Léa Mesnil em ‘Nada sobre harpa: Uma Viagem Musical entre França e Brasil’

Léa Mesnil em ‘Nada sobre harpa: Uma Viagem Musical entre França e Brasil’

Léa Mesnil em ‘Nada sobre harpa: Uma Viagem Musical entre França e Brasil’

por
2 2 people viewed this event.

Na próxima terça-feira, 28 de julho, terça-feira, às 19h, o Museu de Arte da Bahia (MAB) acolhe o recital “Nada sobre harpa: Uma viagem musical entre França e Brasil” da harpista francesa Léa Mesnil. Parte da programação do Liberdatas da Aliança Francesa de Salvador, a apresentação conta com repertório franco-brasileiro e os ingressos podem ser adquiridos virtualmente através da plataforma Sympla (R$ 45 / R$ 22,50).

Conduzido pela harpista francesa Léa Mesnil — cuja sensibilidade artística, maestria técnica e sólida formação com honras pelo Conservatório Superior de Lyon a destaca como um dos nomes mais inovadores de sua geração —, este programa, construído a partir de transcrições para harpa,  propõe uma viagem entre a França e o Brasil, mas também entre os repertórios ditos clássicos e os ditos populares. Longe da imagem clichê à la Maria Antonieta, Léa quer devolver à harpa sua dimensão rock’n’roll com Rita Lee, acrescentando um toque barroco com Robert de Visée e temperando tudo com a nostalgia de Alberto Nepomuceno e a poesia de Barbara.

Sobre Léa Mesnil |

Léa Mesnil é harpista francesa baseada em Paris, formada pelo Conservatório Nacional Superior de Música e Dança. Iniciou sua carreira aos 13 anos com uma tournée na Escócia, integrando o ensemble Mille et une Cordes no Festival Internacional de Harpa de Edimburgo. Atua hoje como solista, em música de câmara e como harpista de orquestra, tendo colaborado com conjuntos como o Orchestre National du Capitole de Toulouse, Les Musiciens du Louvre, a Deutsche Radio Philharmonie Saarbrücken Kaiserslautern e diversas orquestras nacionais francesas, sob a direção de maestros como Marc Minkowski, Mikko Franck, Pietari Inkinen e Kazuki Yamada. Dotada de um interesse particular pela improvisação, acompanhou em improviso os espetáculos do escritor Bernard Werber em grandes salas por toda a França. Participou da gravação de um disco dedicado a Toshio Hosokawa com o ensemble ucraniano Ukho. Dedica-se ao desenvolvimento de repertórios não originalmente escritos para harpa: transcrições e arranjos de obras para piano, guitarra, alaúde e teorba, bem como de canções populares. Seu interesse pela música brasileira aprofundou-se após a interpretação de sua própria transcrição do Concerto para violão de Villa-Lobos. Também ensina harpa em conservatórios em Paris e região, e é pesquisadora em antropologia na EHESS, onde estuda as dimensões políticas da música afro-baiana contemporânea.

Serviço:
O que: Recital “Nada sobre harpa” de Léa Mesnil
Quando: 28 de julho (terça-feira) às 19h
Onde: Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória)
Vendas: Sympla

 

Date And Time

28-07-2026 @ 19:00
 

Tipos de eventos

Share With Friends

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.