Passa o tempo, passam as modas, novidades surgem, sonoridades aparecem e somem e o Olodum continua lá firme e forte, consolidado como um dos artistas mais importantes da música baiana e do carnaval de Salvador. A banda já sofreu forte preconceito, emplacou sucessos, virou moda, gravou músicas de protesto, de amor, fez coisas menos impactantes, outras marcantes e permanece como destaque da festa.
Em 45 anos de existência, criou um gênero musical, lançou diversos álbuns, gravou com estrelas da música brasileira e internacional e segue colecionando hits. São dezenas de sucessos nas costas, que apareceram desdes suas origens, como “Madagascar Olodum”, “Faraó (Divindade do Egito)”, passando por “Protesto do Olodum (E Lá Vou eu)”, “Jeito Faceiro”, “Canto ao Pescador”, “Rosa”, “Berimbau”, “Nossa Gente (Avisa Lá)”, “Deusa do Amor” e “Requebra”, entre muitos outros.
Entre as mais recentes está “Várias Queixas”, que ganhou o país através do grupo Os Gilsons. Isso aliás é outra característica, diversos sucessos do Olodum ganharam o Brasil na voz de bandas, como foi com a Mel, Reflexu’s, entre outras.
No entanto, vai muito além dos sucessos radiofônicos e do que ficou mais conhecido pelo grande público. Mesmo mais distante dos holofotes midiáticos, o Olodum manteve um grande número de seguidores, que vão nos ensaios, nas festas, nos shows, saem no bloco ou seguem a banda do lado de fora das cordas no carnaval. Seguem a batida marcante, a levada típica, as letras incisivas e o modo particular de falar da negritude, da diáspora, de racismo, dos países africanos e latinos e do Pelourinho.
Este ano, o bloco leva às ruas o tema “Wodaabe: O Povo do Sorriso – Uma História de Beleza e Diversidade”. A história de nômades africanos, que, entre outras qualidades, têm como tradição o protagonismo feminino, principalmente econômico. Em 2024, a banda tem de volta o cantor Narcizinho, que retorna depois de três anos e se juntará a Lucas di Fiori e Lazinho.
Confira a agenda do Olodum no Carnaval 2024:
09.fev – Sexta-feira
Saída Pelourinho
09.fev – Sexta-feira
Sem cordas – Circuito Osmar – Campo Grande
11.fev – Domingo
Bloco – Circuito Dodô – Barra-Ondina
11.fev – Domingo
Palco do Rio Vermelho – Largo da Mariquita
13.fev – Terça-feira
Sem cordas – Circuito Osmar – Campo Grande