Racionais MC's

Saiu o novo disco do Racionais MC’s, ouça aqui

Um dos discos mais esperados no Brasil dos últimos anos finalmente saiu. “Cores & Valores”, oitavo do Racionais MC’s, quinto em estúdio, sai 12 anos depois do último lançamento do grupo, já pode ser comprado na internet e ouvido aqui. Com 15 faixas e 35 minutos de duração, na pegada já conhecida de letras ácidas, temas viscerais, o peso da voz de Mano Brown, muitos samples e batidas características, o álbum marca os 25 anos do grupo e está disponível na loja virtual Google Play Música por R$ 9,99, até 9 de dezembro.

Com produção caprichada e finalização feita nos EUA, o disco traz entre as novidades um rap romântico e, ao contrário, dos trabalhos anteriores, tem raps curtos (seis das músicas não passam de 2 minutos), com a faixa mais extensa, ‘O Mau e o Bem’, não tendo mais do que cinco minutos. Cheio de áudios auto referentes, com declarações de fãs, matérias jornalísticas, DJ KL Jay, Ice Blue, Mano Brown e Edi Rock devem reforçar com o novo trabalho o mito em torno do grupo. Perguntado sobre o disco, Brown sempre respondia que seria “Pesadão. Boladão. Rap no estilo Capão”

A música “Quanto Vale o Show?”, que já havia sido lançada no último dia 18, traz uma pegada autobiográfica, contando as aventuras e a luta para sobreviver da época em que tinham entre 13 e 17 anos de idade, nos anos 80. Na faixa que dá nome ao disco, o grupo traz a figura Emerson Neguinho, amigo de Mano Brown morto em um acidente de moto há 12 anos e considerado por ele como “símbolo da resistência de uma época”. Foi Neguinho quem escolheu as cores laranja e preto para representar a Vila Fundão, no Capão Redondo, e que acabaram marcando o palco de todos os shows do Racionais.

A capa de “Cores e Valores” mostra os quatro racionais vestidos com roupas de coletores de lixo, com Ice Blue mascarado de palhaço enquanto os outros aparecem com máscaras de Jason de ‘Sexta-feira 13’, empunhando armas e um deles arrastando malotes. A foto remete a ladrões de banco de filmes como ‘Batman – Cavaleiro das Trevas’ e ‘Fogo Contra Fogo’ e ao jogo ‘Pay Day The Heist’. A foto foi tirada ao lado de um banco do Edifício Copan, no centro de São Paulo.

As músicas que entraram em “Cores e Valores” foram: 1) “Cores & Valores” (1:16), 2) “Somos o que Somos” (1:07), 3) “Cores & Valores – Preto e Amarelo” (0:37), 4) “Trilha” (0:24), 5) “Eu Te Disse” (0:54), “Preto Zica” (2:03), 7) “Cores & Valores – Finado Neguin” (2:01), 8) “Eu Compro” (3:34), 9) “A Escolha que Fiz” (1:49), 10) “A Praça” (2:49), 11) “O Mau e o Bem” (5:00), 12) “Você Me Deve” (2:41), 13) “Quanto Vale o Show?” (2:53), 14)”Coração Barrabaz” (1:24) e 15) “Eu Te Proponho” (3:49).

O lançamento oficial será no próximo dia 20 de dezembro, no Espaço das Américas, na Barra Funda, zona Oeste da capital paulista, quando o grupo começa a turnê do novo repertório.

Clique aqui para comprar o disco completo em mp3

Além do lançamento do novo disco no GooglePlay, o Racionais MC’s também colocou todos os setes discos anteriores disponíveis na mesma plataforma em formato digital, com custo de R$ 7,99 cada, na promoção de lançamento até o dia 7 de dezembro. “Holocausto Urbano (1990)”, “Escolha Seu Caminho (1992)”, “Raio X Brasil (1993)”, “Sobrevivendo no Inferno (1997)”, “Consciênca Black, Vol. 1 (Original)”, “Racionais Ao Vivo (2001)” e “Nada Como um Dia Após o Outro Dia (2002)” e agora “Cores & Valores” formam uma das discografias mais importantes da música brasileira e o essencial do rap brasileiro.

Ouça o novo disco do Racionais MC’s:

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Primavera Sound é adiado mais uma vez: “dançaremos em 2022”