Coletânea

    O reggae também não morreu
    Imagine se todas bandas de rock de Salvador seguissem basicamente a mesma linha e tivessem como referência quase única o que o velho e bom Rauzito fazia. É mais ou menos assim que vive o reggae baiano, parado no tempo, sem trazer grandes novidades e sempre se remetendo a clichês do gênero. Quem não bebe na fonte marleyana, costuma apelar para um lado pop que, da mesma forma, não contribui muito para o gênero. Pouca criatividade, baladinhas de amor, referências óbvias, repertório de covers óbvios e zero por cento de ousadia. Não que todo mundo tenha que trazer novidades sempre, mas quando todo um cenário não traz nada há algo de errado. Parece até que o estilo não permite essas novidades, mas não é o caso. Há exemplos de quem faça ao contrário. Um deles é Damian Marley (filho do homem, pois sim) em seu mais recente trabalho. Ele não se intimida, rompe amarras e bota o reggae para soar como século XXI. No mesmo caminho segue o grupo paulista Echo Sound System, que não satisfeitos com o padrão reggae de raiz, reúne influências diversas e mostra ser possível ir além do óbvio. No sudeste do país, aliás, há um movimento forte de Dub ganhando força, sejam em bandas focados na sonoridade jamaicana, sejam artistas adicionando o dub no som. O Digitaldubs Sound System, do Rio de Janeiro, é um bom exemplo, misturando dub, reggae e dancehall. São nomes que vem retrabalhando o reggae, utilizando sonoridades diversas vindas da Jamaica, como dub, ragga, dancehall e rocksteady, adicionando eletrônica e outras sonoridades e que poderiam servir de exemplo para as bandas baianas.
    Muse novo
    A banda inglesa Muse, uma das bandas mais badaladas do circuito indie, está com disco novo pronto para ser lançado. Após três anos do último trabalho o grupo solta “Black Holesand Revelations” no próximo mês de julho em meio a uma turnê mundial que, por enquanto, não inclui o Brasil.
    Automata em vídeo
    Mais uma banda baiana investe em vídeo-clipes. A Automata gravou “Mondo Canis”, com direção de Renato Gaiarsa e Rodrigo Luna e já tem estréia na TV no dia 22/07, no MTV Lab. A banda está preparando também o clipe de “Primeiro Ato”, além de ter na Internet dois clipes com imagens de shows feitos por um videomaker esloveno fã da banda.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.