Céu APKÁ!

Céu emplaca ‘APKÁ!’ entre mais tocados em rádios dos EUA

Nessa semana, o álbum ‘APKÁ!’, da cantora e compositora Céu, alcançou o primeiro posto das paradas de discos mais tocados no NACC – North American College and Community Radio Chart, na categoria de World Music. O NACC é um top 200 semanal que reúne os álbuns mais executados em 200 rádios universitárias e comunitárias dos Estados Unidos.

Leia também matéria “Que música ouvimos nas rádio brasileiras?

Em seu perfil no Instagram, a cantora postou uma mensagem agradecendo ao público e comemorando. “Estou aqui pra dividir com vocês uma conquista nossa. Eu digo nossa porque depois de 15 anos, dentro da conduta de cidadania que eu acredito, ter a minha música dentro da grade Céu APKÁ!de centenas de rádios universitárias, não porque eu me corrompi, ou porque eu furei a fila, ou porque eu sucumbi a um sistema tão conhecido aqui no Brasil, mas simplesmente porque a música foi selecionada pelos ouvintes. É uma conquista enorme, só quem está no ofício sabe muito bem. E não e uma conquista solitária. É uma conquista nossa”.

Quinto disco de Céu, ‘APKÁ!’ foi lançado em 2019 pelas gravadoras Urban Jungle / Slap e tem produção do francês Hervé Salters e de Pupillo, com co-produção da própria artista.

Carreira internacional

Desde o início da carreira, Céu destina um foco no mercado internacional. Seu álbum de estreia auto-intitulado foi o primeiro de fora dos Estados Unidos internacional lançado pela cadeia de cafeterias Starbucks em sua série de CDs Hear Music Debut, em 2007. Naquele mesmo ano, o disco foi indicado para “Melhor Álbum de Música Contemporânea do Mundo (Vocal ou Instrumental)” pelo Grammy Arwads. O disco vendeu mais de 200 mil cópias nos Estados Unidos alcançando o primeiro posto nos rankings “Heatseekers (new artist)” e “World Music”, e a posição 57 do “Hot 100”, todos da Billboard.

Em 2009, com ‘Vagarosa’, foi indicada novamente ao Grammy, desta vez ao latino. O álbum alcançou 100 mil cópias vendidas nos EUA e chegou ao terceiro posto da parada do Top World Music da Billboard. Em 2016, com o álbum “Tropix”, ganhou dois prêmios no Grammy Latino.

Rádios independentes e paradas 

O NACC surgiu após a dissolução do CMJ em 2017, tornando-se uma fonte primária para a publicação do airplay de rádio da faculdade. O Top 200 foi lançado em janeiro de 2017, e meses depois, em agosto, ganhou mais abrangência, com a criação de paradas para gêneros específicos. Todos os gráficos do NACC são ponderados, com as principais estações de mercado tendo mais peso do que as menores.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
in-Edit
Festival in-Edit promove mais uma edição em Salvador; veja programação