo, mas seguindo os bons exemplos, se abrindo para novidades. Um grande festival ainda vai rolar esse ano e uma rádio que toca tudo, rock, erudito, regional… Breve dou mais informações.

Despedida da Soma
Uma das mais criativas bandas baianas da nova geração está se despedindo. A Soma se apresenta pela última vez, pelo menos em Salvador, no próximo dia 1º (abril) no Teatro Gamboa. Metade da banda (o vocalista, guitarrista e principal compositor Rafael e o guitarrista Josué) estão partindo para São Paulo onde vão tentar remontar o grupo.

Nova rádio
Deu lá no blog irmão Rock Loco: Salvador vai ganhar uma nova rádio. Trata-se da OI FM www.oifm.com.br/, que já opera em seis cidades (Rio, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Vitória e Uberlândia). Se confirmar pode ser uma boa nova no dial baiano, já que a rádio apresenta um perfil interessante. Exemplos:
– No top 10 com dicas de sons constam nomes como Coldplay, Los Hermanos, Kaiser Chiefs, Vanessa da Mata, Ultraje a Rigor… nada demais, mas comparando com o que costuma tocar nas existentes é uima benção.
– Entre os programas da rádio está o Frente, conduzido pelo tecladista do Skank. Nele uma programação focada na música independente brasileira. Essa semana, por exemplo, rolou Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, Frank Jorge, Ambervisions, entre outros. Todas as segundas, 10 da noite.
– Outro é o tradicional Ronca Ronca, com Mauríco Valadares, que além de tocar todas as vertentes do rock, faz entrevistas exclusivas. (o programa rola apenas na Oi do Rio, mas pode ser ouvido on line)
– Tem ainda programas de música brasileira, música eletrônica, outro de lounge e chill out, outro de hits clássicos da música mundial… e por ai vai.
Evidente que não é a rádio dos sonhos, mas amplia as possibilidades. Ainda mais porque a rádio promete programas regionais e não receber jabá. A rádio Oi entrará no lugar de outra rádio já existente no dial local. è torcer para ser boa de fato.

Novos espaços
Outra boa nova da semana é a possível volta do Circo Relâmpago, lendário espaço que abrigou shows antológicos nos anos 80. A notícia fala em uma lona com capacidade para 8 mil pessoas. Portela é dono da Cia de Pizza e um dos poucos homens que apóia a cena rock e pop da cidade. Pois o empresário também está perto de abrir um novo espaço para shows. Menor, mais tímido, mas que promete. O espaço seria numa casa no Rio Vermelho e abrigaria um café e ambiente de show para 200 pessoas. Se existissem dez empresários como Portela em Salvador, a cidade seria outra.

Brincando vai voltar
Guitarrrista novo e a última formação: Messias, Tiago e Cury. A veterana brincando de deus volta em breve.

The Honkers solta novidades
A loucura da Honkers começou. Depois da promessa de soltar sete discos, a banda deu início a saga. Dois trabalhos novos estão disponíveis no site da banda no Trama Virtual (http://tramavirtual.com.br/the_honkers). O principal lançamento é o EP “Roll Up Your Sleeves And Help Us Rock Up This Honker World”, que foi gravado ao vivo numa tarde de dezembro de 2004. Por enquanto sai apenas em formato virtual, já que o selo argentino que iria lançar não vai mais.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.