Juçara Marçal prepara álbum como intérprete da nova geração

Tulipa, Negro Léo, Russo Passapusso, Maria Beraldo, Rodrigo Brandão e Edgar estão entre os compositores cantados pela artista em novo álbum.

Nos últimos anos, Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França, os três artistas por trás do Metá Metá, têm apresentado uma sequência expressiva de álbuns, como banda, em trabalhos solos ou com outros parceiros. Depois de novidades solo recentes de Dinucci e França, agora Juçara se prepara para um novo disco, encarnando o papel de intérprete. O trabalho reúne canções inéditas de compositores da atual geração, entre eles Tulipa, Negro Léo, Russo Passapusso, Maria Beraldo, Rodrigo Brandão e Edgar.

Veja também:

Novos álbuns, EPs e singles dos últimos dias para você conhecer.
33 novos clipes de artistas baianos para você se atualizar.
Discos: Jadsa e sua massa pra biscoito fino.

Sob a direção de Kiko Dinucci e patrocinado pela Natura musical, o álbum está em produção e promete trazer uma sonoridade diferente do primeiro disco da cantora, Encarnado (2014). A proposta é “abordar a música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira”, como anunciado pela artista. Com a pandemia e o isolamento social compulsório, a proposta ganhou ainda mais corpo e vem encontrando caminhos para produzir experimentos diante das condições oferecidas. O resultado deve trazer maior presença de elementos como colagens de sons e muitos samples.

Ao lado de Rodrigo Campos e Gui Amabis, Juçara prepara também a  continuação do projeto Sambas do Absurdo, que teve álbum de estreia lançado em 2017. A primeira aparição desta segunda edição será no próximo dia 14 de maio, com o lançamento do single “Ladeira”.

Nascida em Duque de Caxias (RJ), Juçara iniciou a carreira em 1991 no grupo vocal feminino Vésper e, em 1998, passou a atuar como cantora na formação da banda A Barca. Em 2008, lançou em parceria com Kiko Dinucci o disco Padê, que acabou dando origem ao Metá Metá. Com o grupo, além de três EPS, Juçara lançou os álbuns Metá Metá (2011), MetaL MetaL (2012) e MM3 (2016), e Gira (Trilha Sonora Original do Espetáculo do Grupo Corpo) (2017).

Oritá Metá

Desde março, Juçara e o Metá Metá têm realizado o projeto Oritá Metá, uma série de seis apresentações registradas em vídeosc e que mostram os pontos de encontro e de singularidades do grupo e das obras solo de cada um dos integrantes. Gravados no teatro Centro da Terra, em São Paulo, ou na casa dos músicos, os vídeos estão disponíveis no YouTube da banda.

No projeto, o grupo apresentou os shows Orê com participação de Marcelo Cabral, Igbá e Orí Metá (programado para este 28 de abril). Kiko Dinucci levou o show de seu disco solo Rastilho, Thiago França o show KD VCS? e Juçara Marçal o SoloMemo, no qual apresentou um repertório diferente. Foram 12 músicas compostas de um misto de cantigas de festas populares, religiosas, e canções compostas pela própria e parceiros, algumas ainda inéditas, que podem integrar o novo disco, como as parcerias com Ava Rocha e Salloma Salomão. Nesta apresentação, sozinha e em casa, além da voz, a cantora foi acompanhada de eletrônicos, percussões e piano. 

Repertório SoloMemo:
1- Caboclo Vermelho (DP)
2- Bará (Juçara Marçal)
3- Ago lonan (Juçara Marçal / Kiko Dinucci)
4- Iroko (Juçara Marçal)
5- Peixe Miúdo (DP)
6- Eu sou carreiro (DP)
7- Luanda mana lua (Juçara Marçal / Salloma Salomão)
8- Ialode mbé mbé (Juçara Marçal / Kiko Dinucci)
9- Odoya (Juçara Marçal)
10- Minha areia areiou (Juçara Marçal / Ava Rocha)
11- Papaloko (DP)
12- Santa Clara (DP)

Veja o show:

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Cidade da Música da Bahia - Betto jr (3)
Música da Bahia ganha museu com experiência audiovisual e interativa