
Festival Ọ̀rọ̀ Dúdú – Tamborismo – Nelson Maca e Mestre Jorjão Bafafé part. Negrizu e Jorge Ceruto
A palavra carrega histórias, atravessa gerações, preserva memórias e também pode se transformar em música, movimento e resistência. Quando nasce das vivências negras, torna-se instrumento de afirmação, pertencimento e expressão. É a partir dessa potência que surge o Festival Literomusical Ọrọ̀ Dúdú — expressão em iorubá na qual òrò significa “palavra” e dúdú, “preta” – que irá ocupar o Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, com uma programação gratuita que reúne literatura, música, poesia e performance.
A abertura do festival, na quinta-feira (29), às 19h, fica por conta de Tamborismo, espetáculo que reúne os versos do poeta Nelson Maca à percussão de Mestre Jorjão Bafafé e participações especiais de Negrizu e Jorge Ceruto. Em cena, a palavra e o tambor estabelecem um diálogo que atravessa a ancestralidade africana, a resistência negra e as expressões contemporâneas da poesia falada. Apresentada desde 2014, a performance combina elementos do poema batuque, do slam, do dub poetry e do rap, acompanhados por ritmos do candomblé, reggae, funk e outras sonoridades afro-diaspóricas.
Idealizado pelos artistas e produtores culturais Igor Tiago e Bruna Silva, o festival propõe um encontro entre diferentes linguagens artísticas, tendo a palavra vinda de corpos negros como fio condutor. Na programação, versos ganham ritmo com os tambores, narrativas pessoais se transformam em performances e experiências individuais dialogam com histórias e referências coletivas.
Ao longo de quatro dias, o público poderá acompanhar os espetáculos Tamborismo, com Nelson Maca e Mestre Jorjão Bafafé; SSA – Suspiros e Sussurros de Acordar, de Heder Novaes; Fọ̀ Ìlù – A menina, o tambor e a palavra, com a musicista Nanny Santos; e Pivete Musa, obra inédita de Jordan Pivete Musa, inspirada em seu livro homônimo. Todas as apresentações acontecem às 19h, com entrada gratuita e ingressos disponíveis antecipadamente pela plataforma Sympla.
O Òró Dúdú propõe aproximar diferentes formas de expressão da cultura negra, explorando as possibilidades da palavra para além da escrita e valorizando artistas cujas produções abordam questões como ancestralidade, identidade, territorialidade, sexualidade e resistência.
SERVIÇO
O quê: Festival Literomusical Ọrọ̀ Dúdú – Palavra-Preta
Quando: 29 de outubro a 1º de novembro de 2026
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha e Boca de Brasa Centro – em Salvador
Entrada: Gratuita, com ingressos antecipados pela Sympla
Programação de espetáculos:
29/10 (quinta-feira), às 19h: Tamborismo, com Nelson Maca e Mestre Jorjão Bafafé, participações de Negrizu e Jorge Ceruto
30/10 (sexta-feira), às 19h: SSA – Suspiros e Sussurros de Acordar, com Heder Novaes
31/10 (sábado), às 19h: Fọ Ìlù – A menina, o tambor e a palavra, com Nanny Santos e as participações de Bruna Silva, Laura Rigaud e Thei Nascimento
01/11 (domingo), às 19h: Pivete Musa, com Jordan Pivete Musa





