Festivais e novidades

Boom Bahia
Salvador deve seguir os passos de outras cidades nordestinas e promover o seu festival independente. No caso, aqui, é a volta de uma grande idéia que estava adormecida. Depois de duas edições em 98 e 99, o Boom Bahia Festival volta em julho ou agosto com uma programação que promete entrar na história. Nada fechado ainda, mas devem ser três dias de muito rock e música pop. Em negociação uma das maiores bandas punks do Brasil, os Replicantes, que nunca tocaram por aqui. O festival esquenta as turbinas em abril com o Warm Up Boom Bahia, com show de bandas locais e dos convidados Matanza, Forgotten Boys e Cachorro Grande.

Rock em Natal
A pequena e linda capital do Rio Grande do Norte, Natal, sedia dois dos festivais mais bacanas do país. O primeiro é o Mada “” Música Alimento da Alma, maior, mais pop e cada vez menos alternativo. Bancado por uma operadora telefônica, o festival acaba de divulgar a programação de sua oitava edição que será realizado de 4 a 6 de maio. Os nomes principais são a baiana Pitty, o cantor Nando Reis e as bandas Biquini Cavadão, Rappa e Pavilhão 9. Completam a programação Cachorro Grande (RS), Mombojó, (PE), Cansei de ser Sexy (SP), Daniel Belleza (SP), Tantra (RJ), Impar (MG), Banzé (SP), Zeferina Bomba (PB), Volver (PE), Macaco Bong (MT), Porongas (AC), Rádio Coletivo Cipó (PA), Moptop (RJ) e os locais DuSouto, Os Bonnies, The Automatics, Revolver, Agregados FDR e Negedmundo. O outro festival, mais ousado e independente, é o Do Sol, que por enquanto tem certos os nomes do Ludov (SP), Parafusa (PE), MQN (GO), 2Fuzz (CE) e os locais Memoria Rom e Revolver.

Qual o futuro do Pixies?
Ninguém sabe ao certo, nem os próprios integrantes da banda. Depois da reunião há dois anos, uma turnê de mais de um ano, com direito a show antológico em Curitiba, o Pixies prepara uma nova turnê européia em julho. Depois? Ninguém sabe. Um álbum novo é uma das possibilidades, mas depende da agenda e do espírito da banda. Segundo o guitarrista, Joey Santiago, os fãs não devem esperar o disco. A agenda não está fácil, o líder do grupo, Frank Black prepara o lançamento de seu novo disco solo em junho. “Fastman/Raiderman”? será duplo e contará com vários convidados especiais, entre eles Levon Helm (The Band), Tom Petersson (Cheap Trick), Steve Ferrone (Heartbreaker), Al Kooper, Marty Brown e Simon Kirke (Bad Company e Free). Serão 27 faixas, produzidas nos dois últimos anos por Jon Tiven. Outra integrante da banda, a baixista e vocalista Kim Deal, está se dedicando a um novo disco do Breeders. O próprio Joey Santiago também segue com um projeto paralelo. Ele prepara a trilha-sonora para um documentário canadense, enquanto o baterista (sempre eles) David Lovering segue trabalhando como mágico. Lançamento certo do Pixies, só o documentário “loudQuietloud: A Film About the Pixies”?, contando os bastidores da volta da banda e mostrando a turnê de 2004. Este ano os fãs já tiveram um disco duplo lançado apenas em formato digital na Internet com músicas gravadas ao vivo nos shows da turnê.

Ainda a rainha do pop
E quem pensa que Madonna está morta é melhor rever suas apostas. A cantora faturou mais um recorde mundial, alcançando o posto de primeiro lugar nas paradas em 40 países com o seu mais recente disco, “Confessions on a Dance Floor”?. O feito é inédito e vem acompanhado da liderança em vendas do single “Hung Up”? em 41 países. O single esteve também no primeiro lugar da parada dance da Billboard durante sete semanas, ultrapassando a marca de um milhão de cópias vendidas, além do primeiro lugar dos mais vendidos da Europa durante três semanas. A pop star está prestes a dar início a uma nova turnê, que deve incluir shows no Brasil em agosto. Provavelmente com show na Praia de Copacabana.

* Publicado originalmente no Jornal A Tarde, Caderno Dez, Coluna Coletânea

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.