Nova enxurrada de clipes brasileiros e sua real importância

É mesmo importante fazer videoclipes? Se levarmos em conta que boa parte das pessoas hoje em dia ouvem música pelo youtube, que a imagem atrelada ao artista é cada vez mais levada em conta e que se pensarmos como os artistas mais populares da atualidade trabalham fortemente seus clipes, não dá pra ter dúvida. Veja a cantora Anitta. Não vamos discutir seus atributos, mas em outubro ela lançou um clipe interessante e em seis dias já alcançava mais de seis milhões de visualizações, em pouco mais de três semanas já são mais de 18 milhões. O novo clipe dela a coloca nas redes sociais, rende matérias na mídia e faz o público falar e ouvir sua música, fortalecendo ainda mais o sucesso da garota no show business nacional.

Numa dimensão bem menor, a cantora Roberta Sá também pode comemorar suas mais de 43 mil visualizações em três semanas desde que seu novo e belo clipe foi lançado. Ou Arnaldo Antunes, com mais de 60 mil em um mês. Mais ainda a banda Scalene alcançar em três semanas mais de 116 mil visualizações do clipe da música “Histeria”, que já tinha ultrapassado 165 mil do vídeo com a letra da música. Esses quatro clipes estão na enxurrada de produções que você pode assistir abaixo. São 66 clipes que dão uma demonstração do que anda sendo feito na música brasileira, sem contar sertanejo, axé e afins.

Veja também:
Rock, rap, mpb, forró e pop na nova leva de clipes baianos.

São clipes de nomes conhecidos como Roberta Sá, Arnaldo Antunes, Chico Cesar, Anitta, Nasi, Dead Fish, Forfun, Supla e Scalene. Mas também de produções de nomes que vem se consolidando cada vez mais como Lurdez da Luz, Supercombo, Flávio Renegado, Simone Mazzer, Filipe Catto, Flora Matos, Boogarins, Roberta Campos e Banda Uó, além de nomes mais desconhecidos, mas de alto nível, como RAPadura, Johnny Hooker, Berimbrown, Arthur Matos, Juvenil Silva, Trummer Super Sub América, Francisco, el Hombre, Jaloo, Aline Lessa e Ana Cláudia Lomelino.

Todos esses e mais 38 artistas de estilos os mais variados, rap, rock, pop, mpb, metal, reggae, música experimental, funk… mostram a cara da música brasileira. Clipes simples, caseiros, feitos por amigos, ao lado de produções caras, caprichadas, quase cinema. Produções ousadas, clipes experimentais. Tem clipe em 360° do rapper Flavio Renegado, produzido especialmente para a plataforma de realidade virtual. Tem um clipe sensacional da banda Zombie Cookbook de Joinvile, especialmente para quem gosta de zumbis e quadrinhos. Tem muita coisa.

E essa coisa de clipe é mesmo levada a sério por muita gente. Para quem não sabe, temos no Brasil até um evento específico para eles. O Festival de Clipes e Bandas acontece anualmente com o objetivo de lançar novos talentos, seja na área de música ou videoclipe. Nessa quarta edição, o evento tem participação de BNegão, Jards Macalé, Baby Do Brasil, Martnália e Dexter. E tanto quem faz clipes quanto bandas podem participar, os primeiros concorrendo de duas formas: produzindo um videoclipe para um desses artistas convidados ou inscrevendo um videoclipe de seu trabalho autoral. Os participantes concorrem a mais de R$ 20 mil em prêmios.

Quem tem banda pode inscrever até duas músicas próprias. Elas vão concorrer para abrir o show de BNegão, Jards Macalé, Baby Do Brasil, Martnália e Dexter no encerramento do evento e serão escolhidos pelos próprios artistas. As bandas concorrem ainda a mais de R$ 10 mil em prêmios e a melhor banda do festival ganha a gravação de um videoclipe produzido pela BossaNova Films. Na edição passada, foram mais de 1.600 inscrições de bandas e mais de 600 vídeos inscritos de todos os estados brasileiros. As inscrições podem ser feitas até janeiro pelo site (www.clipesebandas.com.br).

Boogarins – 6000 Dias

Roberta Sá – Delírio

Lurdez da Luz – Naija – feat. Eduardo Brechó

Arnaldo Antunes – Põe Fé Que Já É

Supercombo – Amianto

Anitta – Bang

Flávio Renegado – Só mais um dia

Berimbrown e Sérgio Pererê – Besouro

Filipe Catto – Dias & Noites

How to Share With Just FriendsHow to share with just friends.

Posted by Facebook on Sexta, 5 de dezembro de 2014

Chico Cesar – Negão feat. Lazzo Matumbi

Arthur Matos – Summer Day

Scalene – Histeria

Johnny Hooker – Amor Marginal

Juvenil Silva – Dia de Folga

Flora Matos – Canta Pra Chamar

Trummer Super Sub América – The End

RAPadura – O Terror Parte II

Francisco, el Hombre – Minha Casa

Mc Beiblade – Caravana da coragem

Parra – Chegar ao Fim

Soldado Marimbondo – Pão

Projetonave & Gog – Heroínas e Heróis

Roberta Campos – Amiúde (Part. Marcelo Camelo e Marcelo Jeneci)

Nasi – Alma Noturna

Simone Mazzer – Camisa Listada

Jaloo – Ah! Dor!

Cadu Tenório + Márcio Bulk — Estela (feat Alice Caymmi & Bruno Cosentino)

The Automatics – The Outsider

Aline Lessa – Manhã

Senomar – Razão Ou Não

Macaco Véi – Soul Macaco

Primos Distantes – Feio ft. Rafael Castro

Gato Preto feat. Edu K – Barulho

Vinição – Minha vez, minha quebrada

magüeRbeS – Futuro

Zombie Cookbook – Motel Hell

Dani Black – Maior feat. Milton Nascimento

Rubel – Quando Bate Aquela Saudade

Dead Fish – Selfegofactóide

Nu – Quem

Fish Magic – In a Heartbeat

Claudio Pimentel e Os Misantropos – Névoa

Banda Uó – É da Rádio?

Ana Cláudia Lomelino – Não Sei Amar

Forfun – A Vida me Chamou

André Whoong – Vou Parar De Beber

Mc Garden – Encostei No Baile Funk

Paula Cavalciuk – Maria Invisível

Boys Bad News – Another Sin

Eduardo – Substância Venenosa

Dolores 602 – Petit a Petit

Obtus – Escória

Favela Groove – RapFunkSoul

Locoleste – SMS – Silence Make Sound

Bels – Por que será que quer ficar aqui?

Ingrena – Paraquedas

Obtus – Escória

Supla – Parça da Erva

Uirá França – Metade de Um Caminho Sem Fim

Antoine Trauma – The Second Horse (The grey One)

Nada em Vão – Nada em Vão

Lara Rossato – Muito Original

Keep Them Blind – I, The Fall

Zá – Toda Boa

Penúria Zero – Sub Pub

Eletroacordes – Insano

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Novos clipes brasileiros