shows semana Salvador

Veja os shows de destaque dessa semana em Salvador

Semana movimentada de shows em Salvador com Terceiro Encontro de Cantadores, projeto Vire o Disco, entre outros.

Há tempos falamos aqui no el Cabong como Salvador se consolidou como uma cidade com muitas opções para quem gosta de música. Ao contrário do que é repetido, não apenas no verão e muito menos para quem gosta de um estilo só. Evidente que a cidade tem suas características próprias e nem sempre estilos como rock e música eletrônica, por exemplo, vão ter diversas opções toda semana. Sempre há, no entanto, uma boa gama de estilos musicais mesmo destes citados ofertados na capital baiana.

Essa semana é uma daquelas com uma programação repleta de boas opções na cidade, com destaque para a terceira edição do Encontro de Cantadores, no Pelourinho, o evento Vire o Disco, na Livraria Cultura, e o show de lançamento do disco “Mestiça”, de Jurema Paes, além de apresentações de nomes como BaianaSystem, Roberto Mendes e Gal Costa, entre outros.

O Terceiro Encontro de Cantadores começou no início do mês com apresentações prévias semanais na Varanda do Sei, mas é agora, entre os dias 23 a 25 de abril, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, que acontece de fato com o grosso dos artistas. O evento reúne cantadores e cantadeiras da Bahia e de diversos estados do país, como Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba e Goiás, sempre com foco na música mais tradicional do interior do país e suas vertentes. Entre os artistas que se apresentam na edição deste ano estão nomes como Xangai, Juraildes da Cruz, Paulinho Pedra Azul, Cátia de França, Maciel Melo, Claudia Cunha e Raimundo Sodré.

Destacamos entre eles, a cantora paraibana Cátia de França, que se apresenta no segundo dia, sexta, 24. Compositora, cantora, instrumentista e escritora, ela iniciou sua carreira ao lado de Zé Ramalho, Amelinha e Sivuca. Em 1979, lançou seu primeiro LP, o clássico “20 palavras ao redor do sol”, desconhecido da maioria, mas obra de grande valor, onde transforma em canções poemas de João Cabral de Mello Neto, com composições de sua autoria e em parcerias com Sergio Natureza, Xangai, Israel Semente e Lourival Lemes (ouça o disco abaixo). O álbum traz duas das músicas mais conhecidas da artistas, “Coito das araras” e “Kukukaya (Jogo da asa da bruxa)”, regravadas por Amelinha e Elba Ramalho. Cátia lançou ainda outros sete discos, muitas vezes compondo a partir de textos de grandes nomes de nossa literatura, como Guimarães Rosa; José Lins do Rego e Manoel de Barros. O último deles, “No Bagaço da Cana um Brasil Adormecido”, foi lançado em 2014, a partir de textos de José Lins do Rego, e retrata o ciclo da cana de açúcar no nordeste brasileiro.

Terceiro Encontro de Cantadores

Largo Pedro Archanjo – Pelourinho

encontro de cantadores1 shows semana Salvador– Dia 23 de abril – Quinta Feira –
Aiace Felix (BA)
Carlos Vilella (BA)
Maciel Melo (PE)
Xangai (BA)

– Dia 24 de abril – Sexta Feira –
Maviael Melo (PE)
Catia de França (PB)
Celo Costa (BA)
Alisson Menezes (BA)
Raimundo Sodré (BA)

– Dia 25 de abril – Sábado –
Claudia Cunha (BA)
Juraildes da Cruz (GO)
Paulinho Pedra Azul (MG)
João Sereno (BA)
Verlando Gomes (BA)

Ouça o primeiro disco de Cátia, “20 Palavras ao Redor do Sol”, lançado em 1979 pela Epic/CBS e com músicas compostas sobre poemas de João Cabral de Melo Neto:

Também no dia 23, quinta, começa o projeto Vire o Disco | A cultura do som na agulha, promovido pela Livraria Cultura e que segue até o dia 26, domingo. Inspirado no Record Store Day, criado em 2007, nos Estados Unidos, o projeto chega a sua quarta edição e esse ano ganha mais envergadura com uma interessante programação de pocket shows, bate-papos e sessões de autógrafo. A programação traz artistas da nova geração da música feita na Bahia, indo do rap do grupo Simples Rap’ortagem, passando pela mpb pop de nomes como Giovani Cidreira, Tabuleiro Musiquim e Cajat, e indo até os ritmos tradicionais d’As Ganhadeiras de Itapuã. O destaque aqui vai para os shows do domingo, 26, com Giovani Cidreira, Tabuleiro Musiquim apresentando o que seria a nova música baiana, mesclando, rock, mpb, pop e nenhuma vergonha do sotaque local, musical inclusive.

vireodisco shows semana SalvadorVire o Disco | A cultura do som na agulha

Livraria Cultura

– Dia 23 de abril – Quinta-feira-
Cajat – Pocket show + sessão de autógrafos

– Dia 24 de abril – Sexta-feira –
Aila Menezes – Pocket show

– Dia 25 de abril – Sábado –
Dó Ré Mi Lá  – Pocket show + sessão de autógrafos
As Ganhadeiras de Itapuã – Bate-papo musicado
Simples Rap’ortagem – Pocket show + sessão de autógrafos

– Dia 26 de abril – Domingo –
Giovani Cidreira – Pocket show
Tabuleiro Musiquim – Pocket show + sessão de autógrafos

Jurema

No fim de semana, dias 24 e 25, no Teatro Gamboa Nova, acontece o lançamento em Salvador do disco “Mestiça” da cantora Jurema. Segundo trabalho da cantora, o álbum foi considerado um dos melhores discos baianos de 2014 por jornalistas baianos. No disco, que traz composições de Elomar, Roberto Mendes, Tiganá e outros compositores, Jurema, com ajuda dos produtores Marcoz Vaz e Cássio Calazans, cria uma atmosfera particular estabelecendo diálogo entre tradição e modernidade, entre as sonoridades tipicamente nordestinas, baianas e de outras partes do mundo, seja África, México ou o Oeste norte-americano. Folk, música afro, country, ancestralidade se misturam resultando em uma música brasileira contemporânea com um sabor próprio. No show, a cantora contará com músicos locais, Ldson Galter (contra baixo), Juninho Costa (Guitarra e Violão) e Antenor Cardoso (Percussão, Bateria e vibrafone), e terá participações especiais de Letieres Leite, Mou Brasil, Tito Bahiense e Manuela Rodrigues.

Veja a agenda completa do fim de semana

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Canto dos Malditos
Canto dos Malditos volta, inicia turnê e prepara disco com ajuda dos fãs