Curtinhas: Filme sobre música baiana, novo festival em Salvador e Larrissa Luz no Afropunk NY

Larissa Luz curtinhas

Vamos de notícias quentinhas sobre o cenário musical baiano para nos manter atualizado? Tem filme sobre a nova geração de artistas baianos com direção do grande Sergio Machado. Tem um festival novo que chega em Salvador e Lauro de Freitas com foco em jazz e música afro-brasileira. E, finalmente, tem Larissa Luz indo tocar no Afropunk Nova York ao lado de uma grande artista.

Filme foca na nova cena musical baiana

A nova cena musical baiana estava merecendo um registro audiovisual à sua altura, que mostrasse os artistas e sua inventividade. A espera vai acabar, em novembro, estreia no canal Curta! a série filme documental “A Bahia me fez assim”. Dirigido pelo cineasta soteropolitano Sergio Machado (“A Luta do Século” e “Cidade Baixa”), a obra tem como proposta celebrar a riqueza cultural da Bahia, com registros dos processos criativos de artistas da nova cena musical baiana.

O documentário vai promover também encontros entre a nova geração e veteranos. Já estão escalados, por exemplo, uma parceria do Ilê Aiyê com Tiganá Santana para interpretar uma canção de João Gilberto; Larissa Luz com ÀttooxxÁ; As Ganhadeiras de Itapuã com Yayá Muxima; Raquel Reis com Iuri Passos; Rumpilezz e Rumpilezzinho e Xênia França com Melly. A direção de fotografia é assinada por Rodrigo Carvalho e Alê Siqueira é o responsável pela direção musical.

Batuka Jazz Festival

Festival Batuka Jazz curtinhasSalvador e Lauro de Freitas vão receber um novo festival no próximo mês de setembro. É o Batuka Jazz Festival, evento com foco em jazz e música afro-brasileira. Esta primeira edição acontece de 13 a 22 de setembro, no Pelourinho, em Salvador, e no Parque Ecológico de Lauro de Freitas. A programação deve começar a ser divulgada nas próximas semanas. A entrada será franca.

Aproveite para ver o calendário com outros festivais que acontecem na Bahia até o fim do ano.

Larissa Luz no Afropunk Nova York

A vinda do Afropunk para Bahia, com a realização de um braço do festival em Salvador, também tem trazido benefício para a cena baiana no sentido contrário. A cantora e compositora baiana Larissa Luz vai ser uma das atrações da edição do festival em seu local de origem, o Brooklin, em Nova York. Programado para os dias 23 e 24 de agosto, o evento terá nomes de peso da música negra norte-americana, como a cantora de neo soul e R&B Erykah Badu.

Larissa anunciou assim o show em seu instagram: “Ha 5 anos eu lançava o Álbum “Trovão”. Um mergulho na nossa ancestralidade sem perder o futuro de vista! Falando de fe, movimento, energia, transmutação…Tinha recebido o convite pra fazer o Afropunk de Paris com esse show quando chegou a pandemia e interrompeu o fluxo! Agora aniversariando, O trovão vai ecoar dessa vez em Nova York! Resolvi trazer esse show porque achei justo e me senti saudosa recentemente! Porque acho que faltou essa etapa, pq sinto de revisitar obras pra que elas não se percam em nós!! Marcando uma era, encerrando um ciclo grande de acontecimentos mil! Tudo muito Simbólico e ainda mais forte por ser num line up com a feiticeira Badu! 🙏🏾🙏🏾🙏🏾🥹🥹🥹🥹🍃🍃🍃 Valeu @afropunk ! O pau vai torar!!!”

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.