Dub ganha força na Bahia

Ranking_Joe_webSe tem uma turma que tem trabalhado certo em Salvador é o pessoal do Dub, mais especificamente o Ministereo Público Sound System. O Dub praticamente não existia por aqui, até que os caras criaram o sistem a de som deles e alguns eventos e ações, como o Mutirão Metemão, evento itinerante que percorre bairros da periferia soteropolitana, mobilizando artistas locais, grafiteiros, estudantes, músicos, líderes comunitários, professores e moradores;  e a festa semanal Quintas Dancehall que, como o nome já entrega, rola toda quinta-feira, na Zauber. Aos poucos a festa foi ganhando espaço e hoje é um dos principais eventos fixos da cidade,  levando um bom público e cada vez mais apostando alto. Conectados em rede por quem faz dub Brasil a fora, estão conseguindo entrar no circuito nacional e, em Salvador, dividiram o palco com nomes relevantes nacionais e internacionais, como Zion Train, em 2007, e Mad Professor, esse ano, trazidos por Max Santil, proprietário da Zauber e produtor. O resultado é que a música jamaicana na Bahia deixou de ser sinônimo apenas de reggae, rastafari e Bob Marley. Sem ir contra esses pilares, o universo do dub cresceu e vem se firmando.

O Ministereo Público, que vem realizando apresentações fora de Salvador e da Bahia, recentemente lançou seu primeiro material gravado pra valer: a mixtape: “Sistema de Som Perambulante”. Com todo esse trabalho, a cultura Dub vem ganhando força no estado, seguindo uma tendência no resto do país de valorizar a música jamaicana em suas diversas vertentes e não apenas o reggae roots. O melhor é ver que Salvador já colhe frutos com isso. Em dezembro, mais um artista gringo do universo Dub inclui Salvador em sua turnê nacional. Dessa vez, é o veterano toaster Ranking Joe, que volta ao Brasil depois de três anos e agora faz uma turnê por seis cidades:

04 – Florianópolis, no Drakkar
05 – Balneário de Camburiú, na Moove
11 – Salvador, no Zauber
14 – Rio, no Cinemateque
16 – São Paulo, no Clash Club
19 – Pindamonhangaba, no Eco Bar

A apresentação em Salvador vai ter ainda o Digital Dubs, do Rio de Janeiro,  e o projeto Russo Passa Pusso, do MC Russo, ex-Ministereo Publico. Ranking Joe já tem mais de 35 anos de carreira. Começou gravando no Studio One – considerado o estúdio mais importante na história do Reggae. Suas performaces e improvisações nos grandes sound systems da Jamaica lhe deram fama e logo foi convocado para integrar o sound system Stur Guv, de U-Roy, como um dos MC´s. Suas rimas rápidas, lhe renderam o apelido de “Bionic Deejay” e, com o tempo, passou a trabalhar com os principais nomes da Jamaica,  em especial os sound systems. Sua equipe de som foi o primeiro sound system jamaicano a fazer turnê na Europa. Gravou em parceria com grandes nomes como Black Uhuru, Dennis Brown, Easy Star All Stars (Dub Side of the Moon), Mungo’s Hi Fi, Twilight Circus, entre outros.

[download] mixtape RANKING JOE meets DIGITALDUBS

[download] Ministerio Público – Sistema de Som Perambulante

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
DVD, clipe e elogio da Spin – como anda o rock baiano